Banner Engenharia de Segurança do Trabalho

Engenharia de Segurança do Trabalho

Objetivos

  • Qualificar profissionais para atuar na segurança e higiene do trabalho em áreas industriais, de serviços e comércios, na mitigação dos riscos e valorização da saúde e segurança plena do trabalhador, conforme recomenda as Normas Regulamentares do Ministério do Trabalho e outras organizações.
  • Avaliar, controlar e evitar os riscos à integridade física e psicológica dos trabalhadores em suas atividades laborais.
  • Identificar e mitigar agentes que possam comprometer os ambientes de trabalho.
  • Promover conhecimentos e reflexões sobre as técnicas de segurança e higiene no trabalho mais atualizadas para o mercado.

Público alvo

  • Profissionais formados em: Engenharias e Arquitetura e Urbanismo.

Áreas

Ciências Exatas e da Terra , Engenharias

Disciplinas

Nome Carga horária
Administração aplicada à Engenharia de Segurança 30 horas

Administração aplicada à Engenharia de Segurança

A Engenharia de Segurança nas questões de gestão empresarial: conceitos e princípios da administração. Organização e implementação dos serviços da Engenharia de Segurança do Trabalho nas empresas. O inter-relacionamento da Engenharia de Segurança do Trabalho com as demais áreas e setores das empresas. Elaboração de planejamento e orçamento para a execução de um programa de segurança. Relação custo-benefício. Entidades e Associações Nacionais e Internacionais de Segurança do Trabalho. Sistemas de gestão de segurança e saúde (OHSAS 18001).

Ergonomia 30 horas

Ergonomia

Histórico. Conceitos. Legislação em vigor: NR 17. Noções de Fisiologia do Trabalho e Biomecânica (aplicação de forças, resistência muscular, posturas inadequadas, movimentos repetitivos). Noções de Antropometria (medidas antropométricas). Dimensionamento de postos de trabalho. Sistema homem-máquina. Ergonomia Cognitiva. Ergonomia Organizacional. Metodologias de avaliação ergonômica (AET – análise ergonômica do trabalho, NIOSH, Método Rula, Método Reba, entre outras).

Gerência de Riscos 60 horas

Gerência de Riscos

Fundamentos matemáticos. Análise de riscos. Técnicas de incidentes críticos.

Avaliação de riscos. Riscos e probabilidades. Distribuição de probabilidades. Previsão de perdas por estatísticas. A empresa como sistema. Responsabilidades. Investigação e análise de riscos. Transferências. Noções básicas de seguro. Administração de seguros. Programa de gerenciamento de riscos. Custo de Acidentes. Investigação de acidentes.

Higiene Ocupacional – Agentes Biológicos 35 horas

Higiene Ocupacional – Agentes Biológicos

Agentes Biológicos: Análise do anexo 14 da NR 15; Equipamentos de proteção para a exposição aos agentes biológicos; Súmulas referentes a exposição aos riscos biológicos; Programa de prevenção de riscos ocupacionais contemplando agentes biológicos.  

Higiene Ocupacional – Agentes Físicos 70 horas

Higiene Ocupacional – Agentes Físicos

Agentes Físicos: Descrição dos agentes físicos e seus anexos. Metodologia de avaliação qualitativa dos agentes físicos conforme NR 15. Metodologia de avaliação quantitativa dos agentes físicos conforme NR 15.  Uso de Equipamentos utilizados para a avaliação de agentes físicos. Metodologia de cálculo, planilhas, limite de tolerância, nível de ação de agentes físicos. Programa de Prevenção de Riscos Ambientais contemplando agentes físicos. Equipamento de proteção coletiva e individual para a exposição aos agentes físicos. Treinamento quanto ao uso de EPI envolvendo agentes físicos. Radiações eletromagnéticas, ventilação e ruídos: conceitos gerais e ocorrência, critérios de avaliação, práticas e técnicas de medição, análise de medidas de controle. Normas Regulamentadoras.

