Banner MBA Gestão de Pessoas e Departamento Pessoal

MBA Gestão de Pessoas e Departamento Pessoal

Objetivos

Geral:

  • Capacitar executivos, gestores, empreendedores, contadores, administradores a operacionalizar os mecanismos de departamento pessoal, estratégias e controles necessários à otimização da Gestão de Pessoas.

Específico(s):

  • Proporcionar conhecimentos adequados sobre a Gestão de Pessoas abordando os conceitos modernos de Recursos Humanos como meios de entendimento da importância deste para a organização;
  • Preparar profissionais para a gestão de pessoas nas organizações, para, com competência, habilidade e ética, poder inferir no processo decisório dessas entidades de modo a torná-las eficientes e eficazes;
  • Capacitar o aluno a examinar conceitos técnicos, mediante avaliação prática e analítica e operacionalizar o departamento pessoal;
  • Instrumentalizar os alunos para o desenvolvimento do Planejamento de Pessoal da organização;

Estudar e aplicar conceitos relativos a visão sistêmica da empresa relacionada aos seis processos da Gestão de Pessoas (Agregar, Aplicar, Recompensar, Desenvolver, Manter e Monitorar Pessoas).

Público alvo

Profissionais da área de recursos humanos, executivos, gestores, contadores, administradores e todos os profissionais da área de gestão empresarial interessados em capacitar-se para a gestão de negócios.

Área

Ciências Sociais Aplicadas

Disciplinas

Nome Carga horária
Auditoria Trabalhista 30 horas

Auditoria Trabalhista

Conceito e campo de atuação. Aspectos legais da Perícia e sobre a pessoa do perito e função do perito assistente. A Perícia na esfera trabalhista. Elaboração de laudos periciais sobre questões contábeis em geral. Procedimentos periciais contábeis: exame, vistoria, avaliação; indagação, investigação, arbitramento, mensuração e certificação.

Criatividade, Motivação e Liderança 30 horas

Criatividade, Motivação e Liderança

Desafios da gestão empresarial: administrar e liderar. Dinâmica organizacional: desafio das lideranças nas equipes. Liderança transformadora. Metodologia de intervenção nas equipes visando alto desempenho. Negociação. Características de um bom negociador. O planejamento da negociação. O processo da negociação. Estratégias de negociação. Discussão de cases.

Direito Previdenciário 15 horas

Direito Previdenciário

Seguridade Social no Brasil; Fontes de Custeio da Seguridade Social; A Previdência Social Brasileira; Clientela da Previdência Social; Manutenção e Perda da Qualidade de Segurado; Custeio da Previdência Socia Solidariedade Ativa / Passiva; Crimes contra a Previdência Social; Recursos das Decisões;  Benefícios da Previdência Social Brasileira; Benefícios Previdenciários; Carência; Salário de Benefício e Renda Mensal; Auxílios e Aposentadoria.

Direito Trabalhista 15 horas

Direito Trabalhista

Hierarquia das Normas na Legislação Trabalhista; Definições de Empregador, Empregado; Pressupostos de Caracterização de vínculo empregatício; Poder diretivo do empregador x direito de renúncia do empregado; Documentos que podem e não podem ser exigidos; Contratos de Trabalho; Jornada de Trabalho; Trabalho Especial; Suspensão e Interrupção contrato de trabalho; Outros tópicos da legislação do trabalho.

Educação Corporativa, Treinamento e Desenvolvimento de Pessoal 30 horas

Educação Corporativa, Treinamento e Desenvolvimento de Pessoal

Estudo sobre o desenvolvimento de pessoas no ambiente organizacional sob a ótica do modelo de Educação Corporativa e Andragogia, fundamentado na gestão do conhecimento e no processo de aprendizagem organizacional. Treinamento e Desenvolvimento de competências no contexto das organizações. Diagnóstico das necessidades de capacitação e alinhamento as estratégias organizacionais. Planejamento e estruturação do plano de T&D. Implementação e avaliação dos processos de treinamento e desenvolvimento de indivíduos e grupos de trabalho. Indicadores de efetividade de T&D. Educação Corporativa. Programas de Estágio e Trainee. Treinamento à distância.

