Banner Enfermagem Dermatológica e Assistência à Feridas

Enfermagem Dermatológica e Assistência à Feridas

Objetivos

Geral:

- Oferecer capacitação/habilitação para o profissional Enfermeiro assistir com competência técnica, humana específica e adequadas ao cuidado holístico e autônomo da pessoa com lesões cutâneos, com base no conhecimento cientificamente fundamentado e atual, agindo sob os preceitos éticos da profissão.

 

Específico(s):

  •  Desenvolver o ensino na área de dermatologia e prevenção e tratamento de feridas ao paciente, família, equipes de enfermagem e interdisciplinar.
  • Capacitar enfermeiros para o atendimento de indivíduos com risco e/ou acometidos de feridas de várias origens (física, química, metabólica, operatória/cirúrgicas, radiológica e por acidentes) atendidas em instituições hospitalares em regime de internação, de atendimento ambulatorial ou domiciliar;
  • Capacitar profissionais na área de enfermagem para planejar, organizar serviços e atuação multidisciplinar na área de dermatologia, prevenção e tratamento de feridas.
  • Proporcionar conhecimentos que contribuam para a tomada de decisão dos Enfermeiros e que fundamentem a sua prática na prevenção e na indicação de terapêuticas adequadas.
  • Estimular os Enfermeiros a mobilizar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso de pós-graduação para a sua prática clínica, melhorando a qualidade dos cuidados prestados.

Introduzir os participantes na pesquisa científica na área de dermatologia, prevenção e tratamento de feridas

Público alvo

- Profissionais formados em: Enfermeiro que deseja desenvolver e aprimorar conhecimentos teóricos e práticos na prevenção e tratamento de feridas, podendo atuar em diversos campos no mercado de trabalho.

Disciplinas

Nome Carga horária
Anatomia, Fisiologia e Semiologia da Pele 15 horas

Anatomia, Fisiologia e Semiologia da Pele

Conceitos básicos integrados sobre anatomia, morfologia e semiologia da pele para auxiliar na prevenção e tratamento de indivíduos com feridas nas diversas situações clínica; conhecer o processo de cicatrização e os fatores intervenientes nesse processo

Aspectos Psicológicos do Portador de lesões Cutâneas 15 horas

Aspectos Psicológicos do Portador de lesões Cutâneas

Subsidiar os pós-graduandos a identificar aspectos psicológicos no portador da lesão cutânea que podem influenciar na assistência, avaliar esses aspectos durante todo o processo, desde o diagnóstico da ferida até a sua possível resolução, e manejo com os tratamentos propostos que podem gerar mudanças de hábitos de nutrição e higiene, necessidade de um cuidador, do afastamento do trabalho dentre outras situações que afetam aspectos psicológicos do portador de lesões.

Assistência de Enfermagem a Pacientes com Drenos e Cateteres 15 horas

Assistência de Enfermagem a Pacientes com Drenos e Cateteres

Conceituar os drenos e cateteres mais utilizados; apresentar os cuidados específicos com cada tipo de dreno e cateteres; conhecer as terapêuticas adequadas; sistematização da assistência de enfermagem à pacientes com drenos e cateteres.

Assistência de Enfermagem ao Paciente com Lesão por Pressão 30 horas

Assistência de Enfermagem ao Paciente com Lesão por Pressão

Conceituar lesão por pressão, desenvolver a habilidade de classificar os níveis de acometimento ou comprometimento dos tecidos. Planejar a assistência de enfermagem ao paciente com lesão por pressão, conhecer e definir medidas para prevenção e a utilização do indicador de qualidade da assistência prestada ao paciente. Conhecer as terapêuticas indicadas para o tratamento das lesões por pressão.

Assistência de Enfermagem ao Paciente com Lesões Neoplásica 15 horas

Assistência de Enfermagem ao Paciente com Lesões Neoplásica

Desenvolvimento de conceituações sobre as lesões neoplásicas da

Pele; formas de manejo e conduta em situações de emergência, clínica e ambulatorial dentro do âmbito hospitalar e em outros serviços de saúde correlacionados; sistematização da assistência de enfermagem ao paciente com lesões neoplásicas

Assistência de Enfermagem ao Paciente com Úlcera Diabética, venosa e arterial 15 horas

Assistência de Enfermagem ao Paciente com Úlcera Diabética, venosa e arterial

Conceituar a úlcera diabética, venosa e arterial; sistematização da assistência de enfermagem no cuidado do paciente com essas úlceras, conhecer ações para prevenir o desenvolvimento dessas lesões e a terapêutica adequado e eficiente para úlcera diabética, venosa e arterial.

