Banner Biossegurança e Controle de Infecções em Ambientes de Saúde

Biossegurança e Controle de Infecções em Ambientes de Saúde

Objetivos

Geral:

  • Contribuir para a formação e a especialização multiprofissional com foco no trabalho interdisciplinar para a assistência, gerenciamento, pesquisa e educação em biossegurança, prevenção e controle de infecções em ambientes de saúde.

Capacitar o profissional a gerenciar e desenvolver ações de biossegurança, prevenção e controle de infecções relacionadas à assistência em diferentes ambientes de saúde, visando atender a demanda do mercado.

Específico(s):

  • Contemplar aspectos ético-legais de biossegurança, prevenção e controle de infecção, além de estudar ferramentas e instrumentos de avaliação e planejamento da assistência multidisciplinar.
  • Habilitar os profissionais a planejar e implementar serviços de segurança em transmissão de infecções em ambientes de saúde.

Implicações jurídicas relacionadas ao controle de infecções em ambientes de saúde. Responsabilidade civil e criminal do prestador de serviço e das unidades de saúde.

Público alvo

Profissionais formados na área da saúde e áreas afins.

Área

Ciências da Saúde

Disciplinas

Nome Carga horária
Aspectos Éticos, Legais de Biossegurança no Controle de Infecções Relacionadas à Saúde 30 horas

Aspectos Éticos, Legais de Biossegurança no Controle de Infecções Relacionadas à Saúde

Ética, moral e bioética em biossegurança no controle de infecções relacionadas à saúde. Direitos do paciente na condição doente. O norteamento legal do profissional da saúde (direitos e deveres). As diversas situações que exigirão criticidade, reflexão e por vezes tomada de decisão em biossegurança no controle de infecção.

Educação e Saúde 30 horas

Educação e Saúde

Planejamento, organização e gestão de serviços multiprofissional de saúde em biossegurança no controle de infecções; Gerência de recursos humanos; Trabalho da equipe de saúde em biossegurança no controle de infecções; Avaliação de serviço multiprofissional de Saúde; Modelos multiprofissionais assistenciais e gerenciais em biossegurança. Educação continuada multiprofissional para a equipe de trabalho em serviços de biossegurança no controle de infecções em unidades de saúde.

Epidemiologia das infecções relacionadas á saúde. 15 horas

Epidemiologia das infecções relacionadas á saúde.

Conceitos que alicerçam a epidemiologia; Indicadores epidemiológicos; Vigilância epidemiológica das infecções relacionadas à saúde.

Implicações jurídicas relacionadas ao controle de infecções em ambientes de saúde 15 horas

Implicações jurídicas relacionadas ao controle de infecções em ambientes de saúde

Possibilitar um melhor entendimento sobre as implicações jurídicas relacionadas ao controle de infecções em ambientes de saúde; Abordar o direito do paciente de ser atendido nos serviços de saúde pelos profissionais de saúde sem riscos de complicações por iatrogenia da equipe de saúde, como a aquisição de uma infecção em unidades de saúde, tais como, hospital, clínicas médicas, clínicas odontológicas, entre outras.

Módulo II - Medidas de biossegurança no controle de infecções 15 horas

Módulo II - Medidas de biossegurança no controle de infecções

Verificar as principais recomendações para a prevenção de infecções nos profissionais da área da saúde, relacionando patógenos, vias de transmissão e precauções a serem adotadas para a prevenção de infecção; Equipamentos de segurança individual e coletiva. Classificação de risco dos agentes biológicos; Legislação Brasileira de Biossegurança;

Módulo III- Fármaco-vigilância no controle de infecções em unidades de saúde 30 horas

Módulo III- Fármaco-vigilância no controle de infecções em unidades de saúde

Estudo da ação de drogas sobre sistemas vivos e/ou fármacos sobre as funções orgânicas com vistas e compreensão de suas aplicações terapêuticas e de seus efeitos adversos ou tóxicos no controle de infecções; Cuidados no preparo e manuseio de fármacos; Microbiologia e resistência bacteriana.

Módulo IV - Metodologia da Pesquisa 30 horas

Módulo IV - Metodologia da Pesquisa

Tipos de pesquisa. Métodos científicos. Técnica de pesquisa. Fases de pesquisa. Trabalhos científicos. Estudo e relato de caso.

Políticas públicas em saúde 15 horas

Políticas públicas em saúde

Histórico da política pública em saúde no Brasil; Ações em relação à biossegurança na saúde pública; Modelos assistenciais; Planejamento e gestão em biossegurança no controle de infecções. Abordagem multiprofissional com enfoque no cuidado baseado em evidência e impacto social de doenças infecciosas nos sistemas de saúde.

Programas de prevenção e controle de infecções em serviços de saúde 45 horas

Programas de prevenção e controle de infecções em serviços de saúde

Abordar os programas de prevenção e controle de infecções nos diferentes serviços de saúde, tais como, clínicas, consultórios e laboratórios veterinários, clínicas odontológicas, ambientes hospitalares e clínicas médicas, visando realizar um diagnóstico dos possíveis riscos encontrados nos diferentes ambientes de saúde, apresentado as formas de reconhecê- los e evitá-los.

