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Comunicação e Produção e Moda

Objetivos

  • Desenvolver o pensamento estratégico da comunicação a partir de soluções para o desenvolvimento de ações criativas para a divulgação de produtos de moda.
  • Interagir às áreas do conhecimento da Moda e da Comunicação a fim de valorização da atuação inter e transdisciplinares.
  • Identificar a criatividade e a inovação como fundamentos para o sucesso profissional nas áreas da Moda e da Comunicação.
  • Aperfeiçoar os alunos para o desenvolvimento de estratégias de comunicação voltadas aos Produtos da Moda.

Público alvo

Profissionais graduados em Publicidade e Propaganda, Design de Moda e áreas afins

Área

Ciências Sociais Aplicadas

Disciplinas

Nome Carga horária
Arte, Design e Moda: Historicidade e Conexões Criativas. 30 horas

Arte, Design e Moda: Historicidade e Conexões Criativas.

Relação entre a História da Arte e a História do Design e suas implicações com a Moda. Prática de projetos de produtos embasados na tríade Arte, Design e Moda.

Branding 30 horas

Branding

Construir uma marca de sucesso, implica agregar sentidos e significados, arquitetar mundos possíveis, cuja viabilidade e sustentabilidade dependem de um projeto de marca consistente, abrangendo objetivos estratégicos da empresa, concepção da marca e seus pilares, implantação e gerenciamento de seus diálogos com o público em todos os pontos de contato. Para tanto a disciplina apresenta os principais conceitos de marcas e analisa sua importância. Discute as tendências de branding no Brasil e no mundo apresentando diversos modelos de projetos e de gestão de marcas, desde o Brand Equity, de Aaker e Brand Equity baseado no cliente, de Keller até o modelo de mundos possíveis no projeto-manifestação de marca, de Semprini. Discorre, ainda, sobre a importância da experiência de marca no varejo, "momento da verdade" para as marcas de moda.

Design Gráfico E Comunicação Visual 30 horas

Design Gráfico E Comunicação Visual

Essa disciplina propõe Implementar o estudo direcionado a teoria e prática do Design Gráfico no ambiente de moda, relacionando a ideologia do Design Gráfico no ambiente de moda, relacionando a ideologia do Design, que envolve a exploração de formas, cores e composição com as discriminações práticas no ambiente gráfico, abordando a elaboração de identidades visuais de uma marca e suas implicações técnicas, tipografias, criação de embalagens, layout corporativo e mídias digitais. Todo o conteúdo da disciplina estará relacionado ao universo da moda e seus desdobramentos no universo gráfico. 

Estratégias de Comunicação 30 horas

Estratégias de Comunicação

As estratégias de comunicação nas várias mídias. O mix de comunicação. Relações Públicas e Assessoria de Imprensa. O uso das mídias. Branding e Gestão da Comunicação.

Fotografia de Moda 30 horas

Fotografia de Moda

História da Fotografia de Moda. Fotógrafos de moda: vida, obra e suas contribuições para a inovação e construção da história da moda. Produção fotográfica: pré-produção, composição, iluminação, direção de modelos e pós-produção. Edição e produção de editorial, catálogo e ensaios. Mercado de trabalho: cenário e perspectivas.

Inovação e Criatividade em Comunicação e Produção de Moda 30 horas

Inovação e Criatividade em Comunicação e Produção de Moda

Técnicas de registro de trabalho, exploração do processo criativo, de controle de tempo, de geração e seleção de alternativas de levantamento e necessidades. Desenvolvimento de exercícios projetuais. Apresentação de esboços, representação de conceitos e memorial descritivo.

Técnicas de criatividade aplicadas na prática de novas matérias e formas. Técnicas clássicas e alternativas na prática do desenvolvimento da criatividade.

A disciplina abordará todas as fases do desenvolvimento para a realização da produção de moda, voltada para as mídias em questão, desenvolvendo nos alunos a capacidade para analisar, criticar e executar projetos que envolvam os processos da rotina de um produtor.

Marketing de Moda 30 horas

Marketing de Moda

A disciplina oferece aos alunos a possibilidade de discutir as ferramentas utilizadas na gestão de Marketing. São abordados os conceitos fundamentais relacionados à política e formação de um plano de marketing. Aborda o desenvolvimento de estratégias de marketing e da definição de adequado posicionamento competitivo. O composto de marketing voltado para empresas do vestuário.  

Metodologia da Pesquisa 30 horas

Metodologia da Pesquisa

Os métodos e a metodologia da pesquisa científica nas ciências humanas. A prática da pesquisa. Conceituação e função social da pesquisa em moda, priorizando os métodos e técnicas de pesquisa e seu planejamento.

