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Educação Infantil e Alfabetização

Objetivos

  • Desenvolver competências e habilidades em relação às diversas estratégias e possibilidades de intervenções didáticas na prática pedagógica na Educação Infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental.
  • Propiciar aos profissionais da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental oportunidades de ampliar e aprofundar a análise:
  • Das especificidades das crianças de 0 a 5 anos, relacionando-as às práticas pedagógicas para a educação em creches e pré-escolas e à identidade do profissional da educação infantil, bem como para os profissionais dos anos iniciais do ensino fundamental;
  • Das políticas nacionais e locais de Educação Infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental e seus impactos;
  • Das contribuições à Educação Infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental advindas das ciências sociais e humanas;
  • Das relações entre cultura, subjetividade e currículo na educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental;
  • De estudos e pesquisas na área da Educação Infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental.
  • Propiciar aos profissionais da Educação Infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental oportunidades de analisar e desenvolver propostas de organização do trabalho pedagógico para creches e pré-escolas e alfabetização.
  • Propiciar aos profissionais da Educação Infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental oportunidades de realizar estudos diagnósticos e propor estratégias para a melhoria da Educação Infantil e alfabetização em seu contexto de trabalho.

Público alvo

 

Profissionais formados em: Educação Física, Pedagogia, Normal Superior e demais Licenciaturas.

Área

Pedagogia

Disciplinas

Nome Carga horária
Abordagem Histórica da Criança e Infância 15 horas

Abordagem Histórica da Criança e Infância

História e concepções da criança, infância e educação Infantil. Visão da sociedade sobre infância, meios de socialização da criança. Família e Educação. Conceito de sociedade na visão da criança.

As linguagens da Arte: Práticas musicais, artes cênicas. 15 horas

As linguagens da Arte: Práticas musicais, artes cênicas.

Conceitos. Ações metodológicas. Tipos de atividades musicais e cênicas. Vivências práticas.

Ciências Naturais e Sociais na Educação Infantil e Alfabetização 15 horas

Ciências Naturais e Sociais na Educação Infantil e Alfabetização

A criança no século XXI. Os direitos da criança ao contato com o meio natural e social. O equilíbrio entre o consumismo, o desperdício e a educação para a sustentabilidade. Práticas pedagógicas e os conceitos das ciências naturais. A transposição dos conhecimentos cotidianos em conhecimentos científicos. O papel da interação social com a natureza na aprendizagem das crianças. As observações, a pesquisa e o registro na Educação Infantil e anos iniciais.

Cultura Oral e Escrita na Educação Infantil e Alfabetização. 30 horas

Cultura Oral e Escrita na Educação Infantil e Alfabetização.

Abordagem histórica da alfabetização no contexto educacional brasileiro. Reflexão sobre a legitimidade e a pertinência conferidas à produção oral e escrita nas escolas de Educação Infantil e alfabetização. A modalidade discursiva oral e as crianças da Educação Infantil: comunicar-se com quem, para que e como? Alfabetização e Letramento: Reflexões Sobre Esses Conceitos. Métodos De Alfabetização No Brasil – Breve Histórico. Concepção de alfabetização e de letramento. A especificidade e a indissociabilidade dos processos de alfabetização e de letramento.

Educação Inclusiva 15 horas

Educação Inclusiva

A compreensão histórica e conceito da Inclusão no sistema educacional Brasileiro. Os paradigmas vigentes da Educação Inclusiva. Análise do papel da educação Inclusiva frente á nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: avanços e retrocessos. A identificação das necessidades educacionais especiais, recursos humanos, físicos e materiais necessários ao atendimento das necessidades educacionais especiais.

Higiene, Saúde da Criança, Primeiros socorros. 15 horas

Higiene, Saúde da Criança, Primeiros socorros.

Alimentação saudável pertinente ao processo ensino aprendizagem e a influência dos excessos e déficit alimentar para a educação.  PNH (Principio de Normas de Higiene). Fundamentos básicos de manipulação de alimentos. Contaminação e transmissão de patógenos nos ambientes da escola. Doenças na infância mais incidentes na idade escolar.      Atendimento de primeiros socorros no ambiente escolar.

Linguagem Corporal: Ritmo, Expressividade E Ginástica. 15 horas

Linguagem Corporal: Ritmo, Expressividade E Ginástica.

