Banner Matemática na Prática

Matemática na Prática

Objetivos

Geral: Formar profissionais das áreas de Matemática e de Ciências Naturais (Licenciatura/Bacharelado), com base nas principais tendências da Educação Matemática, abordando as bases teóricas e metodológicas para o ensino da Matemática.

Específico(s):

  • Subsidiar os graduados da área de Matemática e das Ciências Naturais (Licenciatura/Bacharelado), recursos metodológicos para fortalecer a sua prática docente no Ensino da Matemática;
  • Possibilitar a formação contínua dos professores da Educação Básica da área de

Matemática e das Ciências Naturais;

  • Garantir a articulação entre os conhecimentos, metodologias e conteúdos acadêmicos e os conhecimentos e práticas detidos pelos professores de nossas escolas.
  • Contribuir para a efetiva mudança da dinâmica de sala de aula, na perspectiva de que a busca, socialização e (re)construção do conhecimento sejam garantidas por meio de um processo de ensino e aprendizagem participativo e significativo.

Público alvo

Profissionais graduados ou Licenciandos em Matemática, Ciências Naturais e áreas afins que estão atuando no ensino público e/ou particular e lecionam aulas nos ensinos fundamental e médio.

Área

Ciências Exatas e da Terra

Disciplinas

Nome Carga horária
ANÁLISE COMBINATÓRIA 30 horas

ANÁLISE COMBINATÓRIA

Análise combinatória; O que é; Conjuntos; Subconjuntos; União e interseção de conjuntos; Conjunto complementar; Diferença entre conjuntos; Propriedades; Produto cartesiano; Permutação simples; Combinação simples; Permutação circular; Permutação de elementos não sendo todos distintos; Combinações completas ou com repetição; Outros métodos de contagem; Princípio de inclusão-exclusão; Permutações caótica s; Lemas de Kaplansky; Princípio De Dirichlet; Números binominais; Triângulo de pascal; Binômio de Newton; Polinômio de Leibniz; Probabilidade; Breve introdução; Espaço amostral; Espaços amostrais equiprováveis; Espaços de probabilidade; Probabilidade condicional; Teorema da multiplicação; Lei Binomial Da Probabilidade; Ensaios de Bernoulli; Distribuição binominal; A Probabilidade Na Formação De Professores Da Educação Básica.

AVALIAÇÃO 30 horas

AVALIAÇÃO

Conceito de Avaliação; Processo de Avaliação; Tipos de Avaliações; Avaliação Quantitativa e Avaliação Qualitativa; Problema, modalidades e instrumentos de avaliação; Procedimentos inovadores e dinâmica de avaliação de aprendizagem.

DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO 30 horas

DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO

Relações; Par Ordenado; Produto Cartesiano; Relação Binária; Domínio e Imagem; Representações; Inversa de uma relação; Função – Aplicação; Imagem direta e inversa;  Aplicações Injetoras e Sobrejetoras; Aplicação Inversa; Composição de Aplicações; Função do Primeiro Grau; Função Constante; Função Linear; Função Afim ou do Primero Grau; Gráfico; Imagem; Coeficientes da Função do Primeiro Grau; Zeros da Função do Primeiro Grau; Funções monótonas: Funções Crescentes ou Decrescentes; Sinal da Função do Primeiro Grau; Função Quadrática; Parábola; Concavidade; Forma Canônica; Raízes ou zeros da função quadrática; Máximos e Mínimos; Vértice da Parábola; Sinais da Função Quadrática; Função Modular; Gráfico da Função Modular; Equação Modular; Inequação Modular; Função Exponencial; Propriedades da Função Exponencial; Imagem da Função Exponencial ; Gráfico da Função Exponencial; Equação exponencial; Inequação exponencial; Logaritmos; Função Logarítmica.

DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA 15 horas

DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA

Tendências em Educação Matemática: Considerações Iniciais Sobre o Ensino de Matemática; Alguns Períodos Importantes para a Evolução do Ensino da Matemática; Recursos Metodológicos; Os Conteúdos nos Ensinos Fundamental e Médio.

FUNÇÕES POR MEIO DE RESOLUÇÕES DE PROBLEMAS 30 horas

FUNÇÕES POR MEIO DE RESOLUÇÕES DE PROBLEMAS

Funções Reais: O conceito de função; variáveis dependentes e independentes; variáveis discretas contínuas; representação geométrica das funções; Domínio, contradomínio e imagem; funções injetivas, sobrejetivas e bijetivas, pares e ímpares; tipos de funções e suas aplicações (Função constante, função do 1º grau linear e afim, função quadrática e função seno e aplicações.

GEOMETRIA 30 horas

GEOMETRIA

Quadriláteros Notáveis, Polígonos, Prismas, Pirâmides, Cilindros, Cones, Esferas, Áreas e Volumes, Distância entre dois pontos, Equações de retas, equações de circunferências.

METODOLOGIA DA PESQUISA 30 horas

METODOLOGIA DA PESQUISA

Conceito de ciência, método científico e pesquisa em uma abordagem ética. Elaboração do projeto de pesquisa a partir da problemática, da delimitação do tema, do conceito de objeto de estudo, da formulação do problema e das hipóteses e construção dos objetivos da pesquisa. Elaboração dos instrumentos de pesquisa e análise de dados com o uso adequado das normas da ABNT para a elaboração do trabalho científico.  Redação e revisão: os principais elementos de um trabalho científico (relatórios, artigos, monografias).