Gerenciamento de Equipes e Coaching 45 horas

Gerenciamento de Equipes e Coaching

Desenvolvimento de equipe. Estágios de desempenho de grupo. Objetivos. Tipos. Papéis fundamentais. Planejamento de desenvolvimento de equipe: fases do desenvolvimento. Funções. Liderança. Fenômenos de grupo. Barreiras ao desenvolvimento de equipes. Avaliação de resultados em desenvolvimento de equipe. Instrumentalizar para a prática do coaching e do feedback na ação gerencial, como recursos para o auto desenvolvimento. Discutir os pressupostos do coaching, caracterizando-o e diferenciando-o de outras práticas e abordagens de desenvolvimento humano. Apresentar as etapas do processo de coaching e aspectos do perfil/competências do coach a partir de várias abordagens. Utilizar e discutir técnicas de avaliação e diagnóstico de grupo e individual como pressupostos do trabalho de coaching.

Gestão de Contribuições Sociais e Encargos Trabalhistas 30 horas

Gestão de Contribuições Sociais e Encargos Trabalhistas

Gestão de Tributos e Contribuições Sociais. Gestão do Setor de Pessoal. Contribuições sociais e para-fiscais. Cálculos e procedimentos aplicáveis à gestão de tributos e contribuições sociais de natureza trabalhista e previdenciária. 

Gestão Estratégica de Pessoas 30 horas

Gestão Estratégica de Pessoas

Contexto e planejamento de Recursos Humanos. Tendências. Compreensão e compartilhamento das estratégias, objetivos e propósitos organizacionais: alinhamento com a missão e visão de futuro da empresa. Análise dos mecanismos de ativação de postura proativa coletiva quanto à consecução dos propósitos estratégicos da empresa.

Metodologia da Pesquisa Cientifica 30 horas

Metodologia da Pesquisa Cientifica

Leitura, análise e interpretação de texto. O conhecimento científico. A pesquisa. Métodos e Técnicas de Pesquisa em Administração. Apresentação de trabalhos científicos: monografia e artigo científico. Normas da ABNT.

Operações de Departamento Pessoal 30 horas

Operações de Departamento Pessoal

Documentação e Informações necessárias a Admissão e Demissão de Pessoal, Contrato de Trabalho, Arquivamento e Manutenção da Documentação de Pessoal, Demandas Legais Relacionadas aos Funcionários (Período de Férias, Remuneração de Horas Extras, e Equidade Salarial, Enquadramento de Cargos Especializados, etc.), Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), Legislação Relacionadas à Proteção Social (FGTS, Previdência/INSS), Conceito de Doutrina e Jurisprudência Trabalhista, Contratos Coletivos de Trabalho, Sistemas Informatizados para Rotinas e Folha de Pagamento, Relatório Gerenciais de: Absenteísmo, Rotatividade, Afastamento, Custo de Folha de Pagamento, Relação com Órgãos Reguladores (Sindicatos, Estado, etc.). CAGED; Controle de Ponto; Faltas e Atrasos; Salário Família; IRRF; Cálculo da Folha de Pagamento Proventos/Descontos (horas extras, adicionais, etc.); INSS; 13º Salário; Férias; Demissão; Obrigações Mensais e Anuais.

Perícia Trabalhista 15 horas

Perícia Trabalhista

Conceitos e objetivos da Perícia Contábil. Normatizações do Perito e da Perícia.  Laudo e parecer. Tipos de Perícia. Processualística e operacionalização da perícia contábil tributária.  Estudos de casos tributários nas esferas: Federal, Estadual e Municipal.