Responsabilidade civil e criminal do prestador de serviço e das unidades de saúde. 15 horas

Responsabilidade civil e criminal do prestador de serviço e das unidades de saúde.

Distinção entre responsabilidade médica e responsabilidade da sociedade comercial hospitalar; Responsabilidade decorrente do Código de Defesa do Consumidor; Responsabilidade civil e criminal dos prestadores de serviço e unidades de saúde; Fundamento da Responsabilidade civil e criminal dos Prestadores de Serviços Públicos; Responsabilidade Civil e criminal das Empresas de Assistência Médica (convênios médicos).

Risco ocupacional e Medidas de precauções e isolamento 15 horas

Risco ocupacional e Medidas de precauções e isolamento

Analisar situações de risco na prática do profissional de saúde; Identificar a importância do controle e da prevenção de infecção entre profissionais da área da saúde; Identificar a importância da coleta e análise dos dados para o controle das infecções, transmitidas entre o pessoal da área da saúde e os pacientes (acidentes ocupacionais com material pérfuro-cortante ou líquidos orgânicos); Analisar o panorama nacional em relação à prevenção de transmissão de infecção para profissionais da área da saúde. Descrever medidas de precauções e isolamento para doenças transmissíveis.

Segurança do paciente e qualidade em serviços de saúde. 30 horas

Segurança do paciente e qualidade em serviços de saúde.

Pressupõe Abordagem multidisciplinar do comprometimento e ações em segurança do paciente para minimização de risco. Assistência limpa, mais Segura, segurança cirúrgica, resoluções e normas técnicas. Infra-estrutura em biossegurança. Controle e cuidados necessários. Plano Nacional para Segurança do Paciente e Qualidade em Serviços de Saúde.

Seminário Integrador 30 horas

Seminário Integrador

Abordagem multidisciplinar de apresentação oral e discussão de casos clínicos com aspectos integrados

Síndromes infecciosas 30 horas

Síndromes infecciosas

Abordar as principais síndromes infecciosas, tais como, Síndromes Infecciosas do Trato Urinário; Síndromes Infecciosas dos Ossos e Articulações; Síndromes Infecciosas da Pele e Tecido Subcutâneo; Síndromes Infecciosas Intestinais; Síndromes Infecciosas Abdominais; Síndromes Infecciosas do Sistema Nervoso Central, Síndromes Infecciosas Sistêmicas, Síndromes Infecciosas Genitais, Síndromes Infecciosas do Trato Respiratório Superior e Inferior.

Visita técnica hospitalar 15 horas

Visita técnica hospitalar

Visita técnica em unidade hospitalar; CCIH; Central de materiais esterilizados; Reprocessamento de artigos de uso médico-hospitalar.

Carga horário total: 360 horas

Obs.: A carga horária prevista para a orientação do trabalho de conclusão de curso não está incluída.

Corpo Docente

Docente Titulação
Ana Carolina Martins Especialista
Ana Paula Torres Mestre
Barbara Andreo dos Santos Liberati Mestre
Barbara Jacqueline Peres Barbosa Mestre
Eduardo Araujo Doutor
Irineia Baretta Doutora
Lucineli Kuster Gonçalves Especialista
Marcelo Torres Liberati Especialista
Maristela de Azevedo Ribeiro Mestre
Silvia Marçal Especialista

Observações:

1 - A UNIPAR reserva-se o direito de, na ocorrência de indisponibilidades eventuais, substituir qualquer dos professores elencados, atendida a titulação necessária e sem que haja prejuízo aos alunos. Se, até o dia previsto para início das aulas, não tiver formado turma, a UNIPAR reserva-se o direito de prorrogar o início do curso, ou ainda, suspender as atividades previstas para o mesmo;

2 - Fica reservado a UNIPAR o direito de realização do curso, mediante o preenchimento do número mínimo de vagas disponíveis;

3 - As inscrições ficarão disponíveis no site até que haja vaga no curso.

Inscrições

Até o dia 20/04/2017

Documentação necessária

Fotocópia do Diploma

Fotocópia do RG

Fotocópia do CPF

Foto 3x4 Recente (1)

Fotocópia do comprovante de residência

Formulário a ser preenchido no ato da inscrição

Início do curso

28 de Abril de 2017

* Esta data poderá sofrer alteração; portanto, se informe junto à secretaria se as aulas darão início na data prevista

Regime de aulas

Mensal

Horário

Quinzenal

Sextas-Feiras: 19h00 as 23h00

Sábados 7h30 as 13h30

OBS: 20% das disciplinas teóricas serão online com assistência do professor, aos sábados, encerrarão às 13h30.

Investimento

Inscrição: R$ 80,00 (oitenta reais )

20 (vinte) parcelas de R$ 370,00 (trezentos e setenta reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Número de Vagas

30 vagas

Unidade

Umuarama

Coordenador

Barbara Andreo dos Santos Liberati

Fale com Barbara Andreo dos Santos Liberati