Higiene Ocupacional – Agentes Químicos 35 horas

Higiene Ocupacional – Agentes Químicos

Agentes Químicos: Descrição dos agentes químicos e seus anexos. Metodologia de avaliação qualitativa dos agentes químicos conforme NR 15. Metodologia de avaliação quantitativa dos agentes químicos conforme NR 15. Uso de Equipamentos utilizados para a avaliação de agentes químicos. Metodologia de cálculo, planilhas, limite de tolerância, nível de ação de agentes químicos. Programa de Prevenção de Riscos Ambientais contemplando agentes químicos. Equipamento de proteção coletiva e individual para a exposição aos agentes químicos. Treinamento quanto ao uso de EPI envolvendo agentes químicos.

Introdução a Engenharia de Segurança do Trabalho 20 horas

Introdução a Engenharia de Segurança do Trabalho

Conceito. Aspectos históricos, econômicos, políticos e sociais. O papel e as responsabilidades do Engenheiro de Segurança do Trabalho. Acidentes no trabalho. Riscos de Acidentes. Normas regulamentadoras, políticas e programas de segurança e higiene do trabalho.

Legislação e Normas Técnicas 20 horas

Legislação e Normas Técnicas

Constituição. Leis, Decretos e Portarias. Legislação acidentária e previdenciária. Legislação Sindical. Trabalho da mulher e do menor. Legislação de Trânsito. Transporte de Produtos Perigosos. Atribuições do Engenheiro e do Técnico de Segurança do Trabalho. Responsabilidade profissional, trabalhista, civil e criminal. A co-responsabilidade. Importância das Normas Técnicas Internas para a Engenharia de Segurança. Portarias Normativas e outros Dispositivos Legais. Embargo e Interdição. Convenções e Recomendações da Organização Internacional do Trabalho (OIT). NORMAS TÉCNICAS: Nacionais e Internacionais. Técnicas do Preparo de Normas, Instruções e Ordens de Serviço. Constituição da CIPA e SESMT.

Metodologia da Pesquisa Científica 30 horas

Metodologia da Pesquisa Científica

Conhecimento Científico; Processo de investigação científica; Planejamento de uma pesquisa; Técnicas e Normas de pesquisa; Pesquisa bibliográfica; Pesquisa de campos; Projeto de pesquisa; elaboração de artigo científico.

O Ambiente e as Doenças do Trabalho - Primeiros Socorros 20 horas

O Ambiente e as Doenças do Trabalho - Primeiros Socorros

Primeiros socorros. Noções de fisiologia aplicáveis aos primeiros socorros. Primeiros socorros (leigo) e socorro de urgência (profissional). Material de primeiros socorros. Feridas, queimaduras e hemorragias. Fraturas, torções e luxações. Corpos estranhos nos olhos, nariz e garganta. Intoxicação e envenenamento. Parada respiratória e cardíaca. Respiração artificial e massagem cardíaca Estados de inconsciência. Transporte de acidentados. Equipes de primeiros socorros.

O Ambiente e as Doenças do Trabalho – Doenças do Trabalho 30 horas

O Ambiente e as Doenças do Trabalho – Doenças do Trabalho

Toxicologia, ambiente e doenças do Trabalho. Fases da ação tóxica: exposição,  toxicocinética, toxicodinâmica e intoxicação. Limites de exposição ocupacional: índices biológicos de exposição e limites de tolerância. Monitorização da Exposição e Vigilância em Saúde; Monitorização Biológica; NR7 (Norma Regulamentadora Número 7 do Ministério do Trabalho e Emprego) e NR15 Norma Regulamentadora Número 7 do Ministério do Trabalho e Emprego). Doenças causadas por agentes físicos, químicos e biológicos. Ruídos. Vibrações. Sobrecarga térmica: temperaturas. Iluminação. Pressões elevadas e baixas. Radiações.

Perícias Aplicadas na Engenharia de Segurança do Trabalho 15 horas

Perícias Aplicadas na Engenharia de Segurança do Trabalho

Perícias. Demandas da Justiça Civil, Trabalhista, Federal e Previdenciária. Ética e deveres do perito. Código do processo civil: atuação do perito oficial, do juiz e dos assistentes técnicos. CLT. Estrutura processual eletrônica. Inspeção pericial. Diferença entre norma de higiene do trabalho e norma de higiene ocupacional. Atividades ou operações insalubres: Anexos n.º 1, 2, 3, 5, 11 e 12; Nas atividades mencionadas nos Anexos n.º 6, 13 e 14; Comprovadas através de laudo de inspeção do local de trabalho, constantes dos Anexos n.º 7, 8, 9 e 10. Elaboração do laudo pericial. Elaboração de quesitos e parecer técnico. Elaboração de um laudo pericial contendo riscos químicos, físicos ou biológicos. Conclusão de um laudo pericial. Elaboração e respostas aos quesitos. Simulação de uma perícia. Emissão do parecer técnico.

