Banner Enfermagem em Dermatologia e Tratamento de Feridas

Enfermagem em Dermatologia e Tratamento de Feridas

Objetivos

  • Qualificar enfermeiros para utilizar o raciocínio e julgamento clínico com bases nas evidências científicas mais avançadas, para o atendimento de pessoas com lesões de pele agudas ou crônicas, visando aperfeiçoar suas competências no processo de cuidado, onde o foco de suas ações esteja voltado para a segurança, qualidade e programação de terapêutica adequada à diversidade de pacientes.
  • Desenvolver os enfermeiros da área hospitalar e da saúde coletiva para o cuidado através da associação de conhecimentos, habilidades e atitudes voltadas para o raciocínio e julgamento clínico para prestar assistência ao indivíduo com feridas agudas ou crônicas.
  • Mobilizar atividades educativas na área da dermatologia e tratamento de feridas
  • Fomentar pesquisas científicas e publicações na área da enfermagem no tratamento de feridas
  • Auxiliar no fortalecimento da prática assistencial e da organização de serviços especializados, com foco na qualificação, segurança e na eficiência do cuidado e dos serviços de curativos nos âmbitos hospitalar, domiciliar e da saúde comunitária.

Público alvo

Profissionais formados em: Enfermagem que busquem uma colocação no mercado na área de Feridas e suas diversas modalidades.

Áreas

Ciências da Saúde , Enfermagem

Disciplinas

Nome Carga horária
Análises Clínicas e controle de Infecção 15 horas

Análises Clínicas e controle de Infecção

Apresentação dos métodos em bioquímica e hematologia clínica; íons e equilíbrio ácido-base; estudo da urina, exudatos e transudatos e líquido cefalorraquidiano; série branca e série vermelha e suas subdivisões específicas, obtenção e cuidados das amostras para os procedimentos bioquímicos.

Anatomia e fisiologia dos ossos, músculos, pele e anexos 30 horas

Anatomia e fisiologia dos ossos, músculos, pele e anexos

Sistematização da assistência em relação à manutenção da vida nas diversas formas de trauma, encaminhamentos, aplicação de técnicas de socorro a vítimas de trauma e aplicação de técnicas de reanimação cardiorrespiratórias. Priorização da assistência para manutenção da vida. Conhecimento dos mecanismos de ocorrência do trauma,visando atendimento especifico. Conceito de inércia,corpo em movimento,propulsão.Cálculo da energia cinética,da pressão e princípios de física no trauma. Abordagem inicial da vítima de trauma, Cinemática do Trauma. Atuação em Catástrofes, Protocolos de Atendimento

Aspectos éticos e Legais no tratamento de feridas 15 horas

Aspectos éticos e Legais no tratamento de feridas

Direitos transindividuais: difusos, coletivos e individuais homogêneos. Teoria sistêmica e ambiente. O direito ambiental e os direitos humanos. Evolução da legislação ambiental mundial. Princípios aplicáveis ao direito ambiental. Evolução da legislação ambiental brasileira.  Instrumentos da política nacional do meio ambiente. Espaços ambientais especialmente protegidos. Dano ambiental. Responsabilidade ambiental: civil, administrativa e penal. Legislações específicas. Doutrina, legislação e a jurisprudência do Direito Sanitário existente no Brasil

Aspectos Psicológicos do Portador de lesões Cutâneas 15 horas

Aspectos Psicológicos do Portador de lesões Cutâneas

Prevenção do câncer na população. Aspectos técnicos e conceituais dos exames Papanicolau e exame clínico das mamas. Auto-exames das mamas. Planejamento e programação das ações preventivas. Câncer do colo uterino, mama, corpo uterino, ovário e vulva. Métodos diagnósticos e tratamento. Organização dos programas de prevenção ao câncer na saúde da mulher.

