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Objetivos

Geral:

  • Adquirir conhecimentos linguísticos para a comunicação em língua de sinais com a pessoa surda.
  • Analisar documentos vigentes para compreender as diretrizes educacionais para a área da surdez.

 

Específico(s):

  • Conhecer a história do surdo e as diversas representações e práticas sociais;
  • Entender a anatomia e a fisiologia do funcionamento da audição, para conseguirmos entender a importância de um melhor aproveitamento da audição ou resíduo auditivo.

Estudar diferentes metodologias de trabalho, a língua brasileira de sinais, técnicas e recursos para um melhor processo de ensino-aprendizagem do aluno surdo.

Público alvo

Profissionais formados em: Letras/Libras; Pedagogia e áreas afins.

Área

Ciências Humanas

Disciplinas

Nome Carga horária
Aquisição da Língua Portuguesa como L2 (Segunda Língua) para Pessoas Surdas 30 horas

Aquisição da Língua Portuguesa como L2 (Segunda Língua) para Pessoas Surdas

Diferença entre a Língua Portuguesa e a Libras; A situação de Aprendizagem dos Surdos; Implicações do Processo de Alfabetização para Alunos Surdos; Letramento Visual; Processo de Aquisição da Língua Portuguesa como L²; Estratégias para Trabalhar a Leitura; A construção da Escrita do Surdo; Uso da Função Social; Análise Contrastiva; Processo de Interlíngua – Níveis: I, II e III; Ampliação do Vocabulário da Língua Portuguesa.

Aspectos Biológicos da Surdez 15 horas

Aspectos Biológicos da Surdez

Anatomia e fisiologia dos órgãos da audição e fonação. Etiologia e prevenção da surdez. Definição de surdez. Avaliação e diagnóstico. Reabilitação aural: implantes cocleares, aparelhos auditivos.

Conhecimento sobre a Formação do Profissional Intérprete em Libras 15 horas

Conhecimento sobre a Formação do Profissional Intérprete em Libras

Intérprete de língua de sinais e o papel do intérprete de libras; Regulamento para atuação como tradutor e intérprete de língua de sinais; Regulamento dos intérpretes da FENEIS-RS; Da ética do profissional intérprete; Da postura ética na hora do contrato; Resolução do encontro de Montevidéu; Lei nº 12.319, de 1º de setembro de 2010- regulamenta a profissão de tradutor e intérprete da Língua brasileira de sinais - libras; Modelos de tradução e interpretação; Aluno surdo x intérprete x professor: perspectiva na área educacional inclusiva; Reflexões sobre a inclusão escolar do aluno surdo; Orientação aos pais.

Ensino, Aprendizagem da Leitura e Escrita do Português para Surdos e Literatura Surda. 15 horas

Ensino, Aprendizagem da Leitura e Escrita do Português para Surdos e Literatura Surda.

Apropriação da leitura e escrita e produção de texto por pessoas surdas. Conhecimento de literatura surda.

Ensino, Aprendizagem da Leitura e Escrita do Signwriting. 30 horas

Ensino, Aprendizagem da Leitura e Escrita do Signwriting.

A escrita da língua de sinais como possibilidade de comunicação das pessoas surdas.

Fundamentos da Educação Especial e da Educação dos Surdos 15 horas

Fundamentos da Educação Especial e da Educação dos Surdos

Transformação história da educação dos surdos: da eliminação à inclusão. Estudo da concepção de surdez e a comunidade surda. Legislação referente à acessibilidade social e educacional. Aspectos teóricos e metodológicos das concepções de educação na área da surdez. Políticas públicas de inclusão no cenário educacional. Legislações referentes aos direitos da pessoa surda; Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) voltadas à educação de surdos.  Formação e atuação de intérprete de LIBRAS; Decreto 5626/05.

Legislação e Educação de Surdos no Brasil 15 horas

Legislação e Educação de Surdos no Brasil

História da Educação dos Surdos: avanços e retrocessos, exclusão, integração e inclusão. Estudo da concepção de surdez e a comunidade surda. Legislação referente à acessibilidade social e educacional. Aspectos teóricos e metodológicos das concepções de educação na área da surdez. Políticas públicas de inclusão no cenário educacional. Legislações referentes aos direitos da pessoa surda; Lei 10.098/2000, Lei 10436/02/ Decreto 5.626/05.  Lei 9394/96 capitulo V. PNE e a Meta 4.

Libras - Nível III 30 horas

Libras - Nível III

Classificadores em LIBRAS. Fluência em LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais. Conversação em LIBRAS.

Libras - Tradução e Interpretação 30 horas

Libras - Tradução e Interpretação

Conceitos, tipologia e conscientização dos problemas teóricos e práticos da tradução. A interpretação da LIBRAS/PORTUGUES/LIBRAS com base na equivalência semântica, estruturação da mensagem e adequação de registro linguístico.