NÚMEROS E OPERAÇÕES 30 horas

NÚMEROS E OPERAÇÕES

O Conhecimento Matemático; Caracterização Da Área De Matemática; A Matemática No Ensino Fundamental; Objetivos Gerais Do Ensino Fundamental; Avaliação Em Matemática; Objetivos Gerais De Matemática Para O Ensino Fundamental; Selecionando Os Conteúdos De Matemática No Ensino Fundamental; Matemática Para O Primeiro Ciclo; Recursos De Ensino; Conteúdos, Conceitos E Procedimentos: Números Naturais E Numeração Decimal; Matemática Para O Segundo Ciclo; Conceitos, Conteúdos E Procedimentos: Números Naturais, Numeração Decimal E Números Racionais; Avaliação (Segundo Ciclo); Recomendações Didáticas.

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM 30 horas

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

Análise de diferentes abordagens teóricas psicológicas desenvolvidas no século XX acerca dos processos de aprendizagem e suas relações com os fundamentos políticos, pedagógicos e sociais da Educação. Estudo das questões que envolvem a ação da escola na contemporaneidade e as contribuições da Psicologia no processo de intervenção e mediação dos problemas gerados no contexto escolar, norteados pelos eixos: Diversidade cultural na escola; Violência escolar e Bullying; Saúde e prática docente.

SISTEMAS DE EQUAÇÕES LINEARES 30 horas

SISTEMAS DE EQUAÇÕES LINEARES

Sistemas de Equações Lineares e Matrizes; Eliminação Gaussiana; Operações Matriciais; Inversão de Matrizes. Matrizes Diagonais, Triangulares e Simétricas. Determinantes; Função Determinante; Cálculo de Determinantes por Redução Linear; Propriedades da Função Determinante; Expansão em Co-Fatores: Regra de Cramer. Vetores em Espaços Bi e Tridimensionais; Representação Geométrica; Norma de um Vetor; Aritmética Vetorial; Protudo Escalar e Projeções; Produto Vetorial; Retas e Planos no Espaço Tridimensional.

TÓPICOS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO 30 horas

TÓPICOS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO

Princípios de Lógica: A Lógica de Aristóteles; Silogismo; Raciocínio Dedutivo (exercícios); problemas de Lógica; Desafios Lógicos.

TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO 15 horas

TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO

Introdução à Estatística básica a partir da construção e análise de tabelas e gráficos, cálculo e interpretação das principais medidas de posição (média aritmética, moda e mediana) e dispersão (desvio padrão e variância); Introdução às técnicas de probabilidades bem como suas distribuições no caso discreto (Binomial e Poisson) e contínuo (Normal).

TRIGONOMETRIA 30 horas

TRIGONOMETRIA

Teorema de Pitágoras; A Trigonometria No Triângulo Retângulo e Razões Trigonométricas no Triângulo Retângulo e na Circunferência; Relações Trigononmétricas.

Carga horário total: 360 horas

Obs.: A carga horária prevista para a orientação do trabalho de conclusão de curso não está incluída.

Corpo Docente

Docente Titulação
Carla Fernanda Barbosa Monteiro Mestre
Cíntia Cristiane de Andrade Especialista
Marcio Roberto da Rocha Mestre
Michele Barboza dos Santos Especialista
Tania Conceição Iglesias Pós-Doutora
Tania Marli Rocha Garcia Doutora

Observações:

1 - A UNIPAR reserva-se o direito de, na ocorrência de indisponibilidades eventuais, substituir qualquer dos professores elencados, atendida a titulação necessária e sem que haja prejuízo aos alunos. Se, até o dia previsto para início das aulas, não tiver formado turma, a UNIPAR reserva-se o direito de prorrogar o início do curso, ou ainda, suspender as atividades previstas para o mesmo;

2 - Fica reservado a UNIPAR o direito de realização do curso, mediante o preenchimento do número mínimo de vagas disponíveis;

3 - As inscrições ficarão disponíveis no site até que haja vaga no curso.

Inscrições

Até o dia 21/04/2017

Documentação necessária

 - Fotocópia do Diploma

- Fotocópia do RG

 - Fotocópia do CPF

 - 01 Foto 3X4 recente

 - Comprovante de residência

Início do curso

28 de Abril de 2017

* Esta data poderá sofrer alteração; portanto, se informe junto à secretaria se as aulas darão início na data prevista

Regime de aulas

Semanal

Horário

Sábado - Manhã e Tarde

OBS: O curso terá 20% da carga horária online e com assistência do professor?

Investimento

Inscrição: R$ 80,00 (oitenta reais )

20 (vinte) parcelas de R$ 325,00 (trezentos e vinte e cinco reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Programa de descontos UNIPAR

Egressos da Unipar com conclusão de curso no ano de 2016: 20% (vinte por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 260,00 (duzentos e sessenta reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Egressos da Unipar com conclusão de cursos nos anos anteriores a 2016: 15% (quinze por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 276,25 (duzentos e setenta e seis reais e vinte e cinco centavos) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Egressos de cursos de especialização concluídos na Unipar: 20% (vinte por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 260,00 (duzentos e sessenta reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Alunos de outras instituições: 10% (dez por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 292,50 (duzentos e noventa e dois reais e cinquenta centavos) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Número de Vagas

30 vagas

Unidade

Paranavaí

Coordenador

Michele Barboza dos Santos

Fale com Michele Barboza dos Santos