Banner Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental

Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental

Objetivos

  • Qualificar e capacitar profissionais ligados as áreas de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos, apresentando as diferentes políticas, técnicas e tecnologias com ênfase para concepção e elaboração de projetos; operação, manutenção e gestão dos sistemas de saneamento, preservação e aproveitamento dos recursos hídricos, realizar uma abordagem interdisciplinar das questões hídricas.
  • Ter conhecimento das técnicas de dimensionamento para a condução, dimensionamento e aproveitamento dos recursos hídricos;
  • Ter conhecimento das técnicas de dimensionamento para a condução, dimensionamento, tratamento e aproveitamento dos resíduos, promovendo o saneamento ambiental;
  • Conhecer a legislação que regulamentam a gestão dos recursos hídricos e o saneamento ambiental.

Público alvo

Profissionais formados em: Engenharias; Arquitetura; Tecnologias (com nível superior completo) de serviços de saneamento, construções e ambiental; Ciências Biológicas; Agronomia; Engenharia Agrícola; Geografia e demais áreas afins.

Área

Ciências Exatas e da Terra

Disciplinas

Nome Carga horária
Caracterização e Tratamento de Efluentes Líquidos 30 horas

Caracterização e Tratamento de Efluentes Líquidos

Objetivos do tratamento de águas residuais. Caracterização de águas residuais. Princípios básicos do tratamento biológico de esgotos: microbiologia e ecologia do tratamento de esgotos. Cinética de utilização do substrato e da biomassa. Processos aeróbios x processos anaeróbios. Tratamento preliminar e primário. Tratamento secundário: lagoas de estabilização e variantes; lodos ativados e variantes; fossa séptica, filtro anaeróbio e UASB; filtro biológico aeróbio, biodiscos e sistemas de disposição no solo. Avaliação de impactos do destino final das águas residuais. Princípios básicos do tratamento e disposição de lodos de ETE.

Caracterização e Tratamento de Resíduos Sólidos 30 horas

Caracterização e Tratamento de Resíduos Sólidos

Caracterização dos resíduos. Gerenciamento integrado de resíduos sólidos. Metodologias e técnicas de minimização, reciclagem e reutilização. Acondicionamento, coleta, transporte. Processos de tratamento: compostagem, usina de reciclagem. Disposição final de resíduos e recuperação de ambientes.

Dimensionamento de Estruturas Hidráulicas 30 horas

Dimensionamento de Estruturas Hidráulicas

Dimensionamento de canais em movimento permanente uniforme e variado. Equações básicas e métodos de cálculo. Canais erodíveis. Descarregadores de cheias. Bacias de dissipação. Escoamentos em transições. Comportas, tipos usuais e interferências nos escoamentos. Sifões, utilização e dimensionamento. Tomadas d’água. Percolação em maciços de terra. Bombas: conceitos e aspectos construtivos. Teoria elementar dos perfís escalonados. Ponto de funcionamento e associação das bombas. Seleção, e especificação para aferição de bombas centrífugas. Cuidados na instalação e operação de bombas centrífugas. Noções sobre Golpe de Ariete. Proteções.

Erosão e Hidrossedimentologia 30 horas

Erosão e Hidrossedimentologia

Fundamentos da hidrossedimentologia, agentes erosivos, tipos de Erosão, processo evolutivo das erosões, cálculo de perda de solo, erosividade da chuva, erodibilidade do solo, parâmetros topográficos, parâmetros de uso e ocupação do solo, transporte de sedimentos, sedimentologia de bacia hidrográfica, amostragem de sedimentos em suspensão, assoreamento dos cursos d’água e reservatórios.

Geoprocessamento Aplicado ao Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos 30 horas

Geoprocessamento Aplicado ao Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos

Conceitos Cartografia Básica e de Sistema de Informações Geográficas. Funções dos SIGs. Sensoriamento remoto: princípios, tipos de sensores e aplicações. Sistema de Informações Geográficas Aplicado à Área Ambiental. Estruturas de Dados em SIG: Vetorial e Matricial. Principais Classes de Dados Geográficos. Modelagem de Dados Geográficos. Operações com sistemas de informações geográficas. Mapeamento e análise ambiental. Aplicações de Sistemas de Informações Geográficas. Aplicações de SIG no Saneamento ambiental e em recursos hídricos. Modelos conceituais de espaço geográfico, organização dos dados, locação, atributos, propriedades das informações espaciais, aquisição de dados e amostragem. Representação da informação geográfica, sistemas de referência cartográfica, conceitos de bancos de dados, conceitos vetorial e raster, modelos numéricos de terreno, interpolação espacial. Funções do processamento da informação geográfica. Estudos de casos aplicados aos recursos hídricos.