Libras Básico 30 horas

Libras Básico

Aspectos linguísticos da Língua Brasileira de Sinais: Introdução à aprendizagem da LIBRAS.  Expressões faciais afetivas, expressões faciais gramaticais sentenciais e expressão corporal. Alfabeto manual/números e prático de datilologia. Conhecimentos linguísticos básicos para a comunicação em Língua de Sinais com a pessoa surda.

Libras – Nível I 30 horas

Libras – Nível I

Variações linguísticas: regionais, sociais e históricas, arbitrariedade e iconicidade. Formação de sinais e frases em LIBRAS. Ampliação dos vocabulários em LIBRAS

Libras – Nível II 30 horas

Libras – Nível II

Expressão e receptividade das libras. Ritmo. O uso de espaço. Diálogo e dramatizações. Expressões de negação, afirmação, interrogação e exclamação. Uso de estratégias de reprodução e aquisição de novos sinais. Diálogos e dramatizações. Conversação

Linguística e Surdez 30 horas

Linguística e Surdez

Conceito de língua e linguagem. Estrutura das LIBRAS - fonologia, morfologia, sintaxe, semântica, pragmática. Regionalismo, transformações e preconceito linguístico.

Metodologia da Pesquisa Científica 30 horas

Metodologia da Pesquisa Científica

História do método. A pesquisa em educação como instrumento para compreensão da deficiência mental e transtornos. O Trabalho Científico: objetivos, componentes, apresentação do trabalho; Metodologia da Pesquisa Científica; métodos, escolha do método; Elaboração do projeto de pesquisa do Trabalho de Conclusão.

Política de Educação Inclusiva e o Trabalho Pedagógico 15 horas

Política de Educação Inclusiva e o Trabalho Pedagógico

Educação bilíngue e o reconhecimento da surdez como diferença. Escolas Bilíngues, Classes Bilíngues nas Escolas e Colégios/Inclusivos.  Projeto Político Pedagógico das escolas inclusivas. Os sentidos do conceito de educação bilíngue para surdos. O trabalho pedagógico com alunos surdos na educação Básica desde Educação Infantil ao Ensino Superior.

Carga horário total: 360 horas

Obs.: A carga horária prevista para a orientação do trabalho de conclusão de curso não está incluída.

Corpo Docente

Docente Titulação
Elisabete de Oliveira Ribeiro Especialista
Gleisson Rhener da Rocha Especialista
Lucília Gouveia Especialista
Luiz Roberto Prandi Doutor
Mariana Dézinho Mestre
Tânia Aparecida Martins Mestre
Thiago Rafael Mazzarollo Mestre
Valdenir de Souza Pinheiro Especialista
Vanderlise Simone Dalgalo Especialista
Viviane Sirineu da Silva Especialista

Observações:

1 - A UNIPAR reserva-se o direito de, na ocorrência de indisponibilidades eventuais, substituir qualquer dos professores elencados, atendida a titulação necessária e sem que haja prejuízo aos alunos. Se, até o dia previsto para início das aulas, não tiver formado turma, a UNIPAR reserva-se o direito de prorrogar o início do curso, ou ainda, suspender as atividades previstas para o mesmo;

2 - Fica reservado a UNIPAR o direito de realização do curso, mediante o preenchimento do número mínimo de vagas disponíveis;

3 - As inscrições ficarão disponíveis no site até que haja vaga no curso.

Inscrições

Até o dia 24/03/2018

Documentação necessária

Fotocópia do Diploma

Fotocópia do RG

Fotocópia do CPF

Foto 3x4 Recente (1)

Fotocópia do comprovante de residência

Formulário a ser preenchido no ato da inscrição

Início do curso

06 de Abril de 2018

* Esta data poderá sofrer alteração; portanto, se informe junto à secretaria se as aulas darão início na data prevista

Regime de aulas

Quinzenal

Horário

Sextas-Feiras: 19h00 as 23h00

Sábados 8h00 as 12h00 e 13h00 às 18h00

Investimento

Inscrição: R$ 80,00 (oitenta reais )

20 (vinte) parcelas de R$ 325,00 (trezentos e vinte e cinco reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Programa de descontos UNIPAR

Egressos da Unipar com conclusão de curso no ano de 2017: 20% (vinte por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 260,00 (duzentos e sessenta reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Egressos da Unipar com conclusão de cursos nos anos anteriores a 2017: 15% (quinze por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 276,25 (duzentos e setenta e seis reais e vinte e cinco centavos) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Egressos de cursos de especialização concluídos na Unipar: 20% (vinte por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 260,00 (duzentos e sessenta reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Alunos de outras instituições: 10% (dez por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 292,50 (duzentos e noventa e dois reais e cinquenta centavos) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Número de Vagas

30 vagas

Unidade

Guaíra

Coordenador

Elisabete de Oliveira Ribeiro

Fale com Elisabete de Oliveira Ribeiro