Banner Saúde Pública

Saúde Pública

Objetivos

  • Ampliar a capacidade crítica e a qualificação técnica necessárias para atuar no campo da saúde pública, com vistas a analisar, intervir e modificar o quadro vigente das ações e serviços de saúde para reorganização dos mesmos, considerando a complexidade do setor.
  • Oportunizar a ampliação da compreensão do processo saúde/doença;
  • Fornecer elementos teórico-práticos para buscar a melhoria da qualidade de vida;
  • Conhecer e discutir as políticas de saúde vigentes nas últimas décadas, o modelo do Sistema Único de Saúde (SUS) e instrumentos de intervenção no setor saúde;
  • Conhecer e apoiar estratégias de investigação científica para utilização no âmbito do sistema de saúde nacional.

Público alvo

Profissionais graduados em qualquer curso de nível superior.

Disciplinas

Nome Carga horária
Epidemiologia, Vigilância Epidemiológica e Gestão da informação 30 horas

Epidemiologia, Vigilância Epidemiológica e Gestão da informação

Definição e aplicações da epidemiologia. Epidemiologia descritiva e analítica e suas relações com a saúde pública. Conceitos de epidemiologia úteis para a saúde pública e para a definição de prioridades (endemia, epidemia, infectividade, patogenicidade, virulência, latência). História natural das doenças e níveis de prevenção. Vigilância epidemiológica (definição, etapas, papel dos indicadores). Indicadores – definição, classificação, expressões matemáticas. Conceitos de incidência, prevalência, mortalidade, letalidade; expressões matemáticas que fornecem indicação de risco. Indicadores gerais de saúde mais utilizados. Critérios para definição de prioridades em saúde pública. Seleção de agravos prioritários e indicadores epidemiológicos para monitoramento. Seleção e priorização de ações finalísticas de saúde para controlar um agravo prioritário e indicadores operacionais para avaliar a execução das ações finalísticas de controle. Seleção dos dados para a construção dos indicadores referentes à vigilância epidemiológica de um agravo prioritário.

Estratégia de Saúde da Família 30 horas

Estratégia de Saúde da Família

A família como unidade social, política e cultural na atenção à saúde; família e comunidade; avaliação de famílias; a estratégia de organização da atenção primária de saúde e a saúde da família; a valorização da família nas políticas sociais; ação em equipe multidisciplinar; modelos e tecnologias para facilitar o trabalho interdisciplinar nas equipes de Saúde da Família; estratégias de atenção à saúde da família e grupos da comunidade; do Programa de Saúde da Família à “Estratégia de Saúde da Família”.

Formação e Gestão de recursos humanos 15 horas

Formação e Gestão de recursos humanos

Estudos dos determinantes econômicos e políticos de formação e distribuição da força de trabalho em saúde. Análise das tendências do mercado de trabalho em saúde. As relações entre a implementação de políticas estruturantes de modelos de cuidados em saúde, as inovações tecnológicas e as tendências na formação e distribuição de recursos humanos em saúde. A política de gestão do trabalho e da educação na saúde - conjuntura atual.

Metodologia Qualitativa em Saúde 15 horas

Metodologia Qualitativa em Saúde

Introdução aos métodos qualitativos em saúde. A contribuição das ciências sociais ao campo da saúde coletiva. Construção do objeto de investigação e definição das técnicas de pesquisa. Técnicas de coleta de dados qualitativos: entrevista, observação, história de vida, etc. Análise de dados qualitativos.

Metodologias de Pesquisa 30 horas

Metodologias de Pesquisa

Questões centrais para a prática da pesquisa aplicada: escolha do tema de pesquisa, formulação de problema, revisão da base de conhecimento existente sobre o problema, formação de conceitos, construção do modelo de análise, elaboração e testagem de instrumento, coleta e análise de dados, apresentação de texto científico em formato monográfico e de artigo e normas da ABNT.