Assistência ao paciente com ferida hematológica 30 horas

Assistência ao paciente com ferida hematológica

Desenvolver no especializando noções sobre os princípios químicos sobre os quais estão baseados os métodos em bioquímica e hematologia clínica; íons e equilíbrio ácido-base; estudo da urina, exudatos e transudatos e líquido cefalorraquidiano; série branca e série vermelha e suas subdivisões específicas, obtenção e cuidados das amostras para os procedimentos bioquímicos; importância clínica das análises; o manejo correto de equipos; instrumental; soluções e proteção pessoal.

Assistência ao paciente com ferida Neoplásica 15 horas

Assistência ao paciente com ferida Neoplásica

Desenvolvimento de conceituações sobre as lesões neoplásicas da pele,  formas de manejo e conduta em situações de emergências dentro do âmbito hospitalar e em outros serviços de saúde correlacionados.

Assistência ao paciente com úlcera de Membros Inferiores 15 horas

Assistência ao paciente com úlcera de Membros Inferiores

Propedêutica ginecológica. Infecções genitais e urinárias e suas repercussões sociais e psicológicas; abordagem etiológica e sindrômica. Doenças inflamatórias pélvicas e vulvovaginites (colpites e cervicites). Caracterização, Diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças sexualmente transmissíveis. Exames complementares em Ginecologia. Interpretação bioquímica, sorológica e microbiológica das DST.

Assistência ao paciente com úlcera diabética 15 horas

Assistência ao paciente com úlcera diabética

Conhecimento de atividades de Sistematização e Gerenciamento do Serviço de atendimento, liderança, recursos humanos e dimensionamento de pessoal para unidades de Urgência e Emergência. Conhecimento das funções e atribuições dos membros da equipe, manejo e gerenciamento de conflitos e resolução de problemas em trabalho de equipe.

Assistência ao paciente com úlcera por Pressão 15 horas

Assistência ao paciente com úlcera por Pressão

Organização da assistência no Sistema de Saúde; Processo de Trabalho pela Rede  Paranaense. Assistência de baixo risco (objetivos, consultas, cálculo de idade gestacional e data provável de parto), importância da assistência do profissional de saúde, orientações (higiene, vestuário, nutrição, atividade sexual) Alimentação dos sistemas específicos de informação

Assistência ao paciente ostomizado 15 horas

Assistência ao paciente ostomizado

Conhecimento e desenvolvimento de uma conduta no atendimento de ostomizados, organização, especificidades. Caracterizar as especificidades do atendimento as lesões periostomias,, dosagem de medicação, atendimento nas clínicas mais comuns.

Assistência ao paciente queimado 15 horas

Assistência ao paciente queimado

Tecnologia adequada no atendimento do paciente queimado.  Retroalimentação tipos de curativo e desbridamento, em Situação de queimadura, atendimento emergencial ao queimado com todos os seus aspectos e peculiaridades inerentes ao tipo de queimadura, focando os tipos de acidentes e situações de risco em que se encontrem os pacientes

Biomateriais e inovação tecnológicas em curativos 30 horas

Biomateriais e inovação tecnológicas em curativos

Relevância do problema das infecções relacionadas a assistência a saúde: aspectos internacionais e nacionais. Características de Serviços e hospitais: tipos de patologia, arquitetura hospitalar (importância do ambulatório). Agentes microbianos. Topografia das infecções. Vias de transmissão de agentes. Infecções exógenas e endógenas. Microbiotas. Colonização do paciente hospitalizado. Resistência bacteriana a antimicrobianos. Diagnóstico Laboratorial. Agentes de "baixa" patogenicidade. Medidas de prevenção: isolamentos e cuidados, controle de antimicrobianos. Desinfecção. Assepsia.

