Banner MBA em Logística e Gestão Agroindustrial

MBA em Logística e Gestão Agroindustrial

Objetivos

Geral:

- Atender as demandas qualificadas dos diferentes setores de agroindústrias do mercado agrícola brasileiro.

- Capacitar para a liderança no mais importante setor econômico do Brasil.

- Promover a qualificação de recursos humanos com habilidade e domínio para novas tecnologias. 

- Abordar estratégias de gestão em consonância as especificidades do setor de logística e mercado agroindustrial.

- Qualificar profissionais na logística para empresas agroindustriais.

- Aperfeiçoar os conhecimentos em agronegócios e nos complexos agroindustriais.

- Ampliar os conhecimentos na área de métodos quantitativos aplicados a economia e logística agroindustrial.

;

Específico(s):

- Promover o desenvolvimento do pós-graduando à Gestão Estratégica Moderna da logística e da Agroindústria para o suprimento de toda a cadeia produtiva com visão generalista em estratégicas mercadológicas envolvendo: desenvolvimento regional sustentável, produção, armazenagem, cooperativismo, associativismo, logística do agronegócio e responsabilidade socioambiental, buscando convergir seus objetivos ao patamar de negociações em mercado financeiro agropecuário.

- Apresentar estudos baseados nas Políticas Públicas de Desenvolvimento Regional à fundamentação de diagnósticos, planejamento, execução e avaliação de atividades relacionadas às práticas da logística e da Agroindústria.

- Capacitar os profissionais a gestão estratégica da Globalização da Agroindústria.

- Promover o entendimento do Desenvolvimento Regional com Responsabilidade Ambiental junto aos esforços realizados pelos produtores, exportadores e poder público para o sucesso do Agronegócio brasileiro. 

Público alvo

Candidatos Profissionais graduados em Contabilidade, Administração, Economia, Direito, Agronomia, Medicina Veterinária, Zootecnia, Engenharia Agrícola, Engenharia Florestal, Ciências Biológicas,e demais gestores de cooperativa e instituições financeiras que desejam se desenvolver na área de Gestão de Cooperativas de Credito engajadas no setor cooperativo, produtivo, tecnológico e ou agroindustrial.

Disciplinas

Nome Carga horária
Economia e Gestão de Sistemas Aplicada à Logística Agroindustrial 15 horas

Economia e Gestão de Sistemas Aplicada à Logística Agroindustrial

Elementos para a análise da Economia Brasileira. Cenários Econômicos Internacionais e seus efeitos sobre a Economia Brasileira. Cenários Econômicos para a Economia Brasileira.

Geoprocessamento Aplicado ao Agronegócio 15 horas

Geoprocessamento Aplicado ao Agronegócio

Introdução ao geoprocessamento aplicado ao planejamento de recursos naturais. Modelos conceituais do espaço geográfico. Aquisição de dados. Representação da informação geográfica. Manipulação da informação geográfica. O sensoriamento remoto como sistema de aquisição de informações. Processamento de imagens digitais. Classificação de imagens digitais. Retificação de imagens digitais. Aplicações de sensoriamento remoto em planejamento ambiental e agrícola.

Gestão Ambiental em Agroindústrias 30 horas

Gestão Ambiental em Agroindústrias

Sistema de gestão ambiental aplicados em cooperativas e agroindústrias; gestão de resíduos sólidos; gestão de água e sistema agroindustrial; atividades de riscos ambientais; estratégias de mitigação; responsabilidade socioambiental.

Gestão de tecnologia e inovação em sistemas de produção agrícola e agroindustriais 30 horas

Gestão de tecnologia e inovação em sistemas de produção agrícola e agroindustriais

Inovações tecnologias nas agroindústrias, produto tecnologicamente novo, tecnologicamente melhorado, inovação tecnológica de processos, mudanças tecnológicas de produtos e de processos.