Produção Audiovisual 30 horas

Produção Audiovisual

A linguagem cinematográfica: elementos fílmicos; Planejamento, criação, redação, produção artística e produção técnica de narrativas audiovisuais para veiculação em cinema, TV e internet. O figurino na produção audiovisual.

Relacionamento e Midias Digitais 30 horas

Relacionamento e Midias Digitais

O Impacto das mídias sociais nas relações sociais e mercadológicas. O marketing de relacionamento. Estratégias de relacionamento em ambientes virtuais. O posicionamento em mídias digitais. Novas formas de consumo em ambientes virtuais.

Semiótica da Moda 30 horas

Semiótica da Moda

O estudo dos signos.  Leituras semióticas:  poder sugestivo, indicativo e representativo dos  signos.  Aplicação da semiótica a objetos da comunicação  e da moda.  Estratégias semióticas  na produção de linguagem.

Tendências do Mercado de Moda 30 horas

Tendências do Mercado de Moda

Estudo das mediações entre os desfiles de moda e desdobramentos das tendências nas ruas, produzindo conhecimento, processos criativos, culturais, técnicos da imagem de moda para as passarelas. Inserindo o aluno nos procedimentos de visibilidade do criador, da moda, do corpo a partir do florescimento da linguagem performática no século XX, o aluno é levado transitar da criação de desfiles de moda à análise dos desfiles com destaques para as conceituações, elaborações narrativas, artimanhas do convencimento e persuasão, procedimentos de interdiscursividade, de intertextualidade, os recursos performáticos e tecnológicos que participam da elaboração de desfiles enquanto ambientações da moda e do estilo da cultura da moda.  

Carga horário total: 360 horas

Obs.: A carga horária prevista para a orientação do trabalho de conclusão de curso não está incluída.

Corpo Docente

Docente Titulação
Marianna Costa Oliveira Especialista
Rodrigo Oliva Doutor
Sônia Maria Moro Do Nascimento Doutora
Thiago Garcia Martins Especialista
Alex Portes Especialista
Ana Caroline Siqueira Martins Mestre
Carla Cristina Siqueira Martins Mestra
Gilberto Alves Doutor
Hertez Wendel De Camargo Doutor
Janiclei Aparecida Mendonça Mestra
Vanessa Hiradai Especialista

Observações:

1 - A UNIPAR reserva-se o direito de, na ocorrência de indisponibilidades eventuais, substituir qualquer dos professores elencados, atendida a titulação necessária e sem que haja prejuízo aos alunos. Se, até o dia previsto para início das aulas, não tiver formado turma, a UNIPAR reserva-se o direito de prorrogar o início do curso, ou ainda, suspender as atividades previstas para o mesmo;

2 - Fica reservado a UNIPAR o direito de realização do curso, mediante o preenchimento do número mínimo de vagas disponíveis;

3 - As inscrições ficarão disponíveis no site até que haja vaga no curso.

Inscrições

Até o dia 24/03/2018

Documentação necessária

Fotocópia do Diploma

Fotocópia do RG

Fotocópia do CPF

Foto 3x4 Recente (1)

Fotocópia do comprovante de residência

Formulário a ser preenchido no ato da inscrição

Início do curso

13 de Abril de 2018

* Esta data poderá sofrer alteração; portanto, se informe junto à secretaria se as aulas darão início na data prevista

Regime de aulas

Quinzenal

Horário

Sextas-Feiras: 19h00 as 23h00

Sábados 7h30 as 11h50 e das 13h00 as 17h20

 

 

Investimento

Inscrição: R$ 80,00 (oitenta reais )

20 (vinte) parcelas de R$ 410,00 (quatrocentos e dez reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Programa de descontos UNIPAR

Egressos da Unipar com conclusão de curso no ano de 2017: 20% (vinte por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 328,00 (trezentos e vinte e oito reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Egressos da Unipar com conclusão de cursos nos anos anteriores a 2017: 15% (quinze por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 348,50 (trezentos e quarenta e oito reais e cinquenta centavos) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Egressos de cursos de especialização concluídos na Unipar: 20% (vinte por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 328,00 (trezentos e vinte e oito reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Alunos de outras instituições: 10% (dez por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 369,00 (trezentos e sessenta e nove reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Número de Vagas

30 vagas

Unidade

Umuarama

Coordenador

Marianna Costa Oliveira

Fale com Marianna Costa Oliveira