Planificação de Emergência e Atendimento de Catástrofes 15 horas

Planificação de Emergência e Atendimento de Catástrofes

Riscos Urbanos. Técnicas de Salvamento e Noções de Salvamento. Explosivos: conceituação e identificação. Poeiras e Misturas Explosivas: reconhecimento e avaliação. Técnicas e Controle de Explosões. Técnicas de Inspeções e Análise de causas de explosões. Relação Proteção Pública e Proteção Privada. Planos de Ação mútua e Comunitária. Planos de Evacuação. Legislação e Normas Relativas à Proteção contra Explosivos. Acidentes Aéreos, Enchentes, Vazamentos de Produtos Químicos e Radioatividade. Defesa Civil.

Prevenção e Controle de Riscos - Segurança do Trabalho em Máquinas e Equipamentos 30 horas

Prevenção e Controle de Riscos - Segurança do Trabalho em Máquinas e Equipamentos

NR-11 - Transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais. Normas de segurança para operação de elevadores, guindastes, transportadores industriais e máquinas transportadoras. NR-12 - Segurança no trabalho em máquinas e equipamentos - princípios gerais, arranjo físico e instalações, dispositivos de partida, acionamento e parada, sistemas de segurança, dispositivos de intertravamento. NR-13 - Caldeiras e vasos de pressão - considerações gerais, classificação, dispositivos de segurança, projeto de instalação e inspeções.  Sistemas de proteção coletiva. Equipamentos de proteção individual – EPI. Projeto de proteção de máquinas. Cor, sinalização e rotulagem. Área de utilidades. Manutenção preventiva e engenharia de segurança.

Prevenção e Controle de Riscos - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade 20 horas

Prevenção e Controle de Riscos - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade

Elétrica: Cabines de transformação. Aterramento elétrico. Para-raios. Ambientes especiais. Eletricidade estática. Instalações elétricas provisórias. Legislação e normas relativas à proteção contra choques elétricos. Equipamentos e dispositivos elétricos. Área de utilidades. Subestações. Manutenção preventiva e engenharia de segurança. Riscos na eletrificação rural. Acidentes com cercas energizadas. Equipamentos de proteção coletiva e individual. Manutenção. Legislação pertinente. Normas Regulamentadoras.

Prevenção e Controle de Riscos – Segurança no Trabalho na Indústria da Construção Civil 30 horas

Prevenção e Controle de Riscos – Segurança no Trabalho na Indústria da Construção Civil

Construção Civil: Localização industrial. Arranjo físico. Lay-out. Ordem e limpeza. Características da construção civil. Riscos principais. PCMAT: Programa condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção. Definição de responsabilidades e atribuições. Edificações. Estruturas e superfícies de trabalho. Obras de construção, demolição e reformas. Sistemas e equipamentos de proteção coletiva e individual. Manutenção e engenharia de segurança. Normas Regulamentadoras: NR18.

Proteção ao Meio Ambiente 45 horas

Proteção ao Meio Ambiente

Preservação do Meio Ambiente: Aspectos legais, institucionais e órgãos regulamentadores. Conceitos básicos de ambiente, ecologia, ecossistema. Princípios conservacionista, preservacionista e desenvolvimentista. Conceito de desenvolvimento sustentável. Saneamento Ambiental: O ambiente e a qualidade do ar. O ambiente e a qualidade da água. O ambiente e a conservação do solo. Conceituação e destinação adequada de resíduos sólidos. NR 25. NR 32, item 32.5. Riscos ocupacionais para o trabalhador que atua na área ambiental.