Gestão Estratégica de Cadeias Produtivas e Organizações na Agroindústria 30 horas

Gestão Estratégica de Cadeias Produtivas e Organizações na Agroindústria

Identificação do mercado, dimensionamento, marketing em agronegócios. Verticalização e integrações agroindustriais, coordenação de cadeias produtivas. Construção do conceito de Agronegócio via definições de Agricultura, Agropecuária, Agronegócio e Agroindustria; Noções de processo decisório; Introdução ao estudo das Cadeias de produção Agroindustriais contendo as principais aplicações dos conceitos;

Gestão Estratégica de Custos, Planejamento Financeiro e captação de recursos para investimento no agronegócio 30 horas

Gestão Estratégica de Custos, Planejamento Financeiro e captação de recursos para investimento no agronegócio

Fundamentos de custos, Planejamento financeiro, análise de indicadores e projeções financeiras. Análise de balanços e indicadores. As condições necessárias para iniciar negociações com bancos. Fundos de investimento de capital de risco. Governos, financiadores, doadores e com outras empresas. Atração de novos investimentos. ; Operações financeiras e as taxas de juros; Tópicos de matemática financeira; Impacto dos impostos nas operações de captações de recursos; Técnicas para avaliar alternativas de captação de recursos; Produtos oferecidos pelo mercado financeiro.

Introdução ao Agronegócio 30 horas

Introdução ao Agronegócio

Agronegócio. Definições de agronegócio e suas características, A evolução do setor agrícola e pecuário no Brasil. O crescimento do agronegócio. A agroindustrialização e logística. Competência do agronegócio brasileiro. Fundamentos da iniciativa nos negócios agropecuários.

Liderança Eficaz: Comunicação, Ética e Negociação 15 horas

Liderança Eficaz: Comunicação, Ética e Negociação

Modelos de Liderança, Neurociência, Fatores Psicológicos que interferem no comportamento humano, A Negociação como Estratégia Comportamental. 

Logística Empresarial Aplicada ao Agronegócio 15 horas

Logística Empresarial Aplicada ao Agronegócio

Conceitos gerais de logística. Modalidades de transporte. Intermodalismo. Corredores. Sistemas de armazenagem nacional. Sistemas de informação e tecnologias de apoio para decisões logísticas. Modelos matemáticos de otimização. Sistemas informatizados de gestão empresarial (ERP). Descrição e análise de processos de negócios. Arquitetura de sistemas de informações integrados. Sistemas informatizados de suprimento de cadeias de produção (SCM).

Matemática financeira e Método Quantitativo Aplicados ao setor Agroindustrial 30 horas

Matemática financeira e Método Quantitativo Aplicados ao setor Agroindustrial

Conceito sobre planejamento experimental e estatístico; variáveis de distribuição de freqüência, medidas de tendência central, medidas de dispersão e esperança matemática; distribuição binomial, normal, amostragem e estimadores, intervalo de confiança; teste de hipótese, qui-quadrado e teste não-paramétrico; análise de variância e testes de médias; delineamentos experimentais aplicados ao setor agroindustrial.

Mercado Financeiro 30 horas

Mercado Financeiro

Introdução ao mercado de capitais. Intermediários financeiros. Sistema Financeiro Nacional. Bolsa de Valores e Bolsa de Mercadorias e Futuros. Decisões de investimento e risco. O princípio da diversificação de Markowitz. O beta de um ativo. O modelo de Gordon. O modelo CAPM e o APT. Modelos de Gestão de Risco. Hipótese do Mercado Eficiente. Análise técnica e fundamentalista. Relações com Investidores. Os processos de gestão e análise de risco de crédito. Centralização de crédito e suas consequências. Políticas de crédito. As regras do Banco Central para diferentes modalidades de crédito. Risco de crédito e risco operacional. Análise financeira do crédito. Garantias. Política cambial. Aspectos econômicos. Conteúdos gerais Prova AMBIMA. 

