Banner MBA em Finanças, Controladoria e Auditoria

MBA em Finanças, Controladoria e Auditoria

Objetivos

Geral:

  • Capacitar executivos, gestores, empreendedores, contadores, administradores a dominar os mecanismos, estratégias e controles necessários à otimização da Controladoria, auditoria e Gestão Financeira.

 

Específico(s):

  • Proporcionar conhecimentos adequados sobre a Gestão Empresarial abordando os conceitos de Planejamento e Controle como meios de capacitação do empresário para a continuidade de seus negócios;
  • Preparar profissionais para a gestão das empresas, para, com competência, habilidade e ética, poder inferir no processo decisorial dessas entidades de modo a torná-las eficientes e eficazes;
  • Capacitar o aluno a examinar conceitos técnicos, mediante avaliação prática e analítica;
  • Proporcionar conhecimentos de auditoria interna e externa para ser utilizado na gestão empresarial.
  • Instrumentalizar os alunos para o desenvolvimento do planejamento patrimonial, econômico e financeiro das empresas.
  • Vivenciar casos reais relacionados à eficácia da Gestão Estratégica, inserindo estudos sobre Planejamento Tributário e a eficácia no uso dos recursos da empresa;
  • Estudar e aplicar conceitos relativos à integração sistêmica da empresa relacionada a Orçamento, Custos e Contabilidade.

Para os gestores e executivos não especialistas em controladoria, o curso complementará com a formação dos aspectos econômicos e financeiros da gestão empresarial.

Público alvo

Profissionais da área de controladoria, executivos, gestores, contadores, administradores e todos os profissionais da área de gestão empresarial interessados em capacitar-se para a gestão de negócios.

Disciplinas

Nome Carga horária
Análise de Cenários Econômicos 15 horas

Análise de Cenários Econômicos

Elementos para a análise da Economia Brasileira. Cenários Econômicos Internacionais e seus efeitos sobre a Economia Brasileira. Cenários Econômicos para a Economia Brasileira.

Análise de Projetos e Investimentos 30 horas

Análise de Projetos e Investimentos

Capitalização e descontos; Valor presente líquido; Método da Taxa Interna de Retorno; Retorno Contábil Médio; Pay back e pay back descontado; seleção de projetos e projetos mutuamente Ecludente; Análise com restrição de Capital; Projeto com vidas econômicas diferentes; Análise do Projeto após Imposto de Renda;Fusões e Incorporações.

Auditoria das Demonstrações Financeiras 30 horas

Auditoria das Demonstrações Financeiras

Noções gerais sobre Auditoria. Normas relativas à Pessoa do Auditor.Normas de Execução do Trabalho.Planejamento e Supervisão.Programas de Auditoria.Avaliação dos Controles Internos.Papéis de Trabalho.Identificação das demonstrações Contábeis e Responsabilidade do Auditor.Adequação aos Princípios Contábeis.Tipos de Parecer de Auditoria: Limpo ou sem Ressalvas, Com Ressalva, Abstenção de Opinião e Adverso.

 

Contabilidade Societária Avançada 30 horas

Contabilidade Societária Avançada

Tipos de sociedades. Estrutura de capital das empresas. Títulos de créditos e ações, reorganização societária. Contabilização de matriz e filial, reservas e retenção de lucros. Provisões. Dividendos. Demonstrações contábeis conforme legislação vigente.

Controladoria 30 horas

Controladoria

A função da controladoria nas organizações; da contabilidade à controladoria. Abordar a sistemática da controladoria e conhecimentos profissional de suporte à gestão e tomada de decisão. Elaboração de relatórios para planejamento e controle dos negócios empresariais.

Controles internos e empresariais (Auditoria Interna) 30 horas

Controles internos e empresariais (Auditoria Interna)

Abordagens de identificação e gerenciamento de riscos empresariais. Conceitos e objetivos dos controles internos. Lei Sarbanes-Oxley (SOX). Framework COSO de gestão de riscos e controles internos. Influências dos controles internos na Auditoria Independente.

Criatividade, Motivação e Liderança 15 horas

Criatividade, Motivação e Liderança

Desafios da gestão empresarial: administrar e liderar. Dinâmica organizacional: desafio das lideranças nas equipes. Liderança transformadora. Metodologia de intervenção nas equipes visando alto desempenho. Negociação. Características de um bom negociador. O planejamento da negociação. O processo da negociação. Estratégias de negociação. Discussão de cases.

Estratégia Empresarial 15 horas

Estratégia Empresarial

Conceitos de estratégia. Processo estratégico. Formulação de estratégias: estratégias genéricas, de recursos internos, do conhecimento e tipologias estratégicas. Estratégias de configuração. Estratégias competitivas e sustentáveis. Discussões emergentes em estratégia.

Finanças Empresariais 30 horas

Finanças Empresariais

Planejamento Financeiro; Gestão do Capital de Giro; Risco e Incerteza; Alavancagem; Estrutura e Custos  do Capital; Fontes de Financiamento das Atividades da Empresa, Política de Dividendos;O valor do dinheiro no tempo.

