Banner Gerenciamento de Obras

Gerenciamento de Obras

Objetivos

  • Qualificar os profissionais em tecnologias e ferramentas para a redução de prazo, custo e impactos da obra.
  • Qualificar os profissionais para atuar no gerenciamento de obras.
  • Compartilhar experiência entre profissionais da área de construção civil.
  • Produzir conhecimento científico aplicado para o desenvolvimento do gerenciamento de obras regional.
  • Contribuir para o desenvolvimento econômico da sociedade.

Público alvo

Profissionais formados em: Engenharias, Arquitetura e Urbanismo, Administração e áreas afins.

Disciplinas

Nome Carga horária
Construção Enxuta 15 horas

Construção Enxuta

Princípios da construção enxuta. O sistema Toyota de produção. Princípios da Lean Construction. Interpretação dos princípios da Lean Construction. Aplicação dos conceitos e ferramentas Lean na construção civil. Kanban e demais ferramentas aplicadas na construção civil.

Custos e Orçamentação de Obras 30 horas

Custos e Orçamentação de Obras

Orçamento Estratégico, Tático e Operacional, Orçamento por Estimativa de Custo; Cálculo simplificado; Orçamento por estimativas; Orçamento Analítico; Interpretação do Projeto; Orçamento discriminado; Levantamento de Quantidades e Critérios; Preço unitário de materiais; Preço unitário de mão-de-obra; Taxas de Leis sociais e Riscos de trabalho; Custo Total. Filosofia Integrada de Quantificação, Quantificação de Projeto Arquitetônico, Quantificação de Projetos de Estrutura, Quantificação de Projetos de Instalações.  As Composições de Preços Unitários; As cotações; A Apropriação; Os Cálculos; Critérios de Medição; Estruturas de Concreto. Classificação ABC. As Despesas Indiretas; As Taxas do BDI; Taxas que incidem sobre os custos; Taxas que incidem sobre o faturamento; A elaboração da Planilha de Vendas. Filosofia da Utilização de Cronograma, Integração do Cronograma com o Orçamento de Obras, Desenvolvimento de Cronograma Físico e Financeiro, Cronograma PERT- CPM, Cronograma de Linha de Balanço, Curva “S” e Histogramas.

Desempenho das edificações 15 horas

Desempenho das edificações

Norma de desempenho. Requisitos do usuário. Critérios e métodos de avaliação. Desempenho: estrutural, contra incêndio, térmico, acústico, lumínico. Segurança no uso e na operação. Estanqueidade. Durabilidade e manutenibilidade. Saúde, higiene e qualidade do ar. Funcionalidade e acessibilidade. Conforto tátil e antropodinâmico. Adequação ambiental.

Economia, Mercado e Gestão de Risco 15 horas

Economia, Mercado e Gestão de Risco

Introdução ao mercado financeiro. Economia e mercado. Intermediários financeiros. Sistema Financeiro Nacional. Bolsa de Valores e Bolsa de Mercadorias e Futuros. Risco e retorno. O princípio da diversificação de Markowitz. O beta de um ativo. O modelo de Gordon. O modelo CAPM e o APT. Hipótese do Mercado Eficiente. Análise técnica e fundamentalista e Relações com Investidores.

Gerenciamento de resíduos na construção civil com foco na sustentabilidade 15 horas

Gerenciamento de resíduos na construção civil com foco na sustentabilidade

Sustentabilidade e gerenciamento de resíduos. Políticas de Gerenciamento de Resíduos de Construção Civil. A gestão dos resíduos de construção no Brasil e no mundo. Legislação Aplicável. Normas Técnicas Aplicáveis. Definições de resíduos da construção e demolição. Impactos ambientais associados à má gestão de resíduos. Identificação, Caracterização, Classificação e Quantificação de resíduos. Coleta, Acondicionamento, Armazenamento, Transporte e Destinação Final de Resíduos de Construção. Processos de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil. Organização de um canteiro de obras. Programa de Treinamento e Capacitação. Mecanismos de Avaliação e Controle do gerenciamento. Vantagens e desvantagens da aplicação do gerenciamento de resíduos. Elaboração de Projetos e Relatórios de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil. Gestão de resíduos de construção e demolição em municípios. Desenvolvimento de novos materiais e produtos a partir de resíduos e tendências de mercado.

