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MBA em Gestão de Produtos e Serviços Bancários

Objetivos

Objetivos:

 

  • Promover a formação continuada e o aperfeiçoamento técnico e ético, mediante utilização dos mais modernos conceitos e ferramentas de gestão que capacitarão os participantes para aturarem como gestores de instituições financeiras e cooperativas.

 

Objetivos Específicos:

 

  • Possibilitar o desenvolvimento científico junto ao quadro de alunos.
  • Proporcionar aos participantes do curso, acesso às modernas técnicas de gestão em  instituições financeiras e cooperativas;
  • Demonstrar a engenharia financeira bem como a análise de mercado e risco para os produtos financeiros.

Público alvo

Profissionais graduados em Contabilidade, Administração, Economia, Direito e demais gestores de cooperativa e instituições financeiras que desejam se desenvolver na área.

Disciplinas

Nome Carga horária
Cálculo Financeiro para Produtos Bancários com Uso da Calculadora HP 12C 30 horas

Cálculo Financeiro para Produtos Bancários com Uso da Calculadora HP 12C

Taxas de juros

• Regimes de capitalização de juros: simples, composta e contínua

• Séries de pagamentos

• Perpetuidade

. Sistemas de amortização

• Métodos de análise de investimentos

• Cálculos aplicados a produtos de captação e de aplicação

Contabilidade Bancária 30 horas

Contabilidade Bancária

• Plano contábil das instituições do Sistema Financeiro Nacional – COSIF

• Normas Internacionais de Reporte Financeiro – IFRS

• Principais diferenças entre os padrões contábeis

• Demonstrações contábeis de instituições financeiras

• Contabilização de operações bancárias

• Instrumentos financeiros: reconhecimento, mensuração e evidenciação

• Valor justo

• Hedge Accounting

• Provisões, ativos e passivos contingentes

• Redução ao valor recuperável de ativos – Impairment

Gerenciamento de Risco de Crédito 30 horas

Gerenciamento de Risco de Crédito

Risco de Crédito: os “Cs” de Crédito (caráter, capacidade, capital, colateral e condições). Exposição a risco de crédito. Análise qualitativa e análise por modelos estatísticos. Modelos de credit scoring e de behaviour scoring Rating de crédito. Perdas em crédito: perdas esperadas e perdas não esperadas. Provisão e capital para perdas de crédito. Mensuração de risco de crédito: probabilidade de descumprimento (PD), exposição no momento do descumprimento (EAD) e perda dado o descumprimento (LGD). Retorno ajustado a risco de capital – RAROC

Gestão Comercial: Planejamento e Gestão de Vendas 30 horas

Gestão Comercial: Planejamento e Gestão de Vendas

Construção de Equipes de Alto Desempenho. Gestão de Pessoas em Vendas. Consumo e Processo Decisório de Compra . Planejamento de Marketing e Vendas. Planejamento e Controle de Vendas. Desenho e Gestão dos Canais de Vendas

Gestão de Valores e Investimentos 30 horas

Gestão de Valores e Investimentos

Métodos de Análise de Projetos de Investimentos: Taxa Média de Retorno; “Payback”; “Payback” Descontado; Valor Presente Líquido; Taxa Interna de Retorno; Taxa Interna de Retorno Modificada. Avaliação de Projetos em Condições de Incerteza. Avaliação de Empresas. Valor Residual e Horizonte de Projeção. Taxas de Crescimento em Perpetuidade.

Marketing de Relacionamento - Foco no Cliente 30 horas

Marketing de Relacionamento - Foco no Cliente

Satisfação, valor e fidelidade do cliente. Indicadores de relacionamento com cliente. Estratégias de marketing de relacionamento/CRM (fidelização e estratégias de pós-marketing, serviços ao cliente e qualidade), atendimento. Gestão da Lealdade dos Clientes.

Mercado Financeiro: Agentes e funcionamento 30 horas

Mercado Financeiro: Agentes e funcionamento

Introdução ao mercado de capitais. Intermediários financeiros. Sistema Financeiro Nacional. Bolsa de Valores e Bolsa de Mercadorias e Futuros. Decisões de investimento e risco. O princípio da diversificação de Markowitz. O beta de um ativo. O modelo de Gordon. O modelo CAPM e o APT. Modelos de Gestão de Risco. Hipótese do Mercado Eficiente. Análise técnica e fundamentalista. Relações com Investidores. Os processos de gestão e análise de risco de crédito. Centralização de crédito e suas consequências. Políticas de crédito. As regras do Banco Central para diferentes modalidades de crédito. Risco de crédito e risco operacional. Análise financeira do crédito. Garantias. Política cambial. Aspectos econômicos. Conteúdos gerais Prova AMBIMA.

Metodologia da Pesquisa 30 horas

Metodologia da Pesquisa

Conhecimento Científico; Processo de investigação científica; Planejamento de uma pesquisa; Técnicas e Normas de pesquisa; Pesquisa bibliográfica; Pesquisa de campos; Projeto de pesquisa; elaboração de artigo científico.

