Banner Gerenciamento de Obras e Serviços e Práticas Construtivas

Gerenciamento de Obras e Serviços e Práticas Construtivas

Objetivos

Geral: Capacitar os profissionais para atuar no campo de gestão de obras, proporcionando conhecimentos para gerir os projetos, cronogramas, finanças, além de desenvolver e avaliar os processos construtivos com qualidade;

Específico(s):

  • Gerenciar recursos, tempo e mão de obra em obras de construção civil;
  • Planejar e cumprir os cronogramas físicos-financeiros;
  • Fazer avaliações de viabilidade financeira de empreendimentos;
  • Dominar técnicas para produção de concreto em obras;
  • Gerenciar equipes de produção de alta performance;
  • Dominar as boas técnicas de construção afim de evitar patologias;

Buscar soluções para problemas de engenharia em obras.

Público alvo

Profissionais graduados em: engenharia, arquitetura e áreas afins.

Disciplinas

Nome Carga horária
Concretos especiais 15 horas

Concretos especiais

Concretos leves, concretos com fibras, concretos de alto desempenho e concretos com polímeros. Propriedades, produção e aplicação de concretos especiais.

Construção enxuta 15 horas

Construção enxuta

Princípios da construção enxuta. O sistema Toyota de produção. Princípios da Lean Construction. Interpretação dos princípios da Lean Construction. Aplicação dos conceitos e ferramentas Lean na construção civil. Kanban e demais ferramentas aplicadas na construção civil.

Construções em estruturas pré-moldadas 15 horas

Construções em estruturas pré-moldadas

Definições, Vantagens e Desvantagens da Pré-Fabricação. Industrialização da Construção. Histórico e Estágio Atual da Pré-Fabricação. Produção de Elementos Pré-Moldados em Concreto. Projeto de Estruturas Pré-moldadas em Concreto. Ligações entre elementos pré-moldados em Concreto. Estruturas mistas – vantagens e desvantagens.

Desempenho de edificações (NBR 15575:2014) 15 horas

Desempenho de edificações (NBR 15575:2014)

Definições de desempenho. Incumbências. Requisitos de desempenho. Desempenho estrutural, térmico e acústico. Estanqueidade à água. Durabilidade. Manutenção predial. Segurança contra incêndio. Funcionalidade e acessibilidade

Empreendedorismo e inovação 15 horas

Empreendedorismo e inovação

Conceitos. Mudanças nas relações de trabalho. Características empreendedoras. A motivação na busca de oportunidades. O funcionamento de um negócio. Estudo de viabilidade. Plano de negócios.

Estudo de Impacto de Vizinhança 15 horas

Estudo de Impacto de Vizinhança

Introdução a legislação urbanística no Brasil: O papel do Estudo de Impacto de Vizinhança – EIV, como instrumento da Política Urbana. Os órgãos licenciadores e suas especificações. Zoneamento e diretrizes urbanísticas. A exigência do EIV caso a caso. Métodos e técnicas para execução de EIV. Conhecendo o espaço urbano em que o empreendimento se insere. Conhecendo o empreendimento. Definição de áreas de Influência direta e indireta. Levantamento, análise e diagnóstico. Definição dos impactos positivos e negativos, por etapa. Medidas mitigadoras e compensatória.

Gerenciamento de obras 45 horas

Gerenciamento de obras

Conceitos de planejamento e controle. Sistemas de produção e modelos de planejamento e controle. Função do PCP como sistema de informação. Planejamento da produção. Dimensionamento da mão-de-obra. Planejamento de tempo e de custos. Cronogramas. Parâmetros de controle. Sistemas de controle. Relatórios gerenciais. Análise dos resultados. Desenvolvimento do Planejamento da Produção e utilização da linha de balanço e Pert/CPM / Entendimento dos conceitos lean aplicado as obras repetitivas / Entendimento dos Conceitos de Produção puxada / Controle do Ritmo de Obra e das produtividades das equipes / Controle dos Custos de Produção. Plataforma BIM e Softwares para planejamento e gerenciamento de obras. Sistemas de informações gerenciais.

Gestão financeira e análise da viabilidade de empreendimentos imobiliários 15 horas

Gestão financeira e análise da viabilidade de empreendimentos imobiliários

Análise da viabilidade econômico-financeira de incorporações imobiliárias. Viabilidade mercadológica: inteligência de mercado integrada. Viabilidade técnica (natureza, tipologia, padrão, tema): estudo de massa e eficiência econômica. Indicadores da viabilidade econômico-financeira (TIR, VPL, Margem Líquida, Exposição Máxima etc). Cenários com estudos estáticos e dinâmicos (planilhas, quadros, custos e receitas)

Logística do canteiro de obras 15 horas

Logística do canteiro de obras

Gestão de suprimentos, conceitos da gestão logística de suprimentos fluxos físicos e de informações. Aspectos logísticos dos sistemas de
transportes e movimentação em obras (suprimento, movimentação, armazenagem e distribuição física de materiais, mão-de-obra direta e subcontratada). Estudo dos processos, fluxos e espaços físicos no canteiro de obras. Técnicas de Otimização. Influência do canteiro de obras na construção civil. Representação e planejamento de espaços físicos no canteiro. Posicionamento racional de equipamentos. Definição, projeto e implantação do canteiro de obras. Segurança no canteiro de obras.

