Banner Bio Arquitetura e Arquitetura Sustentável

Bio Arquitetura e Arquitetura Sustentável

Objetivos

  • Aprimorar o conhecimento profissional dos engenheiros civis, arquitetos, tecnólogos, docentes e profissionais envolvidos ou que desejem trabalhar nas áreas de projeto, planejamento e gerenciamento de obras, como também em planejamento urbano sustentável e bioclimático.

Público alvo

Profissionais formados em: Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Ambiental

Disciplinas

Nome Carga horária
Análise do Comportamento Humano no Espaço produzido na Arquitetura 15 horas

Análise do Comportamento Humano no Espaço produzido na Arquitetura

O Homem e o ambiente físico. Comportamento. Teoria da Percepção. Fenomenologia. Psicologia Ambiental: privacidade, territorialidade, espaço pessoal, segurança, proximidade, sociabilidade, densidade e apinhamento, cognição, percepção espacial e identidade. Necessidades básicas. Projeto e planejamento do ambiente construído. Métodos e instrumentos.

Certificações e Políticas Públicas Urbanas 30 horas

Certificações e Políticas Públicas Urbanas

A importância das certificações para o desenvolviento de processos construtivos sustentáveis. Planejamento, gestão e governança, enfocando os arranjos institucionais e as práticas de articulação e participação de atores sociopolíticos na elaboração, implementação e monitoramento em diferentes áreas de políticas públicas. Os objetivos são analisar a transformação das práticas de atuação da administração pública e da sociedade civil, enfatizando o uso de instrumentos de planejamento, de sistemas e tecnologias da informação e comunicação e de gestão em diferentes escalas: comunitária, municipal, intermunicipal, metropolitana, estadual e em redes nacionais e internacionais.

Conforto ambiental na Arquitetura 30 horas

Conforto ambiental na Arquitetura

Capacitar e exercitar o aluno na aplicação prática das variáveis relativas ao conforto ambiental no projeto de arquitetura e urbanismo; ampliar os conhecimentos já adquiridos nas disciplinas anteriores relacionadas às questões ambientais; dimensionar um espaço arquitetônico considerando a sua eficiência energética; conhecer os procedimentos técnicos para assegurar eficiência da edificação em relação às variáveis no conforto térmico e conforto lumínico.

Desempenho da Edificação 30 horas

Desempenho da Edificação

Conceito e Definição de Desempenho; Histórico do desempenho das edificações. Desempenho de materiais e componentes da edificação; desempenho estrutural, desempenho ao fogo, estanqueidade, desempenho higrotérmico, metodologia de avaliação de desempenho e requisitos, normas. Eficiência Energética. Avaliação pós-ocupação.

História da Arquitetura e Urbanismo voltado a bio-arquitetura e sustentabilidade 15 horas

História da Arquitetura e Urbanismo voltado a bio-arquitetura e sustentabilidade

Introdução ao projeto arquitetônico, sua história e características físicas e bioclimáticas. O processo de urbanização e qualidade ambiental urbana. Técnicas de avaliação espacial do ambiente: parâmetros e pesos. Diagnóstico e cartografia da qualidade ambiental. Informações geográficas e monitoramento ambiental. Ideologias do desenvolvimento e políticas ambientais. Diálogos sobre a arquitetura e o urbanismo através da análise de edificações e espaços urbanos com foco na sustentabilidade.

Materiais de Construção Sustentáveis 15 horas

Materiais de Construção Sustentáveis

Abordagem do ciclo de vida de materiais tradicionais. Ecoeficiência e sustentabilidade de novas tecnologias construtivas. Propriedades de materiais compostos. Reutilização e aplicação de resíduos em materiais de construção civil (fibras, minerais, cerâmicas, elastômeros, polímeros e origem orgânica).

Modernização das cidades – As faces do Planejamento Urbano 30 horas

Modernização das cidades – As faces do Planejamento Urbano

Proposta de intervenção em estruturas consolidadas e/ou de expansão urbana, na escala da arquitetura, da cidade e da metrópole. Desenvolvimento de conceitos e estratégias de renovação e/ou de expansão urbana metropolitana (articulação com configuração urbana, conexões, acessibilidades, dinâmicas funcionais e sociais do sítio físico). A relação entre o antigo e o novo: a diversidade vista a partir das experiências nacional e internacional. A interpretação da arquitetura e da cidade: significados e valores sócio-espaço-temporais. Debate acerca das articulações entre urbanização e sistemas de infraestrutura e equipamentos urbanos.

Parâmetros Projetuais: Urbanismo e Paisagismo Sustentável 30 horas

Parâmetros Projetuais: Urbanismo e Paisagismo Sustentável

O conceito de sustentabilidade e a responsabilidade do Arquiteto. A tecnologia e o ambiente. A premissa do conforto. Eficiência energética. Métodos alternativos de obtenção de água e energia. A questão dos resíduos nos meios urbanos. Métodos de Avaliação de Impacto. A leitura do ambiente enquanto condicionante do projeto arquitetônico e urbano. Intervenção em áreas de interesse ambiental: avaliação integrada do ambiente. Desenho urbano x sustentabilidade. O usuário x ecoalfabetizado. Critérios para a escolha de materiais e técnicas construtivas. A avaliação pós-ocupação (APO) enquanto instrumento de monitoramento de resultados. Habitação x ambiente x tecnologia. O método e o desenvolvimento tecnológico.

Permeabilidade e Manutenção do Solo 15 horas

Permeabilidade e Manutenção do Solo

Tecnologias existentes em pavimentações asfálticas e de outros materiais: caracterização. Reologia dos materiais empregados: agregados naturais, britados, reciclados e solos para construção de camadas de pavimentos. Dosagens e dimensionamentos; deteriorações e avaliações de pavimentos; seleção de atividades de manutenção e reabilitação de pavimentos; as relações entre pavimentação e drenagem; infraestrutura do macro e micro drenagens em áreas urbanas; análises e estudos sobre inundações em áreas urbanas; aspectos qualitativos do escoamento superficial e do controle de impactos da urbanização.