Recrutamento e Seleção 30 horas

Recrutamento e Seleção

Abordagem dos métodos de recrutamento e seleção, discutindo-os como práticas estratégicas na Captação e na Retenção de Pessoas. Análise das implicações desses métodos nas políticas de Gestão de Pessoas nas Organizações. Recrutamento - externo e interno. O capital social e as redes sociais como fonte de recrutamento e seleção. Discussão do papel do profissional de Recursos Humanos na Captação e na Retenção de Pessoas (aspectos técnicos e éticos). Técnicas de Entrevista de Seleção e Seleção por Competências, avaliação de potencial, avaliação psicológica, prova prática, prova técnica, prova de conhecimentos. Recrutamento interno. Aspectos subjetivos nos processos de seleção. Devolução ao candidato e ao responsável pela vaga. Outros procedimentos de recrutamento e seleção: contratação de Pessoas com Deficiência (PCD), contratação de estrangeiros, contratação de servidores públicos. Parecer sobre o candidato avaliado. Mapeamento dos talentos na organização: por que são talentos, como e por que mantê-los na organização.

Remuneração Estratégica e Avaliação de Desempenho 30 horas

Remuneração Estratégica e Avaliação de Desempenho

Remuneração e recompensa organizacional; Plano de Cargos e Salários: análise descrição de cargos; avaliação e classificação de cargos; estrutura salarial; pesquisa salarial; estrutura de carreira; Salário Indireto; Remuneração Variável: participação nos lucros e/ou resultados; remuneração por competências. Plano de Benefícios. O processo de gestão do desempenho. Avaliação do desempenho humano no trabalho: prática e técnicas. Objetivos e benefícios da avaliação do desempenho. Métodos tradicionais de avaliação do desempenho. A avaliação de desempenho humano e sua relação com a estratégia da organização. Avaliadores e avaliados: o processo de identificação e preparação. Competências e habilidades. Feedback. Levantamento dos resultados da avaliação de desempenho.

Carga horário total: 360 horas

Obs.: A carga horária prevista para a orientação do trabalho de conclusão de curso não está incluída.

Corpo Docente

Docente Titulação
Angelo Degan Especialista
Antonio Rodrigues Varela Neto Mestre
Celso Ferrari Junior Especialista
Edson Monaco Especialista
Emerson Costa Lemes Especialista
Fabiano Zanzin Doutor
Fábio Alessandro Fressato Lessnau Mestre
Isabel Cristina Gozer Doutora
Luciano Gomes dos Reis Doutor
Mauro Sérgio Bessa Filho Especialista
Sandra Maria Coltre Doutora
Suzymeri Vilas Boas Doutor
Ubaldo Polini Junior Mestre

Observações:

1 - A UNIPAR reserva-se o direito de, na ocorrência de indisponibilidades eventuais, substituir qualquer dos professores elencados, atendida a titulação necessária e sem que haja prejuízo aos alunos. Se, até o dia previsto para início das aulas, não tiver formado turma, a UNIPAR reserva-se o direito de prorrogar o início do curso, ou ainda, suspender as atividades previstas para o mesmo;

2 - Fica reservado a UNIPAR o direito de realização do curso, mediante o preenchimento do número mínimo de vagas disponíveis;

3 - As inscrições ficarão disponíveis no site até que haja vaga no curso.

Inscrições

Até o dia 24/03/2018

Documentação necessária

Fotocópia do Diploma

Fotocópia do RG

Fotocópia do CPF

Foto 3x4 Recente (1)

Fotocópia do comprovante de residência

Formulário a ser preenchido no ato da inscrição

Início do curso

13 de Abril de 2018

* Esta data poderá sofrer alteração; portanto, se informe junto à secretaria se as aulas darão início na data prevista

Regime de aulas

Quinzenal

Horário

Sextas-Feiras: 19h00 as 23h00

Sábados 7h30 as 13h30

OBS: 20% das disciplinas teóricas serão online com assistência do professor, aos sábados, encerrarão às 13h30.

Investimento

Inscrição: R$ 80,00 (oitenta reais )

20 (vinte) parcelas de R$ 395,00 (trezentos e noventa e cinco reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Número de Vagas

30 vagas

Unidade

Umuarama

Coordenador

Isabel Cristina Gozer

Fale com Isabel Cristina Gozer