Biossegurança 15 horas

Biossegurança

Apresenta as medidas de prevenção, proteção, promoção e recuperação da saúde individual e coletiva que produz informação e conhecimento para apoiar a tomada de decisão no planejamento e avaliação de sistemas, programas, serviços e ações de saúde; conhece os principais estudos epidemiológicos; conhece a sistematização, o processamento e análise dos dados e informações visando a avaliação dinâmica de sistemas e serviços; analisa a importância de processar, analisar, e transmitir informações necessárias à definição de problemas e riscos para a saúde;  discute a importância dos sistemas de informação em saúde como ferramenta para o processo de avaliação/planejamento.

Comissão de curativos e protocolos 15 horas

Comissão de curativos e protocolos

Compreensão da importância da avaliação; Aquisição das perspectivas, tipos e desenhos de avaliação; Descrição das etapas para o processo de avaliação de feridas, construção de protocolos.

Dermatologia estética e tecnologias reparadoras 15 horas

Dermatologia estética e tecnologias reparadoras

Sistematização da assistência em relação à manutenção da vida nas diversas formas de trauma, encaminhamentos, aplicação de técnicas de socorro a vítimas de trauma e aplicação de técnicas de reanimação cardiorrespiratórias. Priorização da assistência para manutenção da vida. Conhecimento dos mecanismos de ocorrência do trauma,visando atendimento especifico.

Farmacologia aplicada às lesões de pele 15 horas

Farmacologia aplicada às lesões de pele

Fornecer elementos para análise das principais fármacos utilizados e sua importância na sistematização da assistência, levando o especializando a compreender as mesmas de acordo com sua relevância e capacitação do especializando para saber utilizar nas lesões de pele.

Feridas, deiscência cirúrgica e desbridamento 30 horas

Feridas, deiscência cirúrgica e desbridamento

Oligodramnio, polidrâmnio, hiperemese gravídica, trabalho de parto prematuro, RCIU, Mola Hidatiforme (Sinais e sintomas, diagnóstico, tratamento). Hipertensão gestacional (tipos, tratamento). Diabetes Gestacional. Incompatibilidade Sangüínea materno-fetal (Isoimunização pelo fator Rh). Hemorragias de primeiro, segundo e terceiro trimestre de gestação: Placenta Prévia e Descolamento Prematuro de Placenta (conceito, sinais e sintomas, fatores predisponentes, tratamento). Aborto (conceito, tipos de aborto, tratamento).

Gestão Profissional e Empreendedorismo 15 horas

Gestão Profissional e Empreendedorismo

Estudos dos determinantes econômicos e políticos de formação e distribuição da força de trabalho em saúde. Análise das tendências do mercado de trabalho em saúde. As relações entre a implementação de políticas estruturantes de modelos de cuidados em saúde, as inovações tecnológicas e as tendências na formação e distribuição de recursos humanos em saúde. A política de gestão do trabalho e da educação na saúde - conjuntura atual.

Interdisciplinaridade no cuidado ás feridas 15 horas

Interdisciplinaridade no cuidado ás feridas

Aborda os aspetos nutricionais e físicos do paciente portador de feridas A qualidade sanitária dos alimentos, com ênfase nos perigos biológicos. Microrganismos importantes em alimentos e fatores envolvidos no seu crescimento. Indicadores da avaliação microbiológica de alimentos. Principais vias de contaminação biológica e química dos diversos grupos de alimentos e medidas de prevenção.

Metodologia da Pesquisa e Produção Científica 30 horas

Metodologia da Pesquisa e Produção Científica

O conhecimento científico: o lugar da pesquisa na produção da "verdade". Fisiologia de pesquisas: pretensões de validade, o trabalho de campo: técnicas de coletas ou produções de dados. Leitura ou interpretação de dados quantitativos; formulação pelos alunos de seus projetos de pesquisa.

Microbiologia e Imunologia da Pele 30 horas

Microbiologia e Imunologia da Pele

Desenvolver no especializando o conhecimento sobre condutas de prevenção e controle de infecção nas unidades de atendimento emergencial, noções de anti-microbianos e microorganismos resistentes e sensíveis, normas de precaução-padrão, CCIH, SCIH, protocolos existentes nos serviços sobre a sistematização de infecções.

