Mestrado e Doutorado em Biotecnologia Aplicada à Agricultura

Mestrado e Doutorado em Biotecnologia Aplicada à Agricultura

CNPq: Pesquisador da Unipar conquista bolsa produtividade nível 1

10/06/2020 às 16:02

Foto No laboratório: Professor Nelson Colauto durante trabalho de pesquisa

Completando vinte anos de atividades na docência e na pesquisa na Universidade Paranaense, o professor Nelson Colauto tem vários motivos para comemorar, mas um em especial. Depois de seis anos recebendo a bolsa PQ (Produtividade em Pesquisa) nível 2, o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) elevou a categoria da sua bolsa para o nível Sênior 1D, tornando o pesquisador como o primeiro docente da região e um dos poucos do Paraná a obter este incentivo.

A categoria 1 do CNPq indica um aumento de excelência e qualidade da pesquisa. Dentre os pesquisadores que conseguem atingir os requisitos para a bolsa de produtividade do órgão fomentador, 55% são nível 2 e somente 17% são nível 1D, considerado um grupo de qualidade ainda mais restrito no país.

A alegria está sendo compartilhada com a direção da Instituição e colegas de trabalho. “Esta bolsa em pesquisa é concedida aos melhores pesquisadores do Brasil. Então, atingir o nível 1 é para mim uma honra e motivo de gratidão a todos os parceiros de pesquisa, um incentivo para continuar melhorando. E além de me deixar muito feliz, este reconhecimento eu vejo como uma premiação por essas duas décadas de trabalho incansável que venho desenvolvendo na Unipar”, orgulha-se o pesquisador, que já tem mais de cem artigos científicos publicados ao longo destas duas décadas.

Colauto, que é pós-doutor em Genética Molecular e de Microrganismos e em Biotecnologia de Fungos Filamentosos, ambos pela Unesp e Warwick University da Inglaterra, também atribui a conquista ao apoio que recebe da Unipar e aos professores do programa de mestrado e doutorado em Biotecnologia Aplicada a Agricultura, do qual é coordenador.

“Meus colegas pesquisadores são uma fonte de colaboração, inspiração e conhecimento, que permitem uma discussão sempre franca, estimulante e de alto nível, nos mantendo com os pés no chão e os olhos para o mundo. E além de disponibilizar este corpo docente de alta qualidade e um ótimo ambiente de trabalho, a Unipar nunca mediu esforços para apoiar e financiar todos os projetos científicos que realizei”, afirma o professor.

Valorizando o espírito colaborativo, ele conta com apoio também de grupos de pesquisa nacionais e internacionais. “Muitas das minhas pesquisas foram desenvolvias graças a estas parcerias”, reconhece, acrescentando que essa conquista é de toda a Universidade. “A Unipar é um espaço para o talento de todos, pois investe em pesquisadores de qualidade e em pesquisa com qualidade de nível internacional”.

Foto Pesquisa científica: Professor completa 20 anos de atividades na Unipar
Foto Trabalho de excelência: Colauto é o primeiro professor da região a conquistar nível 1 em bolsa do CNPq
Foto Nelson Colauto: Bolsa em nível 1 é o reconhecimento pela pesquisa de alta qualidade
Foto Nelson Colauto: Bolsa em nível 1 é o reconhecimento pela pesquisa de alta qualidade

Horário de Atendimento

Seg. à sex. das 8h30 às 12h e 13h às 17h30
Sáb. das 08h30 às 12h30
Ou ligue: 0800 601 4031