Gestão de Produção e Logística 15 horas

Gestão de Produção e Logística

Oferece uma visão de toda a cadeia produtiva, bem como toda a logística de uma empresa, bem como qual a importância da mesma, para o departamento de controladoria da empresa, especificamente o Controller, estudando conceitos básicos de produção e logística.

Gestão Estratégica de Custos 15 horas

Gestão Estratégica de Custos

Metodologias para o gerenciamento estratégico dos custos em ambientes de tecnologias avançadas, para fins de controle, tomada de decisões, melhoria de processos, eliminação de desperdícios, otimização de resultados e formação de preços. Estratégia Competitiva e Avaliação de Desempenho : O papel do “Balanced-Scorecard”.

Gestão Tributária 30 horas

Gestão Tributária

Legislação Tributária Federal, Estadual e Municipais; Planejamento e Controle Fiscal das empresas industriais, comerciais e de prestação de serviços; Estuda a carga tributária brasileira, comparando-a com a de outros países; Discute arcabouço jurídico da normas tributárias no país; Enfoca pontos de sobreposição e de confronto entre a legislação comercial e tributária.

Marketing e Negócios 15 horas

Marketing e Negócios

Visa demonstrar a importância do marketing para os negócios da empresa, estudando conceitos consagrados de marketing, e aplicando marketing dentro da controladoria da empresa.

Mercado Financeiro e de Capitais 30 horas

Mercado Financeiro e de Capitais

Introdução ao mercado de capitais. Intermediários financeiros. Sistema Financeiro Nacional. Bolsa de Valores e Bolsa de Mercadorias e Futuros. Risco e retorno. O princípio da diversificação de Markowitz. O beta de um ativo. O modelo de Gordon. O modelo CAPM e o APT. Hipótese do Mercado Eficiente. Análise técnica e fundamentalista e Relações com Investidores.

Metodologia Científica Aplicada a Negócios 30 horas

Metodologia Científica Aplicada a Negócios

Conhecimento Científico; Processo de investigação científica; Planejamento de uma pesquisa; Técnicas e Normas de pesquisa; Pesquisa bibliográfica; Pesquisa de campos; Projeto de pesquisa; elaboração de artigo científico.

Carga horário total: 360 horas

Obs.: A carga horária prevista para a orientação do trabalho de conclusão de curso não está incluída.

Corpo Docente

Docente Titulação
Ana Carolina Iecher Mestra
André Luiz Comunelo Mestre
Claudemir José de Souza Mestre
Edison Luis Leismann Doutor
Erick Antonio Sigolo Especialista
Gelson Luiz Uecker Mestre
Isabel Cristina Gozer Doutora
Jailson de Oliveira Arieira Doutor
Luis Marcelo Martins Mestre
Marcos Aurélio Custódio Mestre
Mauro Sérgio Bessa Filho Especialista
Pery Francisco Assis Shikida Doutor
Sérgio Bueno Mestre

Observações:

1 - A UNIPAR reserva-se o direito de, na ocorrência de indisponibilidades eventuais, substituir qualquer dos professores elencados, atendida a titulação necessária e sem que haja prejuízo aos alunos. Se, até o dia previsto para início das aulas, não tiver formado turma, a UNIPAR reserva-se o direito de prorrogar o início do curso, ou ainda, suspender as atividades previstas para o mesmo;

2 - Fica reservado a UNIPAR o direito de realização do curso, mediante o preenchimento do número mínimo de vagas disponíveis;

3 - As inscrições ficarão disponíveis no site até que haja vaga no curso.

Inscrições

Até o dia 24/03/2018

Documentação necessária

Fotocópia do Diploma

Fotocópia do RG

Fotocópia do CPF

Foto 3x4 Recente (1)

Fotocópia do comprovante de residência

Formulário a ser preenchido no ato da inscrição

Início do curso

13 de Abril de 2018

* Esta data poderá sofrer alteração; portanto, se informe junto à secretaria se as aulas darão início na data prevista

Regime de aulas

Quinzenal

Horário

Sextas-Feiras: 19h00 as 23h00

Sábados das 07:30 às 13:30.

OBS: 20% das disciplinas teóricas serão online com assistência do professor, aos sábados, encerrarão às 13h30.

Investimento

Inscrição: R$ 80,00 (oitenta reais )

20 (vinte) parcelas de R$ 395,00 (trezentos e noventa e cinco reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Programa de descontos UNIPAR

Egressos da Unipar com conclusão de curso no ano de 2017: 20% (vinte por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 316,00 (trezentos e dezesseis reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Egressos da Unipar com conclusão de cursos nos anos anteriores a 2017: 15% (quinze por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 335,75 (trezentos e trinta e cinco reais e setenta e cinco centavos) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Egressos de cursos de especialização concluídos na Unipar: 20% (vinte por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 316,00 (trezentos e dezesseis reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Alunos de outras instituições: 10% (dez por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 355,50 (trezentos e cinquenta e cinco reais e cinquenta centavos) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Número de Vagas

30 vagas

Unidade

Umuarama

Coordenador

Isabel Cristina Gozer

Fale com Isabel Cristina Gozer