Banner MBA Executivo em Gestão Empresarial

MBA Executivo em Gestão Empresarial

Objetivos

Geral

  • Especializar profissionais da área de gestão empresarial.

Específico(s)

  • Fornecer formação continuada e aprofundamento teórico a seus egressos;
  • Dar oportunidade a egressos de outras instituições de cursarem uma especialização na UNIPAR;
  • Fazer do curso uma extensão das atividades desenvolvidas nos cursos de graduação;
  • Permitir um aprofundamento técnico/profissional aos egressos do curso;
  • Contribuir com a sociedade formando novos especialistas em gestão nas áreas de negócios empresariais.

Público alvo

Profissionais graduados em cursos da área de ciências empresariais da UNIPAR e de outras instituições da região, bem como profissionais de diversas áreas que pretendam desenvolver conhecimentos em gestão empresarial.

Área

Ciências Sociais Aplicadas

Disciplinas

Nome Carga horária
Direito do Consumidor 15 horas

Direito do Consumidor

Relações de Consumo. Proteção Contratual do Consumidor. Danos Morais nas relações de consumo. Responsabilidade Contratual e Extracontratual. Práticas Processuais das Ações de Defesa do Consumidor. Direitos Administrativos do Consumidor. Proteção Penal do Consumidor. Direito da Concorrência e Consumo.

Economia Empresarial 15 horas

Economia Empresarial

Conceitos fundamentais de economia. Funcionamento do mercado: oferta, demanda, equilíbrio e formação de preços. Mensuração da atividade econômica: indicadores de atividade, inflação, setor externo, financeiros, setor público e desenvolvimento humano. Economia brasileira. Estrutura de Mercado: políticas econômicas: fiscal, monetária, cambial e de rendas. Fatores críticos da competitividade empresarial. Noções de Negócios Internacionais.

Estratégia Empresarial 30 horas

Estratégia Empresarial

Conceitos de estratégia. Processo estratégico. Formulação de estratégias: estratégias genéricas, de recursos internos, do conhecimento e tipologias estratégicas. Estratégias de configuração. Estratégias competitivas e sustentáveis. Discussões emergentes em estratégia.

Gestão da Produção e Operações 30 horas

Gestão da Produção e Operações

Papel estratégico e objetivo da produção. Conceituação e importância do planejamento e controle da produção. As grandes filosofias da administração da produção: just-in-case e just-in-time. Elementos organizacionais básicos do planejamento, programação e controle da produção. O sistema de planejamento das necessidades de materiais e planejamento dos recursos de produção (MRP I e II). O sistema de administração dos gargalos da produção (OPT). Os princípios da Teoria das Restrições (TOC). O método Kanban. Análise de valor. Automação industrial e sistemas flexíveis de produção.

Gestão de Pessoas 30 horas

Gestão de Pessoas

A evolução de conceitos: de recursos humanos a gestão de pessoas. Estratégia organizacional e estratégia de recursos humanos. Gestão de recursos humanos e estratégias de gestão do conhecimento e aprendizado. Sucessão nas organizações. O papel das áreas de recursos humanos, sua colaboração para o desempenho organizacional e indicadores. Gestão de recursos humanos e qualidade de vida no trabalho. Teorias da Motivação. Mercado de trabalho e perfil profissional. Desemprego, empregabilidade, orientação profissional e gestão de carreiras.

Gestão Estratégica de Custos 30 horas

Gestão Estratégica de Custos

Conceitos de Custo Total e Custos Gerenciais, nível de serviços e análises de rentabilidade de clientes. Contabilidade e Custos. Custos. Custeio ABC e suas aplicações. Custos para planejamento, controle e tomada de decisões. Estrutura, análise e controle dos custos para serviço ao cliente.

Gestão Financeira 30 horas

Gestão Financeira

Fundamentos de Gestão Financeira. Metodologias para decisões de investimentos. O Mercado Financeiro e as variáveis não financeiras na análise de investimentos. Métodos de previsões financeiras. Fundamentos macro e microeconômicos da análise de investimentos. Elaboração e análise de projetos empresariais.

Logística Empresarial 30 horas

Logística Empresarial

Evolução histórica, definições, conceitos básicos e importância da cadeia logística. Características e impactos nas organizações e na sociedade. Alinhamento estratégico da logística empresarial. Caracterização dos principais elementos da cadeia logística. Conceitos relacionados a cadeias de suprimentos, configurações de redes logísticas, gestão de estoque, estratégias de distribuição, integração e alianças estratégicas, valor ao cliente e sistemas de apoio à decisão, abordagem sistêmica de produção e logística, just-in-time, planejamento, implantação e controle de fluxos de materiais dos fornecedores aos clientes, análise de fluxos de informação e estratégias de marketing. A realidade de diferentes setores da economia brasileira.

Marketing Estratégico 30 horas

Marketing Estratégico

Conceitos Básicos e Fundamentos de Marketing, a natureza e seu escopo empresarial. Orientações Empresariais para o mercado. Comportamento do consumidor. Os consumidores no mercado. Segmentação de Mercado e Posicionamento. Estratégias de marketing. Desenvolvimento de Novos Produtos e Novos Mercados. Tipos de varejo. Níveis de serviço ao varejo. Análise de Mercados: cenários.

