Banner Gestão de Segurança de Alimentos

Gestão de Segurança de Alimentos

Objetivos

  • Geral:

    Formar profissionais em consonância com as exigências crescentes do mercado de trabalho no setor de Alimentos, Bebidas, Gastronomia e Controle de qualidade. Oferecer ao aluno a possibilidade de iniciar sua atuação profissional nas várias áreas do mercado de alimentos e bebidas; e, atualizar profissionais no mercado de alimentos e bebidas qualificando-os a desempenhar suas funções com excelência e de forma produtiva e competitiva.
  • Específico(s):

    O curso tem como proposta desenvolver competências na gestão de perigos e contaminantes alimentares em toda a cadeia de produção – do campo à mesa do consumidor, proporcionando uma visão sistêmica de toda a cadeia. 

Público alvo

Profissionais formados em: Profissionais graduados no Curso de Medicina Veterinária, Agronomia, Engenheiro Alimentar, Tecnologia em Alimentos, Biologia, Gastronomia, Nutrição, Administração, Direito e áreas afins.

Área

Ciências da Saúde

Disciplinas

Nome Carga horária
Boas Práticas no Transporte, distribuição e serviços. 15 horas

Boas Práticas no Transporte, distribuição e serviços.

A legislação brasileira dispõe sobre requisitos mínimos para o transporte seguro dos alimentos, como estrutura dos meios de transporte, higienização ambiental, controle de vetores e pragas, higiene e conservação dos alimentos, e critérios para a inspeção sanitária. Orientações específicas são necessárias para os demais critérios que influenciam a qualidade dos alimentos transportados, bem como, adequada fiscalização, desde o carregamento até a distribuição.15

Desenvolvimento Prático e Estratégico de Novos Produtos 15 horas

Desenvolvimento Prático e Estratégico de Novos Produtos

Etapas de Desenvolvimento de Produtos, Concepção e Conceito de produto, Projeto de Embalagem e Registro nos Orgãos Competentes, Criação de Fórmula de Produto, Protótipo piloto,  Estudo de Análise Sensorial como Ferramenta no desenvolvimento, Esquema de monitoramento da Qualidade,  Ensaios Industriais.

Ética na Vigilância Sanitária 15 horas

Ética na Vigilância Sanitária

Responsabilidade civil e criminal dos agentes dessaúde. Abordagem geral da ética. Instrumentos ético-legais que norteiam o exercício profissional sanitária.

Fatores de Patogenicidade de Microrganismos de Importância na Saúde Única 15 horas

Fatores de Patogenicidade de Microrganismos de Importância na Saúde Única

Descrever os fatores de patogenicidade dos micro-organismos como biofilmes, produção e liberação de toxinas, aquisição de resistência a antimicrobianos e outros mecanismos que permitem que as bactérias apresentem risco a gestão na segurança de alimentos.

Gastronomia e Segurança dos Alimentos 15 horas

Gastronomia e Segurança dos Alimentos

Estudo dos conceitos e da evolução histórica da Gastronomia. Cortes de vegetais e carnes, principais caldos, molhos e processos de cocção de alimentos, cozinha clássica e brasileira. Introdução à segurança de Alimentos e Boas práticas de manipulação e higiene de manipuladores de alimentos.

Gestão da Sustentabilidade corporativa - Unidades de Alimentação e Nutrição 15 horas

Gestão da Sustentabilidade corporativa - Unidades de Alimentação e Nutrição

Trabalhar com sustentabilidade deixou de ser uma escolha e tornou-se um ponto inicial na maneira de gerenciar e fazer negócios. Identificar e Desenvolver atividades voltadas a sustentabilidade socioambiental, articulando o crescimento, eficiência e inovação, em busca de resultados econômicos, sociais e ambientais no longo prazo. Avaliar projetos voltados para sustentabilidade, meio ambiente, controle, seleção e descarte de resíduos (orgânico e reciclado), junto com estratégias voltadas ao uso racional de água, energia, materiais e descartáveis. Desenvolvimento de material de verificação com base em referências relacionada a sustentabilidade em Unidades de Alimentação e Nutrição. Traçar diagnóstico ambiental do local.

Impactos da Globalização na Segurança dos Alimentos 15 horas

Impactos da Globalização na Segurança dos Alimentos

Evolução dos hábitos alimentares no Brasil. Práticas alimentares humanas no contexto do mundo globalizado e seus efeitos na segurança alimentar. Industrialização de alimentos. Aumento na produção e consumo de alimentos tipo fast food.