Proteção contra incêndios e explosões 60 horas

Proteção contra incêndios e explosões

Conceito e importância da Engenharia de Segurança do Trabalho na proteção contra incêndios. Legislação e normas brasileiras. Seguro-incêndio. Relação empresa-segurança. Produtos de combustão e seus respectivos efeitos. Proteção estrutural. Conceito e avaliação de carga incêndio. Proteção especial contra incêndios. Incêndios florestais. Sistema de detecção e alarmes. Agentes extintores. Sistemas fixos e móveis de combate a incêndios. Rede hidrantes. Equipe de combate a incêndios. Inspeções oficiais: públicos e seguradoras.

Psicologia Aplicada à Engenharia de Segurança do Trabalho 15 horas

Psicologia Aplicada à Engenharia de Segurança do Trabalho

Noções de psicologia. Características da personalidade. Aspectos psicológicos do trabalho e do acidente. O treinamento e a sua importância. Aspectos comportamentais na utilização de equipamentos individual. Técnicas de comunicação. Elaboração de relatórios. Relações humanas e dinâmicas de grupos.

Carga horário total: 610 horas

Obs.: A carga horária prevista para a orientação do trabalho de conclusão de curso não está incluída.

Corpo Docente

Docente Titulação
André Carneiro Giandon Mestre
Augusto Zen Filho Especialista
Carlos Alberto Veiga Bruniera Doutor
Claudiane Amaro Fernandes Mestre
Cristhiane Michiko Passos Okawa Doutora
Egidio Jose Romanelli Doutor
Fernando Raimundo Schunig Mestre
Flávia Fernanda Markus Rodrigues Especialista
Hugo Sefrian Peinado Mestre
Iloir Corrêa Júnior Especialista
João Manoel Grott Mestre
Kamille da Costa Tomim Especialista
Liri Yoko Cruz Prieto Hojo Mestre
Luciano Gardano Elias Bucharles Doutor
Nilson Jorge de Mattos Pellegrini Especialista
Sueli de Oliveira Silva Lautenschlager Doutora

Observações:

1 - A UNIPAR reserva-se o direito de, na ocorrência de indisponibilidades eventuais, substituir qualquer dos professores elencados, atendida a titulação necessária e sem que haja prejuízo aos alunos. Se, até o dia previsto para início das aulas, não tiver formado turma, a UNIPAR reserva-se o direito de prorrogar o início do curso, ou ainda, suspender as atividades previstas para o mesmo;

2 - Fica reservado a UNIPAR o direito de realização do curso, mediante o preenchimento do número mínimo de vagas disponíveis;

3 - As inscrições ficarão disponíveis no site até que haja vaga no curso.

Inscrições

Até o dia 22/09/2017

Documentação necessária

Fotocópia do Diploma

Fotocópia do RG

Fotocópia do CPF

Foto 3x4 Recente (1)

Fotocópia do comprovante de residência

Formulário a ser preenchido no ato da inscrição

Início do curso

29 de Setembro de 2017

* Esta data poderá sofrer alteração; portanto, se informe junto à secretaria se as aulas darão início na data prevista

Regime de aulas

Quinzenal

Horário

Quinzenal

Sextas-Feiras: 19h00 as 23h00

Sábados 8h00-13h30

OBS: 20% das disciplinas teóricas serão online com assistência do professor, aos sábados, encerrarão às 13h30.

Investimento

Inscrição: R$ 80,00 (oitenta reais )

24 (vinte quatro) parcelas de R$ 410,00 (quatrocentos e dez reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Programa de descontos UNIPAR

Egressos da Unipar com conclusão de curso no ano de 2016: 20% (vinte por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

24 (vinte quatro) parcelas de R$ 328,00 (trezentos e vinte e oito reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Egressos da Unipar com conclusão de cursos nos anos anteriores a 2016: 15% (quinze por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

24 (vinte quatro) parcelas de R$ 348,50 (trezentos e quarenta e oito reais e cinquenta centavos) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Egressos de cursos de especialização concluídos na Unipar: 20% (vinte por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

24 (vinte quatro) parcelas de R$ 328,00 (trezentos e vinte e oito reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Alunos de outras instituições: 10% (dez por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

24 (vinte quatro) parcelas de R$ 369,00 (trezentos e sessenta e nove reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Número de Vagas

40 vagas

Unidade

Toledo

Coordenador

Kamille da Costa Tomim

Fale com Kamille da Costa Tomim