Mercado de Capitais 30 horas

Mercado de Capitais

Introdução ao mercado de capitais. Intermediários financeiros. Sistema Financeiro Nacional. Bolsa de Valores e Bolsa de Mercadorias e Futuros. Risco e retorno. O princípio da diversificação de Markowitz. O beta de um ativo. O modelo de Gordon. O modelo CAPM e o APT. Hipótese do Mercado Eficiente. Análise técnica e fundamentalista e Relações com Investidores.

Metodologia da Pesquisa Científica 15 horas

Metodologia da Pesquisa Científica

Tipos de pesquisa; etapas do processo de pesquisa; métodos científicos; técnicas de pesquisa; trabalhos científicos; artigo científico.

Novas Tecnologias Aplicadas às Empresas 15 horas

Novas Tecnologias Aplicadas às Empresas

Tecnologia conceito amplo; tecnologia e comportamento organizacional; o envolvimento de todas as áreas da administração empresarial e seus relacionamentos com a ciência e a tecnologia de gestão empresarial; os impactos da tecnologia no ambiente de negócios; a tecnologia da informação e seus reflexos no mundo dos negócios; o impacto da web nas áreas de: rh; finanças; marketing; produção e sistemas; novas tecnologias de gerenciamento organizacional; ERP e redes sociais.

Processos de Auditoria Financeira 30 horas

Processos de Auditoria Financeira

A Estrutura Conceitual Básica da Auditoria Financeira e seus Fundamentos. Princípios e Objetivo da Auditoria Financeira. Principais Demonstrações Contábeis. Processo de Auditoria e Normas Usuais na Auditoria Financeira. Controle Interno. Procedimentos de Auditoria Contábil X Financeiro.

Técnicas de Negociação e Liderança 30 horas

Técnicas de Negociação e Liderança

Introdução à negociação. Concessões e poder na negociação. Estilos de negociação. Entraves à negociação e estratégias. Comunicação e ética na negociação. Cultura organizacional e seus reflexos na Liderança. Desafios e características da Liderança nas organizações. Análise do ambiente de Liderança em suas dimensões externa e interna. Estilos de Liderança e seus resultados para o grupo. Tipos de Autoridade. Fundamentos comportamentais do líder.

Carga horário total: 360 horas

Obs.: A carga horária prevista para a orientação do trabalho de conclusão de curso não está incluída.

Corpo Docente

Docente Titulação
Antonio Varela Neto Mestre
Celso Ferrari Júnior Especialista
Claudemir José de Souza Mestre
Cláudio Luiz Chiusoli Doutor
Evandro Mendes de Aguiar Especialista
Fernanda Garcia Velasquez Mestre
Jailson de Oliveira Arieira Doutor
João Marcos Codato Mestre
Luiz Marcelo Martins Mestre
Luiz Roberto Prandi Doutor
Mário Nei Pacagnan Doutor
Pery Francisco Assis Shikida Pós Doutor
Vicente Afonso Gasparini Mestre

Observações:

1 - A UNIPAR reserva-se o direito de, na ocorrência de indisponibilidades eventuais, substituir qualquer dos professores elencados, atendida a titulação necessária e sem que haja prejuízo aos alunos. Se, até o dia previsto para início das aulas, não tiver formado turma, a UNIPAR reserva-se o direito de prorrogar o início do curso, ou ainda, suspender as atividades previstas para o mesmo;

2 - Fica reservado a UNIPAR o direito de realização do curso, mediante o preenchimento do número mínimo de vagas disponíveis;

3 - As inscrições ficarão disponíveis no site até que haja vaga no curso.

Inscrições

Até o dia 28/04/2017

Documentação necessária

Fotocópia do Diploma Fotocópia do RG Fotocópia do CPF Foto 3x4 Recente (1) Fotocópia do comprovante de residência Formulário a ser preenchido no ato da inscrição

Início do curso

07 de Abril de 2017

* Esta data poderá sofrer alteração; portanto, se informe junto à secretaria se as aulas darão início na data prevista

Regime de aulas

Quinzenal

Horário

Quinzenal

Sextas-Feiras: 19h00 as 23h00

Sábados 7h30 as13h30.

OBS: 20% das disciplinas teóricas serão online com assistência do professor, aos sábados, encerrarão às 13h30.

Investimento

Inscrição: R$ 80,00 (oitenta reais )

20 (vinte) parcelas de R$ 375,00 (trezentos e setenta e cinco reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Programa de descontos UNIPAR

Egressos da Unipar com conclusão de curso no ano de 2016: 20% (vinte por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 300,00 (trezentos reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Egressos da Unipar com conclusão de cursos nos anos anteriores a 2016: 15% (quinze por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 318,75 (trezentos e dezoito reais e setenta e cinco centavos) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Egressos de cursos de especialização concluídos na Unipar: 20% (vinte por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 300,00 (trezentos reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Alunos de outras instituições: 10% (dez por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 337,50 (trezentos e trinta e sete reais e cinquenta centavos) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Número de Vagas

30 vagas

Unidade

Umuarama

Coordenadores

Celso Ferrari Júnior , Vicente Afonso Gasparini

Fale com Celso Ferrari Júnior , Vicente Afonso Gasparini