Mestrado e Doutorado em Ciência Animal com Ênfase em Produtos Bioativos

Vigilância epidemiológica de região fronteiriça é tema no Simpósio de Ciência Animal

16/08/2018 às 16:00

Foto Professor Douglas Dragunski, da Unioeste, fala sobre o uso de nanofibras poliméricas como curativos

Um sucesso! Assim foi avaliado pela coordenação o resultado do 6º Simpósio e 12ª Mostra Científica do programa de mestrado e doutorado em Ciência Animal com Ênfase em Produtos Bioativos da Universidade Paranaense. Realizado no Câmpus-Sede da Unipar, em Umuarama, o evento reuniu mais de 120 participantes, entre professores e estudantes de diversos cursos da Unipar e de outras instituições de ensino superior (em 28/7).

A coordenadora do programa, professora Daniela Dib, fez a abertura do evento, destacando a importância do evento na formação acadêmica dos participantes. Em seguida, o professor Douglas Dragunski, da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), Câmpus Toledo, ministrou a palestra ‘Uso de nanofibras poliméricas como curativos’. A palestra seguinte foi com o professor Robson Michel Delai, do UDC (Centro Universitário Dinâmica das Cataratas), de Foz do Iguaçu, que abordou o tema ‘Vigilância epidemiológica de região fronteiriça’.

Para falar sobre ‘Atualização na transferência de embriões em equinos’ foi convidado o médico veterinário do Haras Two Brothers, em Umuarama, Alexandre Ribas Dias Reis. Do curso de Medicina Veterinária da Unipar veio o professor José Ricardo Pachaly, explorando o tema: ‘Pets, pessoas e saúde’.

A programação continuou com as palestras ‘Proteômica como ferramenta de investigação biológica’, proferida pela professora Lidiane Nunes Barbosa, da Unipar; ‘Empreendedorismo - como impulsionar seu negócio’, discutido por Anderson Cia, diretor-geral da Minerphós, em Umuarama; e ‘Biotécnicas utilizadas na reprodução de cães’, discutido por Carlos Renato Guaitolini, médico veterinário e doutor em Reprodução Animal.

“Procuramos destacar a importância dos produtos bioativos e sua utilização em saúde única, além de apresentar outros temas de grande relevância na área”, afirmou Dib, ressaltando que os objetivos, assim como nas edições anteriores, foram alcançados.

Foto Coordenadora do mestrado, professora Daniela, abre o evento
Foto Evento reuniu graduandos, mestrandos e doutorandos da Unipar e estudantes de outras instituições de ensino
Foto Em palestra, professor Robson Michel Delai
Foto Alexandre Ribas Dias Reis, em sua apresentação