Planejamento, Gestão e Financiamento em Saúde 30 horas

Planejamento, Gestão e Financiamento em Saúde

Planejamento em saúde em uma perspectiva estratégica, como um processo social complexo, produto das relações das diferentes forças sociais, em uma realidade histórica determinada. Gestão em saúde dos serviços públicos: características e exigências. Organizações de saúde como organizações profissionais. Gestão da força de trabalho em saúde. Financiamento em saúde.

Políticas Públicas de Saúde e Legislação do SUS 30 horas

Políticas Públicas de Saúde e Legislação do SUS

Analisa os princípios e diretrizes da política de saúde, situando-se no sistema de saúde do país, com ênfase no processo da Reforma Sanitária. Estuda a legislação do SUS com ênfase no Pacto pela Saúde, Pacto de gestão fundamentos e seus instrumentos.

Promoção, Educação e Comunicação em Saúde 30 horas

Promoção, Educação e Comunicação em Saúde

Interfaces da comunicação com os processos pedagógico-sanitários, a partir da produção bibliográfica sobre educação e comunicação em saúde. Tendências, veículos e práticas da educa-ção em saúde, especialmente no que se refere à sua interlocução com as tecnologias comunica-cionais, levantando reflexões que auxiliem na compreensão da relação do sujeito com o corpo e com a saúde na contemporaneidade. Dinâmica comunitária. Estratégias de promoção de saúde na comunidade. Tópicos de antropologia médica, ciências sociais e saúde. Concepção de saúde e doença. Serviços de saúde culturalmente sensíveis.

Redes de Atenção à Saúde 30 horas

Redes de Atenção à Saúde

O objetivo é proporcionar o desenvolvimento das capacidades necessárias a desenhar e organizar redes de ações e serviços de saúde capazes de responder às necessidades sanitárias que se apresentam em diferentes escalas geográficas, utilizando-se de alguns dos instrumentos de gestão do SUS, compreender os princípios, regras de funcionamento e estratégias para articulação da gestão de sistemas e serviços de saúde. Conteúdos: A origem da formação médica e a organização do sistema de saúde; relatórios de Flexner e Dawson; gestão regional; declaração de Alma-Ata; Sistemas locais de saúde (SILOS) proposta da OPAS; divisão de trabalho entre os níveis de atenção; Demanda, necessidades e prestação de serviços num sistema de saúde, organização espaicla da rede. Características de sistema de saúde e proteção social de países selecionados.

Regulação, controle, avaliação e auditoria em saúde 30 horas

Regulação, controle, avaliação e auditoria em saúde

Definição das atribuições de cada nível de complexidade; Sistema de verificação e cobrança de responsabilidades (contratação); Estruturação de centrais de regulação (urgências, internação, consultas e exames); auditoria em saúde.Abordagens e usos de avaliação como instrumento de apoio ao processo decisório.

Saúde do Trabalhador 15 horas

Saúde do Trabalhador

Visão global das questões relacionadas à saúde do trabalhador. Problemática do mundo do trabalho; reconhecimento dos agravos que acometem a saúde dos trabalhadores; identificação das principais características da legislação trabalhista e suas relações com a legislação do SUS; reconhecimento das atividades de vigilância com um instrumento na análise dos ambientes de trabalho; conhecimento da experiência sindical; desafios atuais para a saúde dos trabalhadores.

Segurança Alimentar e Nutrição Social 15 horas

Segurança Alimentar e Nutrição Social

Diretrizes da politica nacional de alimentação e nutrição, promoção da alimentação saudável com base no guia brasileiro de alimentação, sistema nacional de vigilancia alimentar e nutricional, direito humano a alimentação e segurança alimentar e nutricional sustentável.

Sistemas Comparados de Saúde e Controle Social 30 horas

Sistemas Comparados de Saúde e Controle Social

Estrutura de um Sistema de Saúde e Proteção Social: componentes e condicionantes. Evolução histórica de formas de proteção social em saúde. Da Reforma Sanitária ao Sistema Único de Saúde: pressupostos e diretrizes. Pressupostos estruturantes de sistemas nacionais de saúde e proteção social: igualdade, equidade, universalidade. Seguro e seguridade social. Características de sistema de saúde e proteção social de países selecionados.