Metodologia de pesquisa científica 30 horas

Metodologia de pesquisa científica

Procedimentos e metodologia cientifica. Pesquisa. Redação. Desenvolver referenciais teórico-metodológicos para a elaboração de Projetos de Pesquisa e a produção de monografia da Pós-Graduação. Refletir sobre o fazer científico, buscando subsidiar a definição do objeto. Orientar a elaboração de monografias e proporcionar condições para que os alunos discutam coletivamente suas dificuldades e avanços no planejamento de seu trabalho. Ciência: sua natureza, objetivos e características; metodologia, métodos e técnicas de pesquisa científica.

Noções de segurança no trabalho 15 horas

Noções de segurança no trabalho

A evolução da Engenharia de Segurança do Trabalho. Aspectos econômicos, políticos e sociais. A história do prevencionismo. Entidades públicas e privadas. A Engenharia de Segurança do Trabalho no contexto capital-trabalho. O papel e as responsabilidades do Engenheiro de Segurança do Trabalho. Acidentes: conceituação e classificação. Causas de acidentes: fator pessoal de insegurança, ato inseguro, condição ambiental de insegurança. Consequências do acidente: lesão pessoal e prejuízo material. Agente do acidente e fonte de lesão. Riscos das principais atividades laborais.

Orçamento e licitações de obras 45 horas

Orçamento e licitações de obras

Orçamento Estratégico, Tático e Operacional, Orçamento por Estimativa de Custo; Cálculo simplificado; Orçamento por estimativas; Orçamento Analítico; Interpretação do Projeto; Orçamento discriminado; Levantamento de Quantidades e Critérios; Preço unitário de materiais; Preço unitário de mão-de-obra; Taxas de Leis sociais e Riscos de trabalho; Custo Total. Filosofia Integrada de Quantificação, Quantificação de Projeto Arquitetônico, Quantificação de Projetos de Estrutura, Quantificação de Projetos de Instalações. As Composições de Preços Unitários; As cotações; A Apropriação; Os Cálculos; Critérios de Medição; Estruturas de Concreto. Classificação ABC. As Despesas Indiretas; As Taxas do BDI; Taxas que incidem sobre os custos; Taxas que incidem sobre o faturamento; A elaboração da Planilha de Vendas. Filosofia da Utilização de Cronograma, Integração do Cronograma com o Orçamento de Obras, Desenvolvimento de Cronograma Físico e Financeiro, Cronograma PERT- CPM, Cronograma de Linha de Balanço, Curva “S” e Histogramas.

Práticas de fundações 15 horas

Práticas de fundações

Fundações diretas e profundas; critérios para escolha do tipo de fundação. Fundações diretas: tipos, características, métodos construtivos. Ruptura externa e interna de fundações diretas. Fundações profundas: tipos, características e métodos construtivos. Estacas (madeira, aço e concreto), estacas escavadas, estaca raiz e micro-estaca. Tubulões. Caixões. Blocos de coroamento. Estacas inclinadas. Controle de execução e provas de carga. Soluções especiais para fundações: substituição do solo, "jet-grouting", estacas tracionadas e reforço de fundações. Estruturas de contenção: muros de peso em concreto, muros em balanço, terra armada, pranchadas em balanço e estroncadas, paredes diafragma e cortinas atirantadas.

Práticas de revestimentos e acabamentos 15 horas

Práticas de revestimentos e acabamentos

Estudo dos materiais e das técnicas de acabamento: características básicas, uso, aplicação, especificação e detalhamento. Procedimentos de especificação e inspeção de materiais. Procedimentos executivos

Práticas de vedações e impermeabilizações 15 horas

Práticas de vedações e impermeabilizações

Vedações – Conceitos, alvenaria de vedação, processo executivo, detalhes executivos. Alvenaria estrutural – conceitos e processos executivos). Painéis de vedação – tipos e processos executivos. Esquadrias – conceitos, materiais e processo executivo. Sistemas envidraçados – conceitos, materiais e processo executivo. Cobertura – conceitos, tipos e detalhamentos. Impermeabilização – conceitos e materiais. Impermeabilização de áreas molhadas e laje de cobertura. Patologias em vedações e impermeabilizações.

Programação e controle de obras com MS-Project 15 horas

Programação e controle de obras com MS-Project

Conceitos de programação de obras, planejamento e controle. Programação das tarefas, tempo , custo e mão de obra. Abertura do projeto, programação da Estrutura Analítica de Projetos, precedência e alocação das tarefas. Configurações da ferramenta MS Project. Nivelamento dos recursos. Custos das tarefas. Acompanhamento e controle do projeto, indicadores, gráficos, layout e impressão do projeto. Análise e programação.

Sustentabilidade na construção civil 15 horas

Sustentabilidade na construção civil

Sustentabilidade e gerenciamento de resíduos. Políticas de Gerenciamento de Resíduos de Construção Civil. A gestão dos resíduos de construção no Brasil e no mundo. Legislação Aplicável. Normas Técnicas Aplicáveis. Definições de resíduos da construção e demolição. Impactos ambientais associados à má gestão de resíduos. Identificação, Caracterização, Classificação e Quantificação de resíduos. Coleta, Acondicionamento, Armazenamento, Transporte e Destinação Final de Resíduos de Construção. Processos de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil. Organização de um canteiro de obras. Programa de Treinamento e Capacitação. Mecanismos de Avaliação e Controle do gerenciamento. Vantagens e desvantagens da aplicação do gerenciamento de resíduos. Elaboração de Projetos e Relatórios de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil. Gestão de resíduos de construção e demolição em municípios. Desenvolvimento de novos materiais e produtos a partir de resíduos e tendências de mercado.

Tecnologia do concreto estrutural 30 horas

Tecnologia do concreto estrutural

Macro e micro composição dos concretos. Reologia das pastas, argamassas e concretos frescos. Modelos para consistência do concreto fresco. Dosagem do concreto para fins de pesquisa experimental. Dosagem e controle do concreto para fins práticos. Propriedade do concreto endurecido. Controle dos concretos. Estimadores e suas curvas de eficiência.

Carga horário total: 360 horas

Obs.: A carga horária prevista para a orientação do trabalho de conclusão de curso não está incluída.

Corpo Docente

Docente Titulação
Analia Fiorini Ogura Mestre
Christian Valcir Knipoff de Oliveira Mestre
Cledison Zatta Valdameri Mestre
Daniel Madruga Dotto Especialista
Deborah de Camargo Paciornik Especialista
Diane Guzi Fomin Mestre
Fabiano Barreto Romanel Mestre
Francisco Cláudio Morato Leite Mestre
Gelson Luiz Uecker Mestre
Ligia Eleodora Francovig Rachid Doutora
Lucas Tozzi Especialista
Marcelo Fabiano Costella Doutor
Neusa Aparecida Munhak Beltrame Especialista
Pablo Rodrigo Skowronski Lazarini Especialista
Ricardo Rocha de Oliveira Doutor
Rissieri dos Reis Scardoelli Especialista
Vinicius Lorenzi Mestre

Observações:

1 - A UNIPAR reserva-se o direito de, na ocorrência de indisponibilidades eventuais, substituir qualquer dos professores elencados, atendida a titulação necessária e sem que haja prejuízo aos alunos. Se, até o dia previsto para início das aulas, não tiver formado turma, a UNIPAR reserva-se o direito de prorrogar o início do curso, ou ainda, suspender as atividades previstas para o mesmo;

2 - Fica reservado a UNIPAR o direito de realização do curso, mediante o preenchimento do número mínimo de vagas disponíveis;

3 - As inscrições ficarão disponíveis no site até que haja vaga no curso.

Inscrições

Até o dia 24/03/2018

Documentação necessária

Fotocópia do Diploma

Fotocópia do RG

Fotocópia do CPF

Foto 3x4 Recente (1)

Fotocópia do comprovante de residência

Formulário a ser preenchido no ato da inscrição

Início do curso

06 de Abril de 2018

* Esta data poderá sofrer alteração; portanto, se informe junto à secretaria se as aulas darão início na data prevista

Regime de aulas

Quinzenal

Horário

Quinzenal

Sextas-Feiras: 19h00 as 23h00

Sábados 7h30 as 13h30

OBS: 20% das disciplinas teóricas serão online com assistência do professor, aos sábados, encerrarão às 13h30.

Investimento

Inscrição: R$ 80,00 (oitenta reais )

20 (vinte) parcelas de R$ 395,00 (trezentos e noventa e cinco reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Programa de descontos UNIPAR

Egressos da Unipar com conclusão de curso no ano de 2017: 20% (vinte por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 316,00 (trezentos e dezesseis reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Egressos da Unipar com conclusão de cursos nos anos anteriores a 2017: 15% (quinze por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 335,75 (trezentos e trinta e cinco reais e setenta e cinco centavos) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Egressos de cursos de especialização concluídos na Unipar: 20% (vinte por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 316,00 (trezentos e dezesseis reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Alunos de outras instituições: 10% (dez por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 355,50 (trezentos e cinquenta e cinco reais e cinquenta centavos) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Número de Vagas

30 vagas

Unidade

Cascavel

Coordenador

Pablo Rodrigo Skowronski Lazarini

Fale com Pablo Rodrigo Skowronski Lazarini