Assistência de Enfermagem ao Paciente Ostomizado 30 horas

Assistência de Enfermagem ao Paciente Ostomizado

Anatomia e fisiologia dos aparelhos digestório e urinário; Aspectos epidemiológicos, clínicos e terapêuticos das doenças ou condições causais, relacionadas às ostomias; Política de assistência às pessoas ostomizadas no SUS; Classificação e confecção dos Estomas; Assistência de enfermagem em pessoas com estomas (intestinais e urinários) em diversas situações clinicas. Dispositivos coletores e adjuvantes para pessoas ostomizadas.

Assistência de Enfermagem ao Paciente Queimado 15 horas

Assistência de Enfermagem ao Paciente Queimado

Atendimento emergencial, clínico e ambulatorial ao paciente queimado com todos os seus aspectos e peculiaridades inerentes ao tipo de queimadura e situações de risco; Tecnologia adequada no atendimento do paciente queimado; Sistematização da assistência de enfermagem ao paciente queimado.

Assistência de enfermagem em dermatologia clínica 15 horas

Assistência de enfermagem em dermatologia clínica

Proporcionar ao pós-graduando conhecimentos científicos para que o mesmo possa detectar alterações cutâneas da pele, identificar e planejar ações em prol do tratamento; reconhecer e prestar atenção as lesões mais comuns associadas patologias, dermatoses, manifestações cutâneas e congênitas, lesões autoimunes e hematológicas; Terapêuticas indicadas

Biomateriais e seu uso em Coberturas para Curativos 30 horas

Biomateriais e seu uso em Coberturas para Curativos

Conceituar Biomateriais e sua aplicação no tratamento de feridas como uma área da saúde que tem alcançado muitos avanços; conhecer os tipos de curativos bioativos, reagentes e sua ação   no processo cicatricial; fornecer subsídios para o pós-graduando avaliar e utilizar biomateriais adequadas para as diferentes lesões

Biossegurança: Aspectos Éticos e Legais do tratamento de lesões 15 horas

Biossegurança: Aspectos Éticos e Legais do tratamento de lesões

Introdução à biossegurança; Fundamentos de bioética e direitos humanos; introduzir os aspectos éticos e legais dos profissionais no tratamento de pacientes portadores de lesões.

Comissão de Curativos, Parecer Técnico, Padronização 30 horas

Comissão de Curativos, Parecer Técnico, Padronização

Abordar o papel da comissão de curativos; compreender como constituir e implantar a comissão de curativos nos serviços de atenção à saúde; capacitar o pós-graduando a realizar avaliação holística e integrativa do paciente para determinação da conduta terapêutica 

Compra, processo licitatório e auditoria de materiais para lesões 30 horas

Compra, processo licitatório e auditoria de materiais para lesões

Conceituar o processo licitatório, compra e a auditoria de materiais; elaborar método descritivo, que possibilita a orientação do processo licitatório; desenvolver a capacidade de avaliação técnica dos artigos médico-hospitalares utilizados na prevenção e tratamento de lesões cutâneas

Dermatologia estética e tecnologias reparadoras 15 horas

Dermatologia estética e tecnologias reparadoras

Conceituar dermatologia estética no tratamento de lesões de pele; conhecer as tecnologias reparadoras e o uso adequado destas em lesões cutâneas

Educação em saúde e Práticas e educativas 15 horas

Educação em saúde e Práticas e educativas

Conceitos, princípios e objetivos da educação em saúde e das práticas educativas; Papel do profissional de saúde como educador; Planejamento de programas e ações de educação em saúde; Estratégias de práticas educativas na prevenção e tratamento de lesões cutâneas.

Enfermagem e os Aspectos Nutricionais do Portador de Lesão Cutânea 15 horas

Enfermagem e os Aspectos Nutricionais do Portador de Lesão Cutânea

Conceitos básicos dos aspectos nutricionais; Hábitos e mudanças Alimentares; Necessidade e recomendação nutricional para a prevenção e o tratamento de lesões; Sistematização da assistência de enfermagem voltada aos aspectos nutricionais do paciente portador de lesões cutâneas.

Farmacologia e Exames laboratoriais 15 horas

Farmacologia e Exames laboratoriais

Noções Básicas de Farmacologia; Indicações, Contraindicações e Eventos Adversos dos fármacos utilizados no tratamento de lesões cutâneas; interpretação de exames laboratoriais, para auxílio na definição da conduta terapêutica.