Gestão da Qualidade e Produtividade na Construção Civil 15 horas

Gestão da Qualidade e Produtividade na Construção Civil

Conceitos básicos. Ferramentas para a qualidade. Padronização. Controle e garantia da qualidade. Sistema brasileiro de normalização. Sistema brasileiro de certificação. Qualidade na especificação e aquisição de materiais. Qualidade no gerenciamento e execução de obras. Qualidade nos serviço de manutenção e assistência técnica. Medições e indicadores de qualidade e produtividade. Certificações ISO e PBQP-H.

Gestão Financeira e Análise da Viabilidade de Empreendimentos Imobiliários 15 horas

Gestão Financeira e Análise da Viabilidade de Empreendimentos Imobiliários

Análise da viabilidade econômico-financeira de incorporações imobiliárias. Viabilidade mercadológica: inteligência de mercado integrada. Viabilidade técnica (natureza, tipologia, padrão, tema): estudo de massa e eficiência econômica. Indicadores da viabilidade econômico-financeira (TIR, VPL, Margem Líquida, Exposição Máxima etc). Cenários com estudos estáticos e dinâmicos (planilhas, quadros, custos e receitas).

Introdução a Gestão de Projetos na Construção Civil 30 horas

Introdução a Gestão de Projetos na Construção Civil

Introdução aos conceitos básicos e contexto de gestão de projetos para a Construção Civil. Processos do Gerenciamento de Projetos. Áreas de conhecimento do Gerenciamento de Projetos. Introdução ao PMBOK Guide. Definições. O contexto de gerenciamento de projetos: partes interessadas, contexto social, econômico e ambiental. Visão geral: fases e ciclo de vida do projeto; metodologias de projeto. Processos de gerenciamento de projeto. Estrutura do Guia do PMBOK. Processos de Iniciação. Processos de Planejamento. Processos de Execução. Processos de Controle. Processos de Encerramento. Capítulos do PMBOK e dinâmicas.

Legislação Trabalhista e Gestão de Contratos 15 horas

Legislação Trabalhista e Gestão de Contratos

Legislação trabalhista; legislação ambiental; leis do uso do solo; código de obras, estatuto da cidade, código de defesa do consumidor; lei 8666; responsabilidades: garantias e manutenção das obras; relacionamentos comerciais e contratos com clientes; contratos financeiros; contrato com subempreiteiros; gestão de contratos por empreitada global ou parcial. Documentações. Seguros. Outros contratos.

Licitações de obras e serviços de engenharia 15 horas

Licitações de obras e serviços de engenharia

Conceito de licitação; Princípios da licitação; Finalidade da licitação; Fases da licitação: interna e externa; Competências para prática dos atos da licitação; Comissões de licitação; Tipos de licitação; Empresas em consórcio; Licitação deserta e fracassada; Vedações à participação na licitação. Diferença entre obras e serviços de engenharia. Procedimento para licitação. Tipos de licitação. Modalidades comuns para obras, compras e serviços. Contratação direta. Sistema de registro de preços para obras e serviços de engenharia. Pregão para obras públicas e serviços de engenharia. Normas aplicáveis às licitações de obras públicas. Conteúdo e elaboração de edital de obras públicas. Exigência de certificações de qualidade. Indicação de marcas. Participação de microempresas e empresas de pequeno porte. Fracionamento da despesa e parcelamento do objeto. Qualificação técnica. Habilitação jurídica. Regularidade fiscal. Capacidade econômico-financeira. Comissões de licitação. Revogação e anulação do procedimento licitatório.