Legislação e Normas Internacionais 15 horas

Legislação e Normas Internacionais

Fundamentos da legislação de alimentos segundo o Ministério da Saúde e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, registro de produtos, rotulagem de alimentos, responsabilidade técnica. Segurança ocupacional. Conceitos básicos de higiene e requisitos de higiene na indústria de alimentos.

Marketing empreendedor e desenvolvimento de novos produtos 15 horas

Marketing empreendedor e desenvolvimento de novos produtos

Estratégias de Marketing no Desenvolvimento de Novos Produtos, Pesquisa de Mercado , Estratégias competitivas, Ciclo de Vida do Produto, Comportamento do Consumidor , Segmentação e Posicionamento de Mercado.

Metodologia da Pesquisa Científica 15 horas

Metodologia da Pesquisa Científica

As diferentes formas de conhecimento. O conhecimento científico. Métodos. O processo de pesquisa. Metodologia de estudos. Trabalhos científicos.

Perigos e contaminantes alimentares na mesa do consumidor 15 horas

Perigos e contaminantes alimentares na mesa do consumidor

Classificação dos principais perigos; substâncias químicas potencialmente tóxicas de origem natural, ou por adição e contaminação em qualquer uma das fases da produção do alimento, do processamento ou da estocagem; aditivos diretos e indiretos.

Perigos e contaminantes da matéria prima à campo 15 horas

Perigos e contaminantes da matéria prima à campo

Classificação dos principais perigos e contaminantes que atingem a matéria-prima durante o seu cultivo. Caracterização dos contaminantes, formas de eliminação e de substituição por produtos naturais, perigos a saúde.

Perigos nos Alimentos 15 horas

Perigos nos Alimentos

Conceito de perigo; classificação dos perigos quanto a sua natureza: perigos biológicos, perigos químicos e perigos físicos; principais medidas de controle dos perigos e classificação dos perigos quanto a sua severidade.

Processo e industrialização de Aves 15 horas

Processo e industrialização de Aves

Descrever o transporte manejo pré-abate e o processo de abatimento das aves e como ele deve ocorrer para não afetar a qualidade. Composição química e valor nutritivo da carne de aves. Armazenamento, acondicionamento, condenação de carcaça e aproveitamento condicional.

Processo e industrialização de Carne Bovina 15 horas

Processo e industrialização de Carne Bovina

Descrever o processo de abatimento dos bovinos e como ele deve ocorrer para não afetar a qualidade. Composição química e valor nutritivo da carne, estrutura da carne, transformação do músculo em carne, microbiologia de carnes: microrganismos causadores da deterioração da carne e produtos derivados, métodos de conservação da carne. Armazenamento e acondicionamento.

Condenação de carcaça e aproveitamento condicional: Industrialização da carne, produção de conservas, utilização de produtos não convencionais e subprodutos do abate em derivados de carne, sistemas de amaciamento pelo uso de enzimas. Produtos salgados, curados e envasados.

Processo e Industrialização do Leite 15 horas

Processo e Industrialização do Leite

Classificação, condições e funcionamento dos estabelecimentos. Animais produtores de leite. Fatores que interferem na composição do leite. Obtenção higiênica do leite. Tipos de leite. Tratamentos do leite. Legislação e padrões físico-químicos e microbiológicos. Leite esterilizado e produtos de imitação.

Sistema APPCC 15 horas

Sistema APPCC

É um sistema de controle que aborda a segurança do alimento através da análise e controle dos riscos físicos, químicos e biológicos, desde a produção da matéria-prima, suprimento e manuseio até a fabricação, distribuição e consumo do produto acabado.

Técnicas de Preservação na Produção de Alimentos I 15 horas

Técnicas de Preservação na Produção de Alimentos I

Tópicos em microbiologia de Alimentos e Bioquímica de Alimentos, fatores intrínsecos e extrínsecos que afetam o crescimento de microrganismos em alimentos; Emprego de calor e frio na conservação de alimentos.

Técnicas de Preservação na Produção de Alimentos II 15 horas

Técnicas de Preservação na Produção de Alimentos II

Técnicas de conservação de alimentos pelos usos do calor e frio, pasteurização, esterilização, refrigeração e congelamento, Desidratação e secagem de alimentos, salga de alimentos, radiação de alimentos, Defumação de alimentos, extrusão aplicada à indústria de alimentos.

Tecnologia de grãos 15 horas

Tecnologia de grãos

Secagem e beneficiamento de grãos. Secadores. Armazenagem e unidades armazenadoras.  Aproveitamento  de resíduos.  Transporte e  armazenamento das matérias ­primas oleaginosas. Extração  de óleos e gorduras.  Refino e hidrogenação.  Equipamentos, instalações e serviços de  suporte. Calculo dos rendimentos e custos industriais. Aproveitamento de subprodutos e resíduos. 