Vigilância Sanitária e Meio Ambiente 30 horas

Vigilância Sanitária e Meio Ambiente

Conceitos, histórico e atividades atuais da Vigilância Sanitária. Controle de medicamentos, sangue e hemoderivados, radiações ionizantes, estabelecimentos de saúde, alimentos e água (potabilidade e fluoretação). Vigilância e qualidade em saúde. Dimensionamento da questão ambiental no âmbito da saúde. Degradação do meio ambiente - poluição hídrica, atmosférica, e outros. Situação ambiental do Estado e abordagem dos mecanismos de preservação do meio ambiente.

Carga horário total: 360 horas

Obs.: A carga horária prevista para a orientação do trabalho de conclusão de curso não está incluída.

Corpo Docente

Docente Titulação
Alessandro Perondi Mestre
Alessandro Perondi Mestre
Daniela Savi Geremia Mestre
Greicy Peretti Poffo Mestre
Iara Aparecida Secco Doutora
Jolana Cavalheiri Especialista
Kellermam Godart Mestre
Lediana Dalla Costa Mestre
Luciana Pelizzaro Mestre
Lucilene Moreschi Especialista
Maria Izabel da Cunha Especialista
Nelsi Salete Tonini Doutora
Nilce Y. A. Casado Mestre
Verônica Moraes Francisquini Gardin Mestre
Vilma Beltrame Doutora

Observações:

1 - A UNIPAR reserva-se o direito de, na ocorrência de indisponibilidades eventuais, substituir qualquer dos professores elencados, atendida a titulação necessária e sem que haja prejuízo aos alunos. Se, até o dia previsto para início das aulas, não tiver formado turma, a UNIPAR reserva-se o direito de prorrogar o início do curso, ou ainda, suspender as atividades previstas para o mesmo;

2 - Fica reservado a UNIPAR o direito de realização do curso, mediante o preenchimento do número mínimo de vagas disponíveis;

3 - As inscrições ficarão disponíveis no site até que haja vaga no curso.

Inscrições

Até o dia 24/10/2017

Documentação necessária

Fotocópia do Diploma;

Fotocópia do RG;

Fotocópia do CPF;

Foto 3x4 Recente (1);

Fotocópia do comprovante de residência;

Formulário a ser preenchido no ato da inscrição;

Início do curso

13 de Abril de 2018

* Esta data poderá sofrer alteração; portanto, se informe junto à secretaria se as aulas darão início na data prevista

Regime de aulas

Quinzenal

Horário

Quinzenal

Sextas-Feiras: 19h00 às 23h00

Sábados 8h00 às 13h30

OBS: 20% das disciplinas teóricas serão online com assistência do professor, aos sábados, encerrarão às 13h30.

Investimento

Inscrição: R$ 80,00 (oitenta reais )

20 (vinte) parcelas de R$ 370,00 (trezentos e setenta reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Programa de descontos UNIPAR

Egressos da Unipar com conclusão de curso no ano de 2017: 20% (vinte por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 296,00 (duzentos e noventa e seis reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Egressos da Unipar com conclusão de cursos nos anos anteriores a 2017: 15% (quinze por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 314,50 (trezentos e quatorze reais e cinquenta centavos) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Egressos de cursos de especialização concluídos na Unipar: 20% (vinte por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 296,00 (duzentos e noventa e seis reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Alunos de outras instituições: 10% (dez por cento) de desconto nas mensalidades do curso.

20 (vinte) parcelas de R$ 333,00 (trezentos e trinta e três reais) a serem pagas até o dia 5 de cada mês.

Número de Vagas

30 vagas

Unidade

Francisco Beltrão

Coordenador

Alessandro Perondi

Fale com Alessandro Perondi