Banner Psicologia Aplicada a Atividade Física

Psicologia Aplicada a Atividade Física

Objetivos

  • Proporcionar ao profissional conhecimentos da Psicologia aplicada a atividade física e suas possíveis intervenções;
  • Instrumentalizar o profissional com uma variedade de competências, habilidade e atitudes relevantes à atuação profissional.
  • Propiciar o conhecimento e entendimento dos princípios psicológicos, conceitos e teorias apropriadas ao campo da psicologia do esporte aplicada a atividade física.
  • Capacitar o profissional para o planejamento e aplicação de projetos e intervenções na área da psicologia do esporte.

Público alvo

  • Profissionais formados em: Educação Física; Fisioterapia; Medicina; Nutrição; Psicologia e demais atuantes e interessados no contexto desportivo e da atividade física.

Disciplinas

Nome Carga horária
Aspectos Básicos da Farmacologia no Esporte 15 horas

Aspectos Básicos da Farmacologia no Esporte

Uso de medicamentos na prática esportiva – aspectos legais; Doping; farmacocinética dos medicamentos (princípios de absorção, distribuição, biotransformação e eliminação); formas e vias de administração; farmacodinâmica (mecanismos de ação); bases da farmacologia dos aparelhos e sistemas: cardiovascular, respiratório, renal, digestivo e endócrino; farmacologia do sistema nervoso central e autônomo; farmacologia da dor; Fármacos ergogênicos, suplementos e fitoterápicos.

Aspectos psicossociais no contexto desportivo 15 horas

Aspectos psicossociais no contexto desportivo

Definição de liderança; abordagens ao estudo da liderança; abordagens interacionais orientadas à liderança no esporte; intervenções de treinamento de liderança; Processo de comunicação; efetividade no envio e recepção de mensagens; ruídos na comunicação; habilidades de comunicação. Teorias de desenvolvimento dos grupos; estrutura grupal; clima efetivo de equipe; maximizando desempenho individual em esportes coletivos.

Ativação, Ansiedade e Estresse no Esporte 15 horas

Ativação, Ansiedade e Estresse no Esporte

Definição de ativação e ansiedade; medidas de ativação e ansiedade; definição de estresse; processo de instalação de quadros de estresse; fontes geradoras de estresse e ansiedade; relações entre ativação, ansiedade e desempenho.  Aplicações à prática profissional.

Competição e Cooperação no Esporte 15 horas

Competição e Cooperação no Esporte

Definição de cooperação e competição; o processo de competição; estudos sobre competição e cooperação; competição positiva e negativa; estratégias cooperativas.

Contribuições da Psicologia do Esporte para o Desenvolvimento do Paradesporto 15 horas

Contribuições da Psicologia do Esporte para o Desenvolvimento do Paradesporto

A adaptação do deficiente ao esporte e a competição. Características das diferentes modalidades. Fatores que interferem na preparação para a competição. Composição das equipes diante da classificação funcional. Aspectos biomecânicos para a adaptação na modalidade. Princípios técnicos e táticos do treinamento. Fatores psicológicos no processo de adaptação e prática esportiva.

Emoções no Esporte 15 horas

Emoções no Esporte

Estudo das no contexto desportivo; emoções e desempenho esportivo. Análise da performance sob condições extremas. Fatores psicológicos envolvidos nos esportes de longa duração. A gestão dos estados emocionais e as estratégias de adaptação e controle. Interferências do comportamento esportivo e social no rendimento do atleta.

Fisiologia do exercício 15 horas

Fisiologia do exercício

Respostas agudas e crônicas nos sistemas: endócrino, neuromuscular, cardiovascular e respiratório ao exercício. Bioenergética. Mensuração do gasto energético. Avaliação funcional. Recuperação após o exercício. Influência do ambiente no exercício. Exercício na infância, na adolescência, no envelhecimento e em populações especiais.