Prática clínica 30 horas

Prática clínica

Desenvolver habilidades para prestar assistência à mulher na rede básica de saúde com vistas a promoção da saúde e prevenção de agravos desde a adolescência até o climatério.

Semiologia e semiotécnica da pele 15 horas

Semiologia e semiotécnica da pele

Examina as questões relativas as mudanças biológicas relativas ao sexo e ao gênero ao longo do desenvolvimento humano. Discute temas atuais e de interesse como orientação sexual, prostituição e disfunções sexuais. Saúde mental e apoio psicológico em situações de violência doméstica e sexual.

Carga horário total: 450 horas

Obs.: A carga horária prevista para a orientação do trabalho de conclusão de curso não está incluída.

Corpo Docente

Docente Titulação
Aedra Carla Búfalo Mestre
Álaba Cristina Perreira Mestre
Alessandro Perondi Mestre
Danieli Piati Mestre
Evellyn Wietzikoski Doutor
Fernando Cami Especialista
Jacqueline Verguts Especialista
Jolana Cavalheiri Especialista
Jolana Cavalheiri Especialista
Kellerma Godart Doutor
Lediana Dalla Costa Mestre
Leonardo Velasquez Doutor
Lili Hofstatter Mestre
Luciana Pelizzaro Mestre
Nelma Pietraszek Especialista
Vivian Franciele França Doutor
Volmir Pitt Benedeti Doutor

Observações:

1 - A UNIPAR reserva-se o direito de, na ocorrência de indisponibilidades eventuais, substituir qualquer dos professores elencados, atendida a titulação necessária e sem que haja prejuízo aos alunos. Se, até o dia previsto para início das aulas, não tiver formado turma, a UNIPAR reserva-se o direito de prorrogar o início do curso, ou ainda, suspender as atividades previstas para o mesmo;

2 - Fica reservado a UNIPAR o direito de realização do curso, mediante o preenchimento do número mínimo de vagas disponíveis;

3 - As inscrições ficarão disponíveis no site até que haja vaga no curso.

Inscrições

Até o dia 07/08/2017

Documentação necessária

Fotocópia do Diploma

Fotocópia do RG

Fotocópia do CPF

Foto 3x4 Recente (1)

Fotocópia do comprovante de residência

Formulário a ser preenchido no ato da inscrição

Início do curso

11 de Agosto de 2017

* Esta data poderá sofrer alteração; portanto, se informe junto à secretaria se as aulas darão início na data prevista

Regime de aulas

Quinzenal

Horário

Quinzenal

Sextas-Feiras: 19h00 as 23h00

Sábados 7h30 as 12:00 e das 13:00 as 18:00

Investimento

Inscrição: R$ 80,00 (oitenta reais )

22 (vinte dois) parcelas de R$ 365,00 (trezentos e sessenta e cinco reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Programa de descontos UNIPAR

Egressos da Unipar com conclusão de curso no ano de 2016: 20% (vinte por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

22 (vinte dois) parcelas de R$ 292,00 (duzentos e noventa e dois reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Egressos da Unipar com conclusão de cursos nos anos anteriores a 2016: 15% (quinze por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

22 (vinte dois) parcelas de R$ 310,25 (trezentos e dez reais e vinte e cinco centavos) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Egressos de cursos de especialização concluídos na Unipar: 20% (vinte por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

22 (vinte dois) parcelas de R$ 292,00 (duzentos e noventa e dois reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Alunos de outras instituições: 10% (dez por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

22 (vinte dois) parcelas de R$ 328,50 (trezentos e vinte e oito reais e cinquenta centavos) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Número de Vagas

30 vagas

Unidade

Francisco Beltrão

Coordenador

Alessandro Perondi

Fale com Alessandro Perondi