Mestrado e Doutorado em Biotecnologia Aplicada à Agricultura

Mestrado e Doutorado em Biotecnologia Aplicada à Agricultura

Área de Concentração

Biotecnologia Aplicada à Agricultura

Linhas de pesquisa (Desde 2019)

O Programa de Pós-graduação em Biotecnologia Aplicada à Agricultura da Universidade Paranaense engloba duas linhas de pesquisa. Além do desenvolvimento das dissertações de Mestrado ou teses de Doutorado, nestas linhas estão integradas atividades de orientação de alunos na Iniciação Científica, Trabalhos de Conclusão de Curso de graduação e de Pós-graduação Lato Sensu, além de supervisão de alunos de Pós-doutorado.

Biotecnologia Aplicada à Microbiologia Agrícola

Objetiva a bioprospecção e caracterização genética, morfológica e química de microrganismos de interesse agrário, agroindustrial, terapêutico, alimentar e/ou ambiental, visando agregar valor ao material biológico, resíduos e subprodutos pelo desenvolvimento de produtos e processos de interesse biotecnológico agrário. Também visa avaliar as propriedades biológicas de compostos bioativos por ensaios in vitroex situ e in vivo com a finalidade de desenvolvimento e aplicação em produtos de interesse agroindustrial, alimentício, cosmético, agrícola, veterinário e/ou ambiental. Tem também como objetivo preservar microrganismos, estudar a relação planta-microrganismo (fixação biológica de nitrogênio, fungos micorrízicos, promotores de crescimento, simbiontes, endofíticos, patogênicos), a ecologia microbiana e a qualidade microbiológica do solo.

Projetos de Pesquisa da linha de Pesquisa

  • Bioprospecção de compostos bioativos no controle de microrganismos

  • Biotecnologia de compostos bioativos em basidiomicetos (UNIOESTE / University of Belgrado / UEM / UNICESUMAR)

  • Biotecnologia de microrganismos

  • Biotecnologia microbiana agrária e ambiental (UNIPAR, UNIOESTE, UNIVERSITY OF WARWICK/HRI e UEL)

  • Microbiologia e Biotecnologia do solo

  • Produção de enzimas de basidiomicetos para biorremediação (UNIPAR, UEM)

  • Prospecção de substâncias bioativas para aplicação em alimentos (UNIPAR, UEM, UEPG, IFPR)

Biotecnologia Aplicada ao Melhoramento Vegetal

Objetiva a bioprospecção e caracterização genética, morfológica, química, bioquímica e expressão gênica de plantas de interesse agrário, agroindustrial, terapêutico, alimentar e/ou ambiental, propiciando seu melhoramento genético ou viabilizando seu cultivo e produção. Visa também avaliar o estresse biótico e abiótico em plantas e desenvolver protocolos para cultivo de plantas in vitro, extração e padronização de metabólitos secundários e bioprospecção de compostos de plantas com atividade biológica. Visa também o estudo das rotas biossintéticas do metabolismo de plantas e produção, separação, purificação e identificação de compostos bioativos. Avaliação de propriedades biológicas de compostos bioativos por ensaios in vitro, ex situ e in vivo com a finalidade de desenvolvimento e aplicação em produtos alimentícios, cosméticos, agrícolas, veterinários e/ou ambientais.

Projetos de Pesquisa da linha de Pesquisa

  • Análise do desenvolvimento, bioquímica, anatomia, expressão gênica e produção de metabólitos secundários de plantas medicinais por elicitores - etapa 2. (UNOESTE, UNICESUMAR)

  • Caracterização molecular e química de plantas cultura de tecidos vegetais aplicada à agricultura.(UNIPAR, UNICESUMAR, UFSC, UFMA)

  • Estresses bióticos e abióticos no metabolismo e na expressão de genes relacionados ao estresse em plantas. (UNIPAR, UNOESTE, UNICESUMAR e EMBRAPA)

  • Isolamento, identificação química e avaliação de atividades biológicas de plantas.

  • Plantas de interesse biotecnológico: fracionamento, identificação química, atividades biológicas e desenvolvimento de produtos e processos melhoramento genético vegetal. (UNIPAR, Universidade de Belgrado, Instituto Politécnico de Bragança, UNICESUMAR, UNIOESTE, UEM)

  • Variabilidade genética de plantas cultivadas baseada em marcadores morfológicos e moleculares.

Horário de Atendimento

Seg. à sex. das 15h às 21h20
Sáb. das 08h30 às 12h50
Ou ligue: 0800 601 4031