Fundamentos de Psicologia do Esporte 15 horas

Fundamentos de Psicologia do Esporte

Definição de Psicologia do Esporte. Breve histórico. Relação da Psicologia do Esporte com outras áreas do conhecimento. Tarefas e funções do Psicólogo do Esporte. Áreas de aplicação. Formas de intervenção.

Gestão e Marketing no contexto esportivo 15 horas

Gestão e Marketing no contexto esportivo

Diferenças entre gestão e marketing. Gestão esportiva. Funções do gestor. Indústria do esporte. Organizações esportivas. Gestão de recursos humanos em organizações esportivas. Marketing esportivo. Comportamentos do consumidor do esporte. Eventos esportivos. Marketing pessoal. Leis federais e estaduais de incentivo ao esporte.

Imaginação e treinamento mental 15 horas

Imaginação e treinamento mental

Definição de treinamento mental. Teorias sobre o processo imaginativo. Exercícios e rotinas psicológicas para competição.

Metodologia da Pesquisa Científica 30 horas

Metodologia da Pesquisa Científica

Elaboração do projeto de pesquisa; normas ABNT e estruturação de artigo científico.

Motivação e Esporte 15 horas

Motivação e Esporte

Conceito de motivação. Fatores determinantes da motivação. Motivação para a prática esportiva. Teorias motivacionais. Medidas de motivação.

Noções de Biomecânica 15 horas

Noções de Biomecânica

Introdução à biomecânica. Princípios básicos da mecânica aplicados ao estudo do movimento. Cinemática. Cinética. Técnicas de medição em biomecânica: antropométrica, dinamometria, cinemetria e eletromiografia Análise biomecânica do gesto esportivo.

Nutrição Esportiva 15 horas

Nutrição Esportiva

Nutrição pré e durante o exercício para emagrecimento e hipertrofia. Nutrição e treinamento. Suplementação dietética. Estratégias alimentares pré, durante e pós-competição.

Overtraining, lesões esportivas e recuperação 15 horas

Overtraining, lesões esportivas e recuperação

Benefícios e cuidados na prática de atividades físicas e esporte. Desafios do esporte competitivo: lesões, tratamento e recuperação das lesões, afastamentos do treino e das competições, treinamento x lesão, overtraining. Desempenho funcional do atleta. Desafios do esporte recreacional: lesões e prevenção de lesão. Medidas de segurança. Programa de prevenção de lesão. Estratégias para a recuperação pós-lesão.

Percepção, atenção, concentração e tomada de decisão no esporte. 15 horas

Percepção, atenção, concentração e tomada de decisão no esporte.

Teorias sobre a percepção. Características da Percepção no Esporte. Treinamento perceptivo. Conceito de atenção e concentração. Determinantes e formas de atenção. Atenção e ativação. Recomendações para o treinamento esportivo. Tomada de decisão e os processos cognitivos subjacentes a esta.

Personalidade e Esporte 15 horas

Personalidade e Esporte

Conceito de personalidade. Desenvolvimento. A importância da atividade esportiva para o desenvolvimento da personalidade. Relação personalidade e esporte.

Psicologia aplicada à arbitragem 15 horas

Psicologia aplicada à arbitragem

Conceito de arbitragem; processos de formação de árbitros, níveis e tipos de arbitragem; processos cognitivos da arbitragem; tomada de decisão; estresse e arbitragem.

Psicologia do Esporte na iniciação esportiva na infância e adolescência 15 horas

Psicologia do Esporte na iniciação esportiva na infância e adolescência

Fatores que levam a prática e não-prática de esportes; desistência do esporte; o papel dos amigos, pais e professores; treinamento de atletas jovens. Estresse, ansiedade e Burnout em atletas jovens.

Psicopatologias e transtornos psicológicos no Esporte 15 horas

Psicopatologias e transtornos psicológicos no Esporte

Transtornos alimentares; abuso de substancias; transtornos do humor e transtornos de ansiedade no contexto desportivo; Burnout e treinamento excessivo.