Metodologia e Técnicas da Pesquisa Científica 30 horas

Metodologia e Técnicas da Pesquisa Científica

Conhecimento Científico; Processo de investigação científica; Planejamento de uma pesquisa; Técnicas e Normas de pesquisa; Pesquisa bibliográfica; Pesquisa de campos; Projeto de pesquisa; elaboração de artigo científico

Planejamento e Gestão Estratégica em Logística Agroindustrial 30 horas

Planejamento e Gestão Estratégica em Logística Agroindustrial

Negócio/missão. Análise do ambiente. Definições de Estratégias. Desdobramento das Diretrizes Estratégicas. Definição de Projetos e Planos de ação. PDCA no Gerenciamento Estratégico.

Projetos Agroindustriais 30 horas

Projetos Agroindustriais

Projetos agropecuários como instrumentos de política agrícola. Projetos de investimentos na administração da empresa rural. Técnicas de capitalização e desconto. Formação de fluxos de caixa dos projetos agropecuários. Depreciação. Custo de capital (taxa de desconto para análise privada). Métodos de avaliação econômica de projetos. Inflação. Incerteza e risco.

Carga horário total: 360 horas

Obs.: A carga horária prevista para a orientação do trabalho de conclusão de curso não está incluída.

Corpo Docente

Docente Titulação
Adriana Maria De Grandi Doutora
Armin Feiden Doutor
Celso Ferrari Junior Especialista
Claudemir José de Souza Mestre
Cristiane Claudia Meinerz Doutora
Erick Antonio Sigolo Especialista
Erick Dawson de Oliveira Mestre
Gisieli Kramer Mestre
Jailson de Oliveira Arieira Doutor
João Maria de Mattos Mestre
Maria Lussandra Domingues Lovera Especialista
Pery Francisco Assis Shikida Pós-Doutor
Roselis Natalina Mazzuchetti Doutora
Sergio Bueno Fernandes Mestre

Observações:

1 - A UNIPAR reserva-se o direito de, na ocorrência de indisponibilidades eventuais, substituir qualquer dos professores elencados, atendida a titulação necessária e sem que haja prejuízo aos alunos. Se, até o dia previsto para início das aulas, não tiver formado turma, a UNIPAR reserva-se o direito de prorrogar o início do curso, ou ainda, suspender as atividades previstas para o mesmo;

2 - Fica reservado a UNIPAR o direito de realização do curso, mediante o preenchimento do número mínimo de vagas disponíveis;

3 - As inscrições ficarão disponíveis no site até que haja vaga no curso.

Inscrições

Até o dia 24/03/2018

Documentação necessária

Fotocópia do Diploma

Fotocópia do RG

Fotocópia do CPF

Foto 3x4 Recente (1)

Fotocópia do comprovante de residência

Formulário a ser preenchido no ato da inscrição

Início do curso

06 de Abril de 2018

* Esta data poderá sofrer alteração; portanto, se informe junto à secretaria se as aulas darão início na data prevista

Regime de aulas

Quinzenal

Horário

Sextas-Feiras: 19h00 as 22h30

Sábados 8h00 as 13h30

OBS: 20% das disciplinas teóricas serão online com assistência do professor, aos sábados, encerrarão às 13h30.

Investimento

Inscrição: R$ 80,00 (oitenta reais )

20 (vinte) parcelas de R$ 395,00 (trezentos e noventa e cinco reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Programa de descontos UNIPAR

Egressos da Unipar com conclusão de curso no ano de 2017: 20% (vinte por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 316,00 (trezentos e dezesseis reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Egressos da Unipar com conclusão de cursos nos anos anteriores a 2017: 15% (quinze por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 335,75 (trezentos e trinta e cinco reais e setenta e cinco centavos) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Egressos de cursos de especialização concluídos na Unipar: 20% (vinte por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 316,00 (trezentos e dezesseis reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Alunos de outras instituições: 10% (dez por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 355,50 (trezentos e cinquenta e cinco reais e cinquenta centavos) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Número de Vagas

30 vagas

Unidade

Guaíra

Coordenadores

Cristiane Claudia Meinerz , Erick Antonio Sigolo

Fale com Cristiane Claudia Meinerz , Erick Antonio Sigolo