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MBA em Gestão de Cooperativas de Crédito

Objetivos

Geral:

Promover a formação continuada e o aperfeiçoamento técnico e ético, mediante utilização dos mais modernos conceitos e ferramentas de gestão que capacitarão os participantes para aturarem como gestores de instituições financeiras e cooperativas.

Específico(s):

  • Possibilitar o desenvolvimento científico junto ao quadro de alunos.
  • Proporcionar aos participantes do curso, acesso às modernas técnicas de gestão em instituições financeiras e cooperativas de crédito;
  • Pautar os alunos com conhecimentos nos sistemas de informação utilizados pelo agente fiscalizador com o intuito de monitorar as atividades da organização;
  • Apresentar pontos importantes sobre a entrada das organizações num ambiente micro e macro econômico;
  • Aprender a gerir os tributos dentro de uma organização;
  • Apresentar as doutrinas e princípios que regem o cooperativismo de crédito.

Demonstrar a engenharia financeira bem como a análise de mercado e risco.

Público alvo

  • Profissionais graduados nas mais diversas áreas do conhecimento como: Administração, Direito, Ciências Contábeis, Economia, Enfermagem, Odontologia, Psicologia, Arquitetura, entre outros.

Disciplinas

Nome Carga horária
Análise Financeira de Cooperativa de Crédito 30 horas

Análise Financeira de Cooperativa de Crédito

Fundamentos de risco e retorno. Modelos de precificação de títulos. Linha do mercado e títulos (SML). Cooperativas de crédito e bancos comerciais. Indicadores contábeis aplicados à análise de cooperativas de crédito. Indicadores para o monitoramento do desempenho de cooperativas de crédito. Medidas de proteção. Avaliação da estrutura financeira. Qualidade dos ativos. Taxas de retorno e dispêndio. Avaliação de liquidez. Detecção de sinais e crescimento.

Contabilidade Aplicada as Cooperativas de Crédito 15 horas

Contabilidade Aplicada as Cooperativas de Crédito

Fundamentos da contabilidade aplicada às cooperativas. Aspectos financeiros, patrimoniais e econômicos da contabilidade tributária aplicada às cooperativas. Considerações gerais sobre a Contabilidade das Cooperativas. Diferenciação entre ato cooperativo e ato não cooperativo. Tributos federais, estaduais e municipais incidentes sobre os atos cooperativos e não cooperativos. Planejamento tributário aplicado ao setor.

Doutrina e Princípios do Cooperativismo de Crédito 15 horas

Doutrina e Princípios do Cooperativismo de Crédito

História do cooperativismo. Cooperativas de Crédito no Brasil. Estrutura do cooperativismo de Crédito no Brasil. Doutrina, valores e princípios do cooperativismo. Fundamentos do Cooperativismo de Crédito. Economia contemporânea.

Economia Aplicada 15 horas

Economia Aplicada

Elementos para a análise da Economia Brasileira. Cenários Econômicos Internacionais e seus efeitos sobre a Economia Brasileira. Cenários Econômicos para a Economia Brasileira.

Empreendedorismo e Intraempreendedorismo 30 horas

Empreendedorismo e Intraempreendedorismo

Empreendedorismo: conceitos; Intraempreendedorismo: conceito; criatividade e inovação nas empresas; comportamento do empreendedor; características do empreendedor.

Estratégias de Marketing e Relações com os Cooperados 30 horas

Estratégias de Marketing e Relações com os Cooperados

Fundamentos do Marketing e Marketing do Varejo; processo de marketing de varejo nas empresas; principais tipos de varejo; conceitos de localização; principais decisões de marketing de varejo; estratégias de Marketing de varejo.

Gerenciamento de Risco em Cooperativas de Crédito 30 horas

Gerenciamento de Risco em Cooperativas de Crédito

Risco de Crédito: os “Cs” de Crédito (caráter, capacidade, capital, colateral e condições). Política de Crédito. Ciclo de Crédito. Ciclo de vida do cliente. Conceito e relevância do Crédito. Informações para Crédito e analise sistemática de crédito. Decisão de Crédito e controle e qualidade de Crédito. Modelos estatísticos para concessão e manutenção de Crédito: Credit Score e Behaviour Score. Bureau de informações do mercado. Modelos de mensuração de risco de Crédito: RAROC, RAM, RAR.

Gestão Estratégica de Pessoas 30 horas

Gestão Estratégica de Pessoas

Conceito de estratégia; a estratégia e a gestão de pessoas; a formulação da estratégia organizacional e os princípios organizacionais; alinhamento entre estratégia e administração de pessoas; a análise ambiental na gestão estratégica; uma nova visão da gestão estratégica com enfoque nas pessoas; o plano estratégico.

Governança Corporativa e Cooperativa 15 horas

Governança Corporativa e Cooperativa

Evolução dos conceitos relativos à Governança Corporativa, Histórico e o seu contexto no cenário globalizado, Governança Corporativa no Brasil e seus efeitos, Governança Corporativa e o problema de agência, Estudos de governança em cooperativas, Controvérsias sobre a Governança Corporativa na atualidade.

Legislação Aplicada as Cooperativas de Crédito 30 horas

Legislação Aplicada as Cooperativas de Crédito

Legislação aplicada ao cooperativismo, hierarquia das normas tributárias, tributos sobre a atividade cooperativa, fato gerador, base de calculo, alíquotas, benefícios tributários.