Tratamento de resíduos sólidos e líquidos 15 horas

Tratamento de resíduos sólidos e líquidos

A gestão de resíduos e tratamento de efluentes tem sido por muitas décadas um grande desafio em diversos setores, e ênfase nesse tema vem sendo dada na busca de soluções que envolvam adequação de efluentes líquidos aos padrões de qualidade aceitáveis e um tratamento de resíduos que garanta o menor impacto ambiental e a minimização de desperdícios.

Vigilância e Meio Ambiente 15 horas

Vigilância e Meio Ambiente

Descrever o conjunto de ações que proporciona o conhecimento e a detecção das mudanças nos fatores determinantes e condicionantes do meio ambiente que interferem na saúde humana, com a finalidade de identificar as medidas de prevenção e controle dos fatores de risco ambientais relacionados às doenças ou outros agravos à saúde.

Zoonoses Alimentares 15 horas

Zoonoses Alimentares

Conceitos de epidemiologia das doenças de origem alimentar. Apresentação das principais enfermidades infecto-parasitárias de veiculação alimentar de importância zoonótica (brucelose, listeriose, tuberculose, toxoplasmose, complexo teníase-cisticercose). Medidas de Prevenção e educação em saúde.

Zoonoses de Interesse em Saúde Única 15 horas

Zoonoses de Interesse em Saúde Única

Conceitos de saúde pública, saúde coletiva, vigilância de epizootias, zoonoses e arboviroses de Interesse à Saúde Pública (febre amarela, dengue, zika, chikungunya). Ao mesmo tempo desenvolver percepção capaz de apontar os elementos de crise para interação homem, ambientes.

Carga horário total: 360 horas

Obs.: A carga horária prevista para a orientação do trabalho de conclusão de curso não está incluída.

Corpo Docente

Docente Titulação
Alissa Martins Especialista
Beatriz Cervejeira Bolanho Barros Doutora
Dione Maria Dal Bem Especialista
Fernanda Garcia Vilasquez Mestra
Gilberto Alves Doutor
Gilsyanne Domingues Travain Medeiros Especialista
Isabel Cristina da Silva Caetano Mestra
Lisiane de Almeida Martins Doutora
Luiz Roberto Prandi Doutor
Marcia Kuster de Paula Dreer Mestra
Natalia Morro Rossi Especialista
Patrícia Franco Gonçalves Previato do Amaral Mestra
Regiane P. Baptista da Silva Mestra
Valmir Fernandes Mestre

Observações:

1 - A UNIPAR reserva-se o direito de, na ocorrência de indisponibilidades eventuais, substituir qualquer dos professores elencados, atendida a titulação necessária e sem que haja prejuízo aos alunos. Se, até o dia previsto para início das aulas, não tiver formado turma, a UNIPAR reserva-se o direito de prorrogar o início do curso, ou ainda, suspender as atividades previstas para o mesmo;

2 - Fica reservado a UNIPAR o direito de realização do curso, mediante o preenchimento do número mínimo de vagas disponíveis;

3 - As inscrições ficarão disponíveis no site até que haja vaga no curso.

Inscrições

Até o dia 24/03/2018

Documentação necessária

Fotocópia do Diploma

Fotocópia do RG

Fotocópia do CPF

Foto 3x4 Recente (1)

Comprovante de residência

Formulário a ser preenchido no ato da inscrição

Início do curso

13 de Abril de 2018

* Esta data poderá sofrer alteração; portanto, se informe junto à secretaria se as aulas darão início na data prevista

Regime de aulas

Quinzenal

Horário

Sextas-Feiras: 19h00 as 23h00

Sábados 7h30 as 11h50 e das 13h 00 às 17h20.

Investimento

Inscrição: R$ 80,00 (oitenta reais )

20 (vinte) parcelas de R$ 390,00 (trezentos e noventa reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Programa de descontos UNIPAR

Egressos da Unipar com conclusão de curso no ano de 2017: 20% (vinte por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 312,00 (trezentos e doze reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Egressos da Unipar com conclusão de cursos nos anos anteriores a 2017: 15% (quinze por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 331,50 (trezentos e trinta e um reais e cinquenta centavos) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Egressos de cursos de especialização concluídos na Unipar: 20% (vinte por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 312,00 (trezentos e doze reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Alunos de outras instituições: 10% (dez por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 351,00 (trezentos e cinquenta e um reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Número de Vagas

30 vagas

Unidade

Umuarama

Coordenador

Regiane P. Baptista da Silva

Fale com Regiane P. Baptista da Silva