Mestrado Profissional em Plantas Medicinais e Fitoterápicos na Atenção Básica

Fitoterapia: Unidade Básica de Saúde do Cidade Alta recebe livro do Horto Medicinal

23/07/2018 às 16:00

Foto Coordenadora do Horto Medicina da Unipar e um dos autores do livro, professora Ezilda Jacomassi explica os objetivos da obra

A Unidade Básica de Saúde do Parque Cidade Alta, em Umuarama, foi a primeira a receber o livro ‘Horto Medicinal do Campus 2 da Unipar’, escrito por professores, estudantes e ex-alunos da Universidade Paranaense e profissionais da área. Com a presença de moradores do bairro, um encontro foi realizado na academia da UBS para a entrega das obras.

“O livro já foi lançado para a comunidade acadêmica e agora é a vez de chegar até a comunidade, por meio das UBS's. Nele constam as informações sobre a utilização correta das plantas medicinais, além de orientações para a implantação de mais hortas medicinais comunitárias”, disse a professora Ezilda Jacomassi, que é coordenadora do projeto de extensão Horto Medicinal da Unipar e um dos autores da obra.

No encontro, a professora, que estava acompanhada de estagiários do Horto Medicinal, explicou que o livro será distribuído em todas as Unidades do município. “Colocamos nele dicas para o preparo de remédios caseiros, cuidados com a dosagem e uma série de informações sobre as espécies medicinais utilizadas na implantação das hortas, além de receitas caseiras deliciosas – doces e salgadas – que podem ser preparadas com o uso de planta medicinal”, informa.

A secretária da Saúde Municipal, Cecília Cividini, destaca que algumas Unidades de Saúde já contam com hortas comunitárias. “Esse projeto tem tudo para dar certo, pois quando bem utilizadas as plantas medicinais produzem ótimos efeitos na saúde, auxiliando em diversos tipos de tratamento. É um conhecimento que pode ser levado para casa e incorporado ao dia a dia da população, com potencial para melhorar em muito a qualidade de vida”, afirmou.

Segundo ela, para conhecer as vantagens dessa prática e esclarecer eventuais dúvidas, a população deve procurar a UBS mais próxima. Alguns exemplares do livro foram sorteados para os participantes da reunião. A UBS do Cidade Alta teve a horta medicinal revitalizada nos últimos dias e em breve terá uma série de plantas à disposição da comunidade local.

Fotos: Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Foto Coordenadora do Horto e um dos autores do livro, professora Ezilda Jacomassi explica os objetivos da obra
Foto Reunião para entrega dos exemplares conta com participação dos moradores do Cidade Alta
Foto Horta comunitária do bairro Cidade Alta