Gestão de Recursos Hídricos 30 horas

Gestão de Recursos Hídricos

Política Nacional de Recursos Hídricos: fundamentos, objetivos e diretrizes; O Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos: O Conselho Nacional de Recursos Hídricos – CNRH; Os Conselhos de Recursos Hídricos dos Estados e do Distrito Federal; Órgãos dos poderes públicos federal, estaduais, do Distrito Federal e municipais cujas competências se relacionem com a gestão de recursos hídricos; Agência Nacional de Águas; Comitês de Bacias Hidrográficas; Instrumentos da Política Nacional de Recursos Hídricos: Plano de Recursos Hídricos; Enquadramento dos corpos de água em classes, segundo os usos preponderantes da água; Outorga de direito de uso dos recursos hídricos; Cobrança pelo uso da água; Sistema de Informações sobre Recursos Hídricos.

Gestão de Resíduos 30 horas

Gestão de Resíduos

Definição, histórico e problemática da geração de resíduos. Geração de Resíduos Sólidos. Classificação dos Resíduos Sólidos. Resíduos Sólidos com Legislação Específica.

Hidrologia Aplicada 30 horas

Hidrologia Aplicada

Introdução á hidrologia; Ciclo hidrológico – balanço hídrico; Bacia hidrográfica; Tipos e formas de precipitação; Medição e interpretação; Histograma; Chuvas intensas; Método racional; Hidrograma unitário; Infiltração; Evaporação; Evapotranspiração; Escoamento superficial; Previsão de enchentes e secas; regularização de vazões; Medição de vazão; Métodos de medição: Curva-chave; Regime dos Cursos d'Água; Enchentes e estiagem; Modelos matemáticos chuva x vazão; Água     subterrânea; Aproveitamento de Aqüíferos.

Hidrologia Estatística 30 horas

Hidrologia Estatística

Métodos para interpretação e uso dos dados hidrológicos. Técnicas para a inferência das características de uma população, pelas informações contidas numa amostra de dados hidrológicos. Modelos probabilísticos. Ajustamento destes modelos. Testes de hipóteses. Transferência de informação por regressão.

Hidromêcanica 30 horas

Hidromêcanica

Definição de fluido. Hipótese do contínuo. Propriedades dos fluidos. Forças superficiais e mássicas. Tensões. Tensor de tensões. Velocidade e aceleração. Vazão. Linhas de corrente. Leis de conservação. Análise integral e diferencial. Leis de conservação integrais: continuidade, quantidade de movimento e energia. Equação de Bernoulli. Perdas de carga. Análise dimensional e Semelhança. Teorema "Pi" de Buckingham. Teoria de semelhança. Tipos de semelhança. Leis de conservação diferenciais: continuidade, quantidade de movimento, Navier-Stokes, energia. Condições de contorno e iniciais. Soluções exatas. Equações adimensionais. Rotação, translação, taxa de deformação. Escoamento rotacional e irrotacional. Função de corrente e função potencial. Superposição. Circulação. Equação da vorticidade. Escoamentos turbulentos. Caracterização da turbulência. Decomposição de Reynolds. Equações em médias. Estruturas coerentes. Equação de conservação da energia cinética. Espectro de energia cinética. Aplicação a escoamentos elementares. Simulação numérica. Camada limite. Soluções para placa plana. Arraste. Escoamentos internos. Perda de energia em condutos. Transição à turbulência. Teoria de estabilidade linear. Eq. de Orr-Sommerfeld. Princípio de Rayleigh. Aplicação a escoamentos elementares.

Metodologia de Pesquisa e Gestão de Projetos 30 horas

Metodologia de Pesquisa e Gestão de Projetos

O Pesquisador e a comunicação científica e tecnológica. A pesquisa e suas classificações. Os métodos científicos. As etapas da pesquisa. Revisão da literatura. Problema e hipótese de pesquisa. Projetos de pesquisa: organização, conteúdo e finalidades. Organização da monografia e sua normalização. Análise preliminar de dados. Métodos numéricos para a descrição de dados quantitativos. Métodos gráficos para a descrição de dados.