Home Care e os Cuidados Prestados a Pacientes Portadores de Lesão Cutânea 15 horas

Home Care e os Cuidados Prestados a Pacientes Portadores de Lesão Cutânea

Conceituar a assistência domiciliar; papel do enfermeiro neste cenário; planejamento da assistência de enfermagem; Definição de estratégias para a prevenção e tratamento de lesões no ambiente domiciliar.

Metodologia do Trabalho Científico 30 horas

Metodologia do Trabalho Científico

Possibilitar ao pós-graduando a aplicação do método científico para resolução de problemas; Análise crítica de trabalhos de investigação científica; Práticas de investigação com propósito de discutir conceitos e caracterização do objeto de pesquisa, os métodos e técnicas de estudo e de pesquisa científica. Aborda as etapas de uma pesquisa científica; Elaboração de projetos de pesquisa.

Prática Clínica 15 horas

Prática Clínica

Desenvolver habilidades no pós-graduando para realização de uma assistência de qualidade ao paciente portador de lesões de pele, nas diferentes situações clínicas

Carga horário total: 390 horas

Obs.: A carga horária prevista para a orientação do trabalho de conclusão de curso não está incluída.

Corpo Docente

Docente Titulação
Aluana Moraes Mestre
Analia Fiorini Ogura Mestre
Carla Passolongo da Silva Especialista
Cleide Guering dos Santos Especialista
Daisy Cristina Rodrigues Mestre
Daisy Cristina Rodrigues Mestre
Daniela Patrícia Tres Especialista
Danielli Piatti Carvalho Mestre
Débora Nakadomori Dudek Mestre
Débora Tatiane Feiber Girardello Especialista
Elza Tokushima Anami Doutora
Gilson Fernandes da Silva Mestre
Jaquilene Barretos da Costa Mestre
Liciane Martins Pastro Especialista
Luciana Magnani Fernandes Doutora
Priscila Conde Bogo Mestre
Rita de Cássia Domanski Doutora
Rosa Maria Rodrigues Doutora
Selma Fátima Reolon Bohnen Especialista
Vanessa Rossetto Especialista

Observações:

1 - A UNIPAR reserva-se o direito de, na ocorrência de indisponibilidades eventuais, substituir qualquer dos professores elencados, atendida a titulação necessária e sem que haja prejuízo aos alunos. Se, até o dia previsto para início das aulas, não tiver formado turma, a UNIPAR reserva-se o direito de prorrogar o início do curso, ou ainda, suspender as atividades previstas para o mesmo;

2 - Fica reservado a UNIPAR o direito de realização do curso, mediante o preenchimento do número mínimo de vagas disponíveis;

3 - As inscrições ficarão disponíveis no site até que haja vaga no curso.

Inscrições

Até o dia 24/03/2018

Documentação necessária

Fotocópia do Diploma

Fotocópia do RG

Fotocópia do CPF

Foto 3x4 Recente (1)

Fotocópia do comprovante de residência

Formulário a ser preenchido no ato da inscrição

Início do curso

13 de Abril de 2018

* Esta data poderá sofrer alteração; portanto, se informe junto à secretaria se as aulas darão início na data prevista

Regime de aulas

Quinzenal

Horário

Quinzenal

Sextas-Feiras: 19h00 as 23h00

Sábados 7h30 as 13h30

OBS: 20% das disciplinas teóricas serão online com assistência do professor, aos sábados, encerrarão às 13h30.

Investimento

Inscrição: R$ 80,00 (oitenta reais )

20 (vinte) parcelas de R$ 365,00 (trezentos e sessenta e cinco reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Programa de descontos UNIPAR

Egressos da Unipar com conclusão de curso no ano de 2017: 20% (vinte por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 292,00 (duzentos e noventa e dois reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Egressos da Unipar com conclusão de cursos nos anos anteriores a 2017: 15% (quinze por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 310,25 (trezentos e dez reais e vinte e cinco centavos) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Egressos de cursos de especialização concluídos na Unipar: 20% (vinte por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 292,00 (duzentos e noventa e dois reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Alunos de outras instituições: 10% (dez por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 328,50 (trezentos e vinte e oito reais e cinquenta centavos) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Número de Vagas

30 vagas

Unidade

Cascavel

Coordenador

Daisy Cristina Rodrigues

Fale com Daisy Cristina Rodrigues