Estudo dos movimentos da ginástica, rítmicos e expressivos possíveis de serem desenvolvidos na escola. Definição de estratégias metodológicas.

Ludicidade no contexto escolar 30 horas

Ludicidade no contexto escolar

Estudo e análise da ludicidade e das teorias dos jogos no ambiente escolar, nos diferentes contextos e fases do ensino formal. Conceitos e aspectos lúdicos da educação física nas principais correntes epistemológicas aplicadas na educação física escolar. Reflexões sobre os aspectos da ludicidade, do jogo e das práticas corporais no contexto escolar e como facilitadores da aprendizagem, construtores atitudinais e elementos motivadores. Discussão do papel do profissional de EF nas questões atitudinais e emocionais no ambiente escolar, a partir das possibilidades da ludicidade, do lazer e das práticas corporais.

Matemática na Educação Infantil e Alfabetização 30 horas

Matemática na Educação Infantil e Alfabetização

O que se aprende e como se aprende Matemática na Educação Infantil e alfabetização. O que significa trabalhar com a resolução de problemas em sala de aula. O papel da comunicação e das representações para compreensão das ideias e linguagens da Matemática. Contextos significativos para se explorar, propor e resolver problemas: os jogos, as situações do cotidiano. O ambiente propício para a aprendizagem da Matemática: o espaço, os materiais, as interações. As expectativas de aprendizagem e seus contextos. O ensino e a aprendizagem do número, das operações e do sistema de numeração. Jogos digitais na e para aprendizagem matemática.

Metodologia da Pesquisa 30 horas

Metodologia da Pesquisa

O método científico; a linguagem da pesquisa; pesquisa qualitativa e quantitativa; planejamento da pesquisa; a pesquisa como subsídio com fonte de atualização; fontes de informação científica; pesquisa bibliográfica.

Motivação, Criatividade e Compromisso Pedagógico 15 horas

Motivação, Criatividade e Compromisso Pedagógico

As dimensões da Motivação e da criatividade como compromisso Pedagógico na Educação Infantil e anos iniciais. O processo criador. O professor criativo. Como tornar a escola de Educação Infantil e anos iniciais criativa. Programa e técnicas de desenvolvimento de habilidades criativas. A criatividade individual e coletiva (vivências)

Políticas Públicas, Organização e Funcionamento na Educação Infantil e Anos Inicias 15 horas

Políticas Públicas, Organização e Funcionamento na Educação Infantil e Anos Inicias

A Educação como processo social e sua dinâmica estrutural. As políticas contemporâneas de ensino inerentes na LDB da Educação Nacional. A conjuntura colegiada escolar. Grade/matriz curricular.

Projetos, Planejamento e Avaliação na Educação Infantil e Alfabetização 45 horas

Projetos, Planejamento e Avaliação na Educação Infantil e Alfabetização

Planejamento na ação educativa: em busca da intencionalidade didática. Modalidades organizativas do tempo didático: atividades permanentes e diversificadas. Espaços na Educação Infantil. Análise do papel da avaliação no processo de ensino-aprendizagem e da importância da avaliação, discussão dos principais modelos avaliativos que têm permeado as instituições de Educação Infantil e alfabetização, a avaliação e atenção à diversidade e aos ritmos individuais das crianças, estratégias avaliativas e articulação com as famílias, avaliação das propostas educativas e da prática pedagógica do professor.

Psicologia do desenvolvimento infantil 15 horas

Psicologia do desenvolvimento infantil

Construção histórico, social e cultural de infância. A psicologia do Desenvolvimento sob os diferentes enfoques teóricos centrados na infância. Articulações desenvolvimento infantil aprendizagem. A estruturação da personalidade. A criança e o seu contexto: família, escola e comunidade.

Relações Interpessoais: Grupo, Família e Escola 15 horas

Relações Interpessoais: Grupo, Família e Escola

Conceito e importância das relações humanas. Dinâmica das relações familiares e escolares. O processo de grupo. As relações interpessoais e a busca de autenticidade. Ciclo vital: Famílias com crianças pequenas.