Projeto, Orçamento e Obras de Engenharia de Saneamento 30 horas

Projeto, Orçamento e Obras de Engenharia de Saneamento

Metodologias de apresentação de projeto: geral e específico para órgãos como CAIXA e FUNASA; Documentação necessária; Captação de recursos; Regras e leis específicas para liberação de verbas orçamentárias; Elaboração de Orçamento; Técnicas construtivas para execução de obras.

Saneamento Básico 30 horas

Saneamento Básico

Importância dos serviços de saneamento básico resíduos sólidos:  coleta, transporte, tratamento e destino final dos resíduos sólidos.  Sistemas de abastecimento de água; Qualidade e uso da água; Consumo médio per capita; Poluição da água e grau de potabilidade. População atendida; Vazões de dimensionamento; Captação:  de águas subterrâneas, de águas superficiais, de águas atmosféricas; Adução:  classificações, materiais empregados, dimensionamento, dispositivos de proteção; Tratamento: processos de purificação de água, padrões de portabilidade; Rede de distribuição: tipos; Materiais empregados; Dimensionamento. Sistemas de esgotos sanitários: conceitos e características; tipos de sistemas; Unidades constituintes: rede coletora, interceptores, estações elevatórias e emissários; Sistemas de tratamento aeróbio; Sistemas de tratamento anaeróbio. Normas técnicas nacionais e internacionais. Tipos de tratamento de água e de esgoto sanitário. Sistemas de mistura, coagulação e floculação. Sedimentação, decantação, filtração e desinfecção.

Tecnologia de Biodigestores 30 horas

Tecnologia de Biodigestores

Estudo, discussão e avaliação das tecnologias de biodigestão anaeróbia adequadas ao meio rural brasileiro. Manejo de biodigestores, do biogás e do biofertilizante. Uso da biodigestão anaeróbia no saneamento. Aspectos econômicos do uso de biodigestores.

Carga horário total: 420 horas

Obs.: A carga horária prevista para a orientação do trabalho de conclusão de curso não está incluída.

Corpo Docente

Docente Titulação
Carla Limberger Lopes Doutora
Douglas Guedes Batista Torres Doutora
Ênio Roberto Galli Mestre
Fernanda Cristina Araújo Mestre
Francieli Helena Bernardi Doutora
Gisele Arruda Mestre
Helton Aparecido Rosa Mestre
José Francisco de Gois Mestre
Juliano Andres Doutor
Michael Steinhorst Alcantara Doutora
Mônica Sarolli Silva de Mendonça Costa Doutora

Observações:

1 - A UNIPAR reserva-se o direito de, na ocorrência de indisponibilidades eventuais, substituir qualquer dos professores elencados, atendida a titulação necessária e sem que haja prejuízo aos alunos. Se, até o dia previsto para início das aulas, não tiver formado turma, a UNIPAR reserva-se o direito de prorrogar o início do curso, ou ainda, suspender as atividades previstas para o mesmo;

2 - Fica reservado a UNIPAR o direito de realização do curso, mediante o preenchimento do número mínimo de vagas disponíveis;

3 - As inscrições ficarão disponíveis no site até que haja vaga no curso.

Inscrições

Até o dia 24/03/2018

Documentação necessária

Fotocópia do Diploma;

Fotocópia do RG;

Fotocópia do CPF;

Foto 3x4 Recente (1);

Fotocópia do comprovante de residência;

Formulário a ser preenchido no ato da inscrição;

Início do curso

13 de Abril de 2018

* Esta data poderá sofrer alteração; portanto, se informe junto à secretaria se as aulas darão início na data prevista

Regime de aulas

Quinzenal

Horário

Quinzenal  

Sextas-Feiras: 19h00 às 23h00

Sábados 8h00 às 12h00 e das 13h00 às 18h00

Investimento

Inscrição: R$ 80,00 (oitenta reais )

20 (vinte) parcelas de R$ 410,00 (quatrocentos e dez reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Programa de descontos UNIPAR

Egressos da Unipar com conclusão de curso no ano de 2017: 20% (vinte por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 328,00 (trezentos e vinte e oito reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Egressos da Unipar com conclusão de cursos nos anos anteriores a 2017: 15% (quinze por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 348,50 (trezentos e quarenta e oito reais e cinquenta centavos) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Egressos de cursos de especialização concluídos na Unipar: 20% (vinte por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 328,00 (trezentos e vinte e oito reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Alunos de outras instituições: 10% (dez por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 369,00 (trezentos e sessenta e nove reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Número de Vagas

30 vagas

Unidade

Francisco Beltrão

Coordenador

José Francisco de Gois

Fale com José Francisco de Gois