Treinamento Esportivo 30 horas

Treinamento Esportivo

Conceituação do treinamento desportivo, evolução histórica, classificação das escalas e métodos de treinamento desportivo, princípios científicos, qualidades físicas essenciais para o desenvolvimento do desporto; organização e planejamento da preparação física e treinamento, periodização, avaliação e testes; fatores fisiológicos e psicológicos.

Valiação e intervenção psicológica em esportes coletivos e individuais 15 horas

Valiação e intervenção psicológica em esportes coletivos e individuais

Avaliação psicológica; procedimentos diagnósticos para mensurar características psicológicas; medidas de intervenção psicológica para competição e treinamento; etapas do processo de intervenção psicológica no esporte; principais testes utilizados no esporte.

Carga horário total: 360 horas

Obs.: A carga horária prevista para a orientação do trabalho de conclusão de curso não está incluída.

Corpo Docente

Docente Titulação
Beatriz Lilian Dorigo Mestre
Claudia Barbosa Doutora
Cristiane Marconi Costa Especialista
Eduardo Neves Pedrosa de Cillo Doutor
Eliane Apareida Lemos Ozores Mestre
Gelson Luiz Uecker Mestre
Irinéia Paulina Baretta Doutora
Jefferson Jovelino Amaral dos Santos Doutor
Leonardo Pestillo de Oliveira Doutor
Lucinar Jupir Forner Flores Doutor
Marcelo Abuchacra Mestre
Márcia Walter Mestre
Marilena Olga Koch Especialista
Marta Magalhães Sousa Especialista
Patricia Carolina Borsato Passos Mestre
Regina Thon Mestre
Ronan D´avila Martins Mestre
Sofia Sesti Especialista
Telma Aparecida Costa Doutora

Observações:

1 - A UNIPAR reserva-se o direito de, na ocorrência de indisponibilidades eventuais, substituir qualquer dos professores elencados, atendida a titulação necessária e sem que haja prejuízo aos alunos. Se, até o dia previsto para início das aulas, não tiver formado turma, a UNIPAR reserva-se o direito de prorrogar o início do curso, ou ainda, suspender as atividades previstas para o mesmo;

2 - Fica reservado a UNIPAR o direito de realização do curso, mediante o preenchimento do número mínimo de vagas disponíveis;

3 - As inscrições ficarão disponíveis no site até que haja vaga no curso.

Inscrições

Até o dia 24/03/2018

Documentação necessária

Fotocópia do Diploma

Fotocópia do RG

Fotocópia do CPF

Foto 3x4 Recente (1)

Fotocópia do comprovante de residência

Formulário a ser preenchido no ato da inscrição

Início do curso

13 de Abril de 2018

* Esta data poderá sofrer alteração; portanto, se informe junto à secretaria se as aulas darão início na data prevista

Regime de aulas

Quinzenal

Horário

Quinzenal 

Sábados 7h30 as 11h50 e das 13h00 as 17h20

OBS: 20% das disciplinas teóricas serão online com assistência do professor, aos sábados, encerrarão às 13h30.

Investimento

Inscrição: R$ 80,00 (oitenta reais )

20 (vinte) parcelas de R$ 450,00 (quatrocentos e cinquenta reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Programa de descontos UNIPAR

Egressos da Unipar com conclusão de curso no ano de 2017: 20% (vinte por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 360,00 (trezentos e sessenta reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Egressos da Unipar com conclusão de cursos nos anos anteriores a 2017: 15% (quinze por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 382,50 (trezentos e oitenta e dois reais e cinquenta centavos) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Egressos de cursos de especialização concluídos na Unipar: 20% (vinte por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 360,00 (trezentos e sessenta reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Alunos de outras instituições: 10% (dez por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 405,00 (quatrocentos e cinco reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Número de Vagas

30 vagas

Unidade

Toledo

Coordenador

Marilena Olga Koch

Fale com Marilena Olga Koch