Tecnologias Digitais na Educação 15 horas

Tecnologias Digitais na Educação

Aprender e ensinar com TDICs. Autonomia e identidade na construção social a partir da TDICs: práticas possíveis. Cases na utilização de práticas pedagógicas com TDICs. Ferramentas de interação da atividade humana. Softwares no cotidiano das práticas pedagógicas e administrativas. Games, simulações e robótica como ferramentas de ensino e aprendizagem. Ferramentas da web: práticas de escrita, de interação e projetos colaborativos. Marketing e as TDICs. Impacto financeiro no desenvolvimento da escola para educação presencial e on-line. Softwares de segurança e acessibilidade. Site com porta de entrada nas instituições escolares. Direitos autorais em produções escolares.

Teorias e Práticas de Alfabetização 30 horas

Teorias e Práticas de Alfabetização

Ambiente alfabetizador: a organização da sala de aula e as relações e interações que pode propiciar. O processo de construção da escrita e da leitura e suas intervenções didáticas. A escrita do próprio nome. A escrita espontânea. A leitura e a produção escrita de diversos gêneros textuais. Práticas orais e escritas a partir das novas tecnologias. Literatura infantil: os desafios na contação de histórias. Alfabetização e Letramento: Reflexões Sobre Esses Conceitos. Métodos de Alfabetização No Brasil – Breve Histórico. O Processo de Construção da Escrita Na Visão de Emilia Ferreiro. Alfabetização E Letramento – Contribuições de Magda Soares. Refletindo sobre a formação dos Professores.

Carga horário total: 360 horas

Obs.: A carga horária prevista para a orientação do trabalho de conclusão de curso não está incluída.

Corpo Docente

Docente Titulação
Analides Flávia Caruso da Costa Especialista
Cássia Adalgisa Schmidt Guraleski Especialista
Claudia Lopes Perpétuo Mestra
Eliane Rose Maio Doutora
Henrique Bueno Ruiz Doutor
Isabela Belém Mestra
Jefferson Gabriel Alves Ferreira Especialista
Leandro Feronato Especialista
lLucyelena Amaral Picelli Mestra
Marcelo Figeuiró Baldi Mestre
Rosana Vasconcelos Vito Mestra
Rosangela Bressan Buosi Mestra
Silvia Eliane de Oliveira Basso Mestra
Vanderlei Lavakui Mestre
Vivianne Augusta Pires Simões Mestra

Observações:

1 - A UNIPAR reserva-se o direito de, na ocorrência de indisponibilidades eventuais, substituir qualquer dos professores elencados, atendida a titulação necessária e sem que haja prejuízo aos alunos. Se, até o dia previsto para início das aulas, não tiver formado turma, a UNIPAR reserva-se o direito de prorrogar o início do curso, ou ainda, suspender as atividades previstas para o mesmo;

2 - Fica reservado a UNIPAR o direito de realização do curso, mediante o preenchimento do número mínimo de vagas disponíveis;

3 - As inscrições ficarão disponíveis no site até que haja vaga no curso.

Inscrições

Até o dia 24/03/2018

Documentação necessária

Fotocópia do Diploma

Fotocópia do RG

Fotocópia do CPF

Foto 3x4 Recente (1)

Fotocópia do comprovante de residência

Formulário a ser preenchido no ato da inscrição

Início do curso

06 de Abril de 2018

* Esta data poderá sofrer alteração; portanto, se informe junto à secretaria se as aulas darão início na data prevista

Regime de aulas

Quinzenal

Horário

Sextas-Feiras: 19h00 as 23h00

Sábados 7h30 as 11h50 e das 13h00 as 17h20

 

 

Investimento

Inscrição: R$ 80,00 (oitenta reais )

20 (vinte) parcelas de R$ 335,00 (trezentos e trinta e cinco reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Programa de descontos UNIPAR

Egressos da Unipar com conclusão de curso no ano de 2017: 20% (vinte por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 268,00 (duzentos e sessenta e oito reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Egressos da Unipar com conclusão de cursos nos anos anteriores a 2017: 15% (quinze por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 284,75 (duzentos e oitenta e quatro reais e setenta e cinco centavos) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Egressos de cursos de especialização concluídos na Unipar: 20% (vinte por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 268,00 (duzentos e sessenta e oito reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Alunos de outras instituições: 10% (dez por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 301,50 (trezentos e um reais e cinquenta centavos) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Número de Vagas

30 vagas

Unidade

Umuarama

Coordenador

lLucyelena Amaral Picelli

Fale com lLucyelena Amaral Picelli