Liderança Eficaz: Comunicação, Ética e Negociação 15 horas

Liderança Eficaz: Comunicação, Ética e Negociação

Modelos de Liderança, Neurociência, Fatores Psicológicos que interferem no comportamento humano, a Negociação como Estratégia Comportamental.

Mercado Financeiro 30 horas

Mercado Financeiro

Introdução ao mercado de capitais. Intermediários financeiros. Sistema Financeiro Nacional. Bolsa de Valores e Bolsa de Mercadorias e Futuros. Decisões de investimento e risco. O princípio da diversificação de Markowitz. O beta de um ativo. O modelo de Gordon. O modelo CAPM e o APT. Modelos de Gestão de Risco. Hipótese do Mercado Eficiente. Análise técnica e fundamentalista. Relações com Investidores. Os processos de gestão e análise de risco de crédito. Centralização de crédito e suas consequências. Políticas de crédito. As regras do Banco Central para diferentes modalidades de crédito. Risco de crédito e risco operacional. Análise financeira do crédito. Garantias. Política cambial. Aspectos econômicos. Conteúdos gerais Prova AMBIMA. 

Metodologia da Pesquisa Científica 30 horas

Metodologia da Pesquisa Científica

Conhecimento Científico; Processo de investigação científica; Planejamento de uma pesquisa; Técnicas e Normas de pesquisa; Pesquisa bibliográfica; Pesquisa de campos; Projeto de pesquisa; elaboração de artigo científico.

Métodos Quantitativos Aplicados 30 horas

Métodos Quantitativos Aplicados

Introdução aos métodos quantitativos. Cálculo de probabilidades. Variável aleatória. Distribuição normal. Estatística descritiva. Amostragem. Intervalo de confiança. Testes de hipóteses. Estatística não paramétrica. Programação linear com Excel. Análise de decisão. Processos de Markov. A contabilidade de custos como um sistema matricial.

Planejamento e Gestão Estratégica 15 horas

Planejamento e Gestão Estratégica

Conceituar planejamento e gestão estratégica, o curso visa desenvolver um processo de avaliação e análise que possa ser aplicado nas cooperativas. Os conceitos transmitidos interligam o cuidado com o planejamento estratégico com a necessidade de um processo de gestão eficiente que garanta os resultados definidos na estratégia.

Carga horário total: 360 horas

Obs.: A carga horária prevista para a orientação do trabalho de conclusão de curso não está incluída.

Corpo Docente

Docente Titulação
Adriane Diemer Uecker Mestre
Claudemir José de Souza Mestre
Gelson Luiz Uecker Mestre
Guido Bresolini Junior Especialista
Jandir Ferreira Lima Doutor
Jony Sandro Wischneski Mestre
Leandro Kuhl Especialista
Lucas Barbosa Fidel Especialista
Lucas Gomes de Oliveira Mestre
Roselis Natalina Mazzuchetti Doutora
Samir Alessandro de Andrade Silveira Mestre
Valdir Pacini Especialista

Observações:

1 - A UNIPAR reserva-se o direito de, na ocorrência de indisponibilidades eventuais, substituir qualquer dos professores elencados, atendida a titulação necessária e sem que haja prejuízo aos alunos. Se, até o dia previsto para início das aulas, não tiver formado turma, a UNIPAR reserva-se o direito de prorrogar o início do curso, ou ainda, suspender as atividades previstas para o mesmo;

2 - Fica reservado a UNIPAR o direito de realização do curso, mediante o preenchimento do número mínimo de vagas disponíveis;

3 - As inscrições ficarão disponíveis no site até que haja vaga no curso.

Inscrições

Até o dia 16/03/2018

Documentação necessária

Fotocópia do Diploma

Fotocópia do RG

Fotocópia do CPF

Foto 3x4 Recente (1)

Fotocópia do comprovante de residência

Formulário a ser preenchido no ato da inscrição

Início do curso

23 de Março de 2018

* Esta data poderá sofrer alteração; portanto, se informe junto à secretaria se as aulas darão início na data prevista

Regime de aulas

Quinzenal

Horário

Quinzenal

Sextas-Feiras: 19h00 as 23h00

Sábados 7h30 as 13h30.

OBS: 20% das disciplinas teóricas serão online com assistência do professor, aos sábados, encerrarão às 13h30.

Investimento

Inscrição: R$ 80,00 (oitenta reais )

20 (vinte) parcelas de R$ 385,00 (trezentos e oitenta e cinco reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Programa de descontos UNIPAR

Egressos da Unipar com conclusão de curso no ano de 2016: 20% (vinte por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 308,00 (trezentos e oito reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Egressos da Unipar com conclusão de cursos nos anos anteriores a 2016: 15% (quinze por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 327,25 (trezentos e vinte e sete reais e vinte e cinco centavos) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Egressos de cursos de especialização concluídos na Unipar: 20% (vinte por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 308,00 (trezentos e oito reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Alunos de outras instituições: 10% (dez por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 346,50 (trezentos e quarenta e seis reais e cinquenta centavos) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Número de Vagas

40 vagas

Unidade

Cascavel

Coordenador

Jony Sandro Wischneski

Fale com Jony Sandro Wischneski