Planejamento e Controle e canteiro de obras 30 horas

Planejamento e Controle e canteiro de obras

Estudo de sistemas construtivos não-usuais. Conhecimentos de coordenação modular. Avaliação de desempenho de sistemas construtivos. Conceito e níveis de planejamento, planejamento com conceitos de construção otimizadas e resíduos sólidos, planejamento de atividades, DE tempo E recursos. Cronograma físico-financeiro

Processo de energias alternativas 15 horas

Processo de energias alternativas

Biocombustíveis, Biomassa e Biogás.Ciências Ambientais- Legislação Ambiental..Energia. Princípios Fundamentais de Energia, Planejamento e Processos de Gestão Energética. Planejamento Energético, Conservação e Fontes Alternativas de Energia Eólica e Energia Solar Energia Hidroelétrica e Outras Fontes Alternativas.

Projeto Arquitetônico 45 horas

Projeto Arquitetônico

Definição de Partido. Aplicação dos conhecimentos técnicos sobre materiais, métodos, processos, tecnologias e sistemas construtivos industrializados no projeto arquitetônico visando conforto térmico e acústico. Observância aos condicionantes legais. Detalhamento do projeto arquitetônico. Elementos escritos componentes do projeto: memoriais descritivos, especificações técnicas e cadernos de encargos.

Sistemas e Comportamentos estruturais 15 horas

Sistemas e Comportamentos estruturais

Conceitos gerais e fundamentais de concepção estrutural das edificações. Sistemas estruturais básicos. Aplicações aos principais sistemas em concreto, aço, madeira e alvenaria. Noções normativas e de pré-dimensionamento. Funcionamento e análise qualitativa dos sistemas estruturais. Concepção estrutural. Análise de elementos e sistemas estruturais. Sistemas em concreto armado: moldado no local, paredes de concreto, pré-fabricação. Argamassa armada. Alvenaria estrutural. Sistemas construtivos leves em aço: “steel framing”.

Tecnologia da Representação Gráfica 30 horas

Tecnologia da Representação Gráfica

Abordagem atual da utilização de softwares para representação gráfica. Modelagem tridimensional (3D) de modelo para representação conceitual de projetos de diversificadas escalas. Técnicas de representação gráfica de projetos com enfoque em Sustentabilidade e Bioconstrução, englobando todas as fases componentes do projeto (Estudos preliminares e Projeto Executivo).

teste 15 horas

teste

teste

Carga horário total: 360 horas

Obs.: A carga horária prevista para a orientação do trabalho de conclusão de curso não está incluída.

Corpo Docente

Docente Titulação
Berna Valentina Bruit Valderrama Doutora
Cássio Tavares Mestre
Cezar Henrique de Godoy Gomes Mestre
Flávia Costa Tenório Especialista
Gleison Mendes Gerola Mestre
Hermam Vargas Silva Mestre
Iara Schainder Bortolotto Mestre
Jacqueline Roberta Tamashiro Especialista
Luciano Katsumy Osako Mestre
Marcelo Tenório Crepaldi Mestre
Rafael Cassimiro Barbosa Especialista
Robson K. Yonegura Doutora
Rodrigo Kamimura Doutor
Tania Conceição Iglesias Doutora
Tatiana Queiroz Bardi Augusto Mestre
Yorhan Sartori Dias Especialista

Observações:

1 - A UNIPAR reserva-se o direito de, na ocorrência de indisponibilidades eventuais, substituir qualquer dos professores elencados, atendida a titulação necessária e sem que haja prejuízo aos alunos. Se, até o dia previsto para início das aulas, não tiver formado turma, a UNIPAR reserva-se o direito de prorrogar o início do curso, ou ainda, suspender as atividades previstas para o mesmo;

2 - Fica reservado a UNIPAR o direito de realização do curso, mediante o preenchimento do número mínimo de vagas disponíveis;

3 - As inscrições ficarão disponíveis no site até que haja vaga no curso.

Inscrições

Até o dia 24/03/2018

Documentação necessária

Fotocópia do Diploma

Fotocópia do RG

Fotocópia do CPF

Foto 3x4 Recente (1)

Fotocópia do comprovante de residência

Formulário a ser preenchido no ato da inscrição

Início do curso

06 de Abril de 2018

* Esta data poderá sofrer alteração; portanto, se informe junto à secretaria se as aulas darão início na data prevista

Regime de aulas

Mensal

Horário

Quinzenal

Sextas-Feiras: 19h00 as 23h00

Sábados 7h30 as 11h50 e das 13h00 as 17h20

Investimento

Inscrição: R$ 80,00 (oitenta reais )

20 (vinte) parcelas de R$ 395,00 (trezentos e noventa e cinco reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Programa de descontos UNIPAR

Egressos da Unipar com conclusão de curso no ano de 2017: 20% (vinte por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 316,00 (trezentos e dezesseis reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Egressos da Unipar com conclusão de cursos nos anos anteriores a 2017: 15% (quinze por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 335,75 (trezentos e trinta e cinco reais e setenta e cinco centavos) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Egressos de cursos de especialização concluídos na Unipar: 20% (vinte por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 316,00 (trezentos e dezesseis reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Alunos de outras instituições: 10% (dez por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 355,50 (trezentos e cinquenta e cinco reais e cinquenta centavos) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Número de Vagas

30 vagas

Unidade

Paranavaí

Coordenador

Flávia Costa Tenório

Fale com Flávia Costa Tenório