Mestrado em Direito Processual e Cidadania

Mestrado em Direito Processual e Cidadania

Sobre o programa

O Curso de Mestrado Acadêmico em Direito Processual e Cidadania, é recomendado pela CAPES e reconhecido conforme Portaria MEC nº 656, de 22 de maio de 2017, publicada no D.O.U. nº 97 – Seção 1, p. 14-84 de 23 de maio de 2017. Mestrado integra o conjunto de processos formativos da Universidade Paranaense, de implantação progressiva, voltado para o aperfeiçoamento do Direito, quer no âmbito institucional, quer no seu meio, articulando-se com os cursos de graduação e de pós-graduação em sentido lato, destinados à formação de docentes e de especialistas em Direito. Atualmente as atividades do Curso concentram-se no Setor de Pós-Graduação da UNIPAR, Campus Umuarama Sede. As atividades didáticas do Curso concentram-se às sextas-feiras e sábados.

Coordenador

Celso Hiroshi Iocohama (Coordenador do Curso) (celso@unipar.br)

Situação legal - Mestrado

Curso de Mestrado recomendado pela CAPES e reconhecido conforme Portaria MEC nº 656, de 22 de maio de 2017, publicada no D.O.U. nº 97 – Seção 1, p. 14-84 de 23 de maio de 2017.

Público

Portadores de diploma de Bacharel em Direito em curso de graduação de duração plena, devidamente reconhecido pelo MEC, nos termos da legislação em vigor.

Objetivos

I - Produzir e utilizar conhecimento socialmente relevante na área jurídica; II - Associar pesquisa, ensino e extensão; III – Qualificar docentes e pesquisadores; IV – Formar profissionais para o mercado de trabalho; V – Criar processos de intercâmbio de conhecimentos e experiências com a sociedade em geral; VI - Promover o intercâmbio com outras instituições nacionais e estrangeiras, em especial, no âmbito do Mercosul; e VII - Atribuir o título de Mestre em Direito.

Investimentos

30 parcelas de R$ 2.004,00

Este valor é para a seleção do ano de 2020, e a Universidade reserva-se o direito de fazer alterações em decorrência de exigências de ordem legal ou econômica.

Bolsa do Programa Institucional de Treinamento Docente e Técnico-Científico (PIT). A bolsa PIT é oferecida aos dez primeiros colocados que efetivarem matrícula no curso de estrado em Direito Processual e Cidadania. A bolsa em 2020 será de R$ 250,00 por um período de 30 meses. O aluno fica condicionado à não reprovação, assiduidade, participação de todas as atividades do curso, organização de eventos, palestras, atividades de pesquisa e orientação de alunos de iniciação científica. Critérios de concessão: Pontuação obtida na análise do Currículo Lattes. A disponibilidade das bolsas PIT ficam sujeitas à liberação da UNIPAR.

Bolsa de Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares (PROSUP). A bolsa PROSUP é oferecida aos alunos matriculados no curso de Mestrado em Direito Processual e Cidadania e tem a duração de 12 meses. Não é permitido acumular outro tipo de bolsa de estudo. A disponibilidade das bolsas PROSUP ficam sujeitas à liberação da CAPES e serão publicadas em Edital.

 

Regulamento

O Regulamento do Curso de Mestrado em Direito Processual e Cidadania foi definido pelo Colegiado de Curso, referendado pela Coordenação de Pós-Graduação Stricto Sensu, pela Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação e aprovado pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Paranaense.

Horário de Atendimento

Seg. à sex. das 8h às 20h
Sab. das 8h às 12h