Métodos Quantitativos Aplicados 30 horas

Métodos Quantitativos Aplicados

Introdução aos métodos quantitativos. Cálculo de probabilidades. Variável aleatória. Distribuição normal. Estatística descritiva. Amostragem. Intervalo de confiança. Testes de hipóteses. Estatística não paramétrica. Programação linear com Excel. Análise de decisão. Processos de Markov. A contabilidade de custos como um sistemas matricial.

Operações de Crédito 30 horas

Operações de Crédito

Características das operações de crédito. Política de Crédito. Ciclo de Crédito. Ciclo de vida do cliente. Conceito e relevância do Crédito. Informações para Crédito e analise sistemática de crédito. Decisão de Crédito e controle e qualidade de Crédito.  Operações com recursos livres e operações com recursos direcionados.  Produtos de crédito de pessoa física: financiamento habitacional, home equity, financiamento de veículos, crédito pessoal, crédito consignado, operações com cartão de crédito. Produtos de crédito de pessoa jurídica: capital de giro, conta garantida, compror, vendor, antecipação e aquisição de recebíveis, financiamento de exportação e de importação, financiamento de investimentos, operações do BNDES diretas e indiretas.  Prestação de garantias.

Planejamento Estratégico 30 horas

Planejamento Estratégico

Oferece aos alunos instrumentos que tratam do processo de desenvolvimento da estratégia, utilizando uma abordagem voltada para a prática, proporcionando a oportunidade de vivenciar o uso de algumas das principais ferramentas de planejamento estratégico disponíveis. Possibilita um amplo aprendizado desde escolas de estratégia; diagnóstico de ambientes organizacionais; análise de cenários; tipos de estratégia; formas de implementação e indicadores de performance.

Produtos Financeiros e Serviços Financeiros - Mercados de Renda Fixa e Renda Variável 30 horas

Produtos Financeiros e Serviços Financeiros - Mercados de Renda Fixa e Renda Variável

Operações com Títulos de Renda Fixa e Variável. Riscos de mercado, liquidez, crédito, Títulos de renda fixa públicos e títulos de renda fixa privados. Formação de preços de títulos públicos e dos títulos privados. • Formação de curvas de juros. Oferta e negociação de títulos públicos e de títulos privados. • Leilões do Banco Central do Brasil.  Operações compromissadas.

Carga horário total: 360 horas

Obs.: A carga horária prevista para a orientação do trabalho de conclusão de curso não está incluída.

Corpo Docente

Docente Titulação
Claudemir José de Souza Mestre
Dieine Aparecida Cescon Mestre
Diogo Ferraes Mestre
Erica Aparecida Ortega Romero Mestre
Ericsson Diogenes Machado Especialista
Lucas Gomes de Oliveira Mestre
Luis Henrique Pires Milani Mestre
Ricardo Afonso Corradi Especialista
Robson Dutra Especialista
Rodrigo Zauner Especialista
Vitor Bonilha Especialista
Wagner Luis Marques Especialista
Wesley Vieira Da Silva Mestre

Observações:

1 - A UNIPAR reserva-se o direito de, na ocorrência de indisponibilidades eventuais, substituir qualquer dos professores elencados, atendida a titulação necessária e sem que haja prejuízo aos alunos. Se, até o dia previsto para início das aulas, não tiver formado turma, a UNIPAR reserva-se o direito de prorrogar o início do curso, ou ainda, suspender as atividades previstas para o mesmo;

2 - Fica reservado a UNIPAR o direito de realização do curso, mediante o preenchimento do número mínimo de vagas disponíveis;

3 - As inscrições ficarão disponíveis no site até que haja vaga no curso.

Inscrições

Até o dia 24/03/2018

Documentação necessária

Fotocópia do Diploma

Fotocópia do RG

Fotocópia do CPF

Foto 3x4 Recente (1)

Fotocópia do comprovante de residência

Formulário a ser preenchido no ato da inscrição

Início do curso

13 de Abril de 2018

* Esta data poderá sofrer alteração; portanto, se informe junto à secretaria se as aulas darão início na data prevista

Regime de aulas

Quinzenal

Horário

Quinzenal    

Sábados 8h00 às 12h00 e 13h00 às 18h00

OBS: 20% das disciplinas teóricas serão online com assistência do professor, aos sábados, encerrarão às 13h30.

Investimento

Inscrição: R$ 80,00 (oitenta reais )

20 (vinte) parcelas de R$ 380,00 (trezentos e oitenta reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Programa de descontos UNIPAR

Egressos da Unipar com conclusão de curso no ano de 2017: 20% (vinte por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 304,00 (trezentos e quatro reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Egressos da Unipar com conclusão de cursos nos anos anteriores a 2017: 15% (quinze por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 323,00 (trezentos e vinte e três reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Egressos de cursos de especialização concluídos na Unipar: 20% (vinte por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 304,00 (trezentos e quatro reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Alunos de outras instituições: 10% (dez por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 342,00 (trezentos e quarenta e dois reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Número de Vagas

30 vagas

Unidade

Cianorte

Coordenadores

Dieine Aparecida Cescon , Erica Aparecida Ortega Romero

Fale com Dieine Aparecida Cescon , Erica Aparecida Ortega Romero