Liderança e Gestão de Pessoas na Construção Civil 15 horas

Liderança e Gestão de Pessoas na Construção Civil

Habilidades pessoais e interpessoais; Liderança de equipes, motivação, comprometimento, administração de conflitos, tomada de decisão, poder e influência. Contexto do perfil do operário da construção. A evolução de conceitos: de recursos humanos a gestão de pessoas. Análise da política de recursos humanos: Planos de Cargos e Salários, Plano de Desenvolvimento e treinamento, Sistemas de Avaliação, Planejamento, Recrutamento e seleção, Políticas de remuneração e administração de cargos e salários, Plano de benefícios, Relações humanas e motivação. Avaliação de desempenho

Logística do Canteiro de Obras 15 horas

Logística do Canteiro de Obras

Gestão de suprimentos, conceitos da gestão logística de suprimentos fluxos físicos e de informações. Aspectos logísticos dos sistemas de
transportes e movimentação em obras (suprimento, movimentação, armazenagem e distribuição física de materiais, mão-de-obra direta e subcontratada). Estudo dos processos, fluxos e espaços físicos no canteiro de obras. Técnicas de Otimização. Influência do canteiro de obras na construção civil. Representação e planejamento de espaços físicos no canteiro. Posicionamento racional de equipamentos. Definição, projeto e implantação do canteiro de obras. Segurança no canteiro de obras.

Metodologia da Pesquisa 30 horas

Metodologia da Pesquisa

Introdução à metodologia. Introdução à metodologia de pesquisa. Apresentação de ficha para proposta e acompanhamento de projeto de pesquisa. Metodologia de Projeto. Os levantamentos e decisões de projeto necessárias a uma nova visão da segurança contra incêndios nas edificações. Aplicação do modelo à pesquisa para monografia. Acompanhamento das pesquisas dos alunos. Coordenação da avaliação das monografias dos alunos.

Planejamento e Controle de Obras 45 horas

Planejamento e Controle de Obras

Conceitos de planejamento e controle. Sistemas de produção e modelos de planejamento e controle. Função do PCP como sistema de informação. Planejamento da produção. Dimensionamento da mão-de-obra. Planejamento de tempo e de custos. Cronogramas. Parâmetros de controle. Sistemas de controle. Relatórios gerenciais. Análise dos resultados. Desenvolvimento do Planejamento da Produção e utilização da linha de balanço e Pert/CPM / Entendimento dos conceitos lean aplicado as obras repetitivas / Entendimento dos Conceitos de Produção puxada / Controle do Ritmo de Obra e das produtividades das equipes / Controle dos Custos de Produção. Plataforma BIM e Softwares para planejamento e gerenciamento de obras. Sistemas de informações gerenciais.

Plataforma BIM para a Construção Civil 30 horas

Plataforma BIM para a Construção Civil

Histórico e evolução da Tecnologia da Informação e da Comunicação. Introdução ao BIM: definições. Usos do BIM no ciclo de vida da edificação. Benefícios do BIM. Conceitos de Modelagem. Implementação Integrada de Empreendimentos – IPD. Interoperabilidade – parte I (IDM – Information Delivery Manual / MVD – Model View Definition). Interoperabilidade – parte II (IFC – Industry Foundation Classes / IFD – International Framework for Dictionaries). BIM & Sustentabilidade. Implantação de BIM em empreendimentos.

Programação e Controle de Obras com MS-Project 15 horas

Programação e Controle de Obras com MS-Project

Conceitos de programação de obras, planejamento e controle. Programação das tarefas, tempo , custo e mão de obra. Abertura do projeto, programação da Estrutura Analítica de Projetos, precedência e alocação das tarefas. Configurações da ferramenta MS Project. Nivelamento dos recursos. Custos das tarefas. Acompanhamento e controle do projeto, indicadores, gráficos, layout e impressão do projeto. Análise e programação.

Sistemas construtivos racionalizados - alvenarias e vedações 15 horas

Sistemas construtivos racionalizados - alvenarias e vedações

Inovações tecnológicas nas vedações e revestimentos. Conceituação. Histórico do uso da alvenaria estrutural e de vedação. Classificação. Racionalização Construtiva dos Processos Construtivos em alvenaria. Paredes de alvenaria: características mecânicas, avaliação das características, normalização. Paredes de alvenaria: requisitos de desempenho, propriedades e características. A racionalização no projeto em alvenaria: interação entre os subsistemas. A racionalização no projeto em alvenaria: modulação. Blocos: características, tipos, propriedades e normalização. Argamassas: características, propriedades e avaliação.

Sistemas construtivos racionalizados - estruturas de concreto 15 horas

Sistemas construtivos racionalizados - estruturas de concreto

Pré-fabricados de concreto, qualidade nas estruturas de concreto armado, concreto protendido, concreto de alto desempenho.

Sistemas construtivos racionalizados - metal e madeira 15 horas

Sistemas construtivos racionalizados - metal e madeira

Sistemas industrializados em aço: potencialidades do aço; sistemas estruturais típicos; estruturas mistas de aço e concreto; sistemas com perfis formados a frio; sistema em Light Steel Framing. Sistemas industrializados em madeira.

Carga horário total: 375 horas

Obs.: A carga horária prevista para a orientação do trabalho de conclusão de curso não está incluída.

Corpo Docente

Docente Titulação
Aureliano Silva Tavares Mestre
Claudemir José de Souza Mestre
Cledison Zatta Valdameri Mestre
Diane Guzi Fomin Mestre
Diane Guzi Fomin Mestre
Eduardo Pizzatto Schultz Especialista
Fabiano Barreto Romanel Mestre
Francisco Cláudio Morato Leite Mestre
Ligia Eleodora Francovig Rachid Doutora
Lucas Andreola Luza Especialista
Marcelo Fabiano Costella Doutor
Maria Felomena Alves de Oliveira Sandri Mestre
Maurício Moreira e Silva Bernardes Doutor
Mônya de Cássia Vitória Especialista
Ricardo Rocha de Oliveira Doutor
Ricardo Rocha de Oliveira Doutor
Tomás Lima Mestre

Observações:

1 - A UNIPAR reserva-se o direito de, na ocorrência de indisponibilidades eventuais, substituir qualquer dos professores elencados, atendida a titulação necessária e sem que haja prejuízo aos alunos. Se, até o dia previsto para início das aulas, não tiver formado turma, a UNIPAR reserva-se o direito de prorrogar o início do curso, ou ainda, suspender as atividades previstas para o mesmo;

2 - Fica reservado a UNIPAR o direito de realização do curso, mediante o preenchimento do número mínimo de vagas disponíveis;

3 - As inscrições ficarão disponíveis no site até que haja vaga no curso.

Inscrições

Até o dia 24/03/2018

Documentação necessária

Fotocópia do Diploma;

Fotocópia do RG;

Fotocópia do CPF;

Foto 3x4 Recente (1);

Fotocópia do comprovante de residência;

Formulário a ser preenchido no ato da inscrição;

Início do curso

06 de Abril de 2018

* Esta data poderá sofrer alteração; portanto, se informe junto à secretaria se as aulas darão início na data prevista

Regime de aulas

Quinzenal

Horário

Quinzenal

Sextas-Feiras: 19h00 às 23h00

Sábados 8h00 às 12h00 e das 13h00 às 18h00

Investimento

Inscrição: R$ 80,00 (oitenta reais )

20 (vinte) parcelas de R$ 430,00 (quatrocentos e trinta reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Programa de descontos UNIPAR

Egressos da Unipar com conclusão de curso no ano de 2017: 20% (vinte por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 344,00 (trezentos e quarenta e quatro reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Egressos da Unipar com conclusão de cursos nos anos anteriores a 2017: 15% (quinze por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 365,50 (trezentos e sessenta e cinco reais e cinquenta centavos) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Egressos de cursos de especialização concluídos na Unipar: 20% (vinte por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 344,00 (trezentos e quarenta e quatro reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Alunos de outras instituições: 10% (dez por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 387,00 (trezentos e oitenta e sete reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Número de Vagas

30 vagas

Unidade

Francisco Beltrão

Coordenador

Diane Guzi Fomin